Da avaliação constante ao investimento em tecnologia, confira 5 dicas para reduzir os custos da sua empresa

Com a redução do consumo e a necessidade de se manter o isolamento social, muitas empresas estão enfrentando dificuldades ao longo da pandemia. De acordo com um estudo realizado pelo Facebook a nível global em fevereiro, 24% das PMEs pesquisadas fecharam as portas. Vital para qualquer negócio, especialmente em um cenário de crise, a gestão de caixa é o fator que pode fazer a diferença entre salvar ou não sua empresa.

“Uma boa gestão de caixa é capaz de fazer com que o negócio, independentemente do seu tamanho, supere os cenários mais adversos, inclusive a crise pela qual estamos passando. Para uma empresa ter uma boa gestão de caixa, o primeiro ponto é se atentar na redução de custos. É necessário atenção e cautela. Todo o orçamento deve ser registrado e ter um objetivo em específico”, comenta João Ferraz, CEO da Conta 4U, rede de franquias de contabilidade digital voltada a MEIs e PMEs.

Confira abaixo cinco dicas do especialista para sua empresa reduzir custos.

1- Registre tudo

Não interessa se a empresa é um grande negócio ou formada apenas por um funcionário autônomo. O primeiro passo parase realizar uma boa gestão de caixa é registrar toda entrada e toda saída . Dessa maneira, o empreendedor terá maior controle e poderá confirmar se o seu negócio está trazendo lucro ou apenas gastos.

2-Tecnologia

De acordo com a Conta 4U, a tecnologia chegou para somar e pode ser utilizada como um importante recurso para reduzir a burocracia. Desde ferramentas de comunicação até de gestão de processos, uma empresa deve estar tecnologicamente atualizada para otimizar o tempo do empreendedor e gerar mais lucro.

3-Terceirização

Muitas vezes, para reduzir mais custos é necessário realizar novos investimentos. A terceirização permite que o empreendedor tenha tempo disponível para atuar em outros setores do seu negócio. Serviços como contabilidade, marketing, RH e até mesmo o comercial são vitais para a empresa, mas também podem ser realizados por pessoas especializadas. Dessa maneira, estes serviços irão fluir com qualidade e o empresário pode se focar no mote principal do negócio.

4-Operacional

O custo operacional de uma empresa deve ser avaliado constantemente. Para que isso ocorra, o diagnóstico empresarial é a ferramenta certa. Avalie quanto você gasta na sua operação e busque reduzir esse valor ao máximo. Dessa maneira, você está preparando o seu negócio para enfrentar possíveis crises.

5- Avaliação constante

Para uma gestão de caixa realmente eficiente e uma redução de custos que traga bons resultados, é necessário que o empreendedor fique atento ao financeiro. Mais do que isso, deve-se também olhar o mercado. Dessa maneira, você irá se preparar para possíveis crises antes que elas gerem um impacto considerável no seu negócio.

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes