Construindo a Paz

Expressão usada para denominar intervenções que são idealizadas com a finalidade de evitar novos conflitos, a “Construção da paz” (“Peacebuilding”, em inglês) tem como objetivo criar uma atmosfera de paz sustentável. Trata-se de uma reunião de iniciativas que busca atuar na origem das possíveis causas de conflitos, no intuito de estabilizar internamente as pessoas e a sociedade frente aos fatores individuais, econômicos, sociais e políticos de tensão.

Essas ações são mais lembradas geralmente próximas ao Dia Internacional da Paz, celebrado internacionalmente em 21 de setembro e instituído em 1981 pela Assembleia Geral da ONU. Em 2001, duas décadas depois, a assembleia votou por unanimidade que a data seria um período de não-violência e cessar-fogo.  A celebração tem como intuito de conscientizar as pessoas a se sensibilizarem para a necessidade de paz no mundo.

O objetivo deste projeto é reunir artistas que tratem, em uma ou mais obras, das quatro dimensões da Paz: individual; social; interação com a natureza; e integração com o universo. Os trabalhos buscam ainda conceber a paz como um processo de reconciliação da singularidade individual com a unidade social. Nesse sentido, um indivíduo é “bom” quando se realiza, enquanto ser humano, na totalidade orgânica da comunidade.

A educação para a paz é vista por este projeto como um caminho para desenvolver a singularidade e a consciência social de cada indivíduo. A arte, nessa óptica, possui um potencial agregador, pois proporciona colaborações entre indivíduos em atividades que motivam a construção coletiva de um existir que esteja diretamente vinculado à percepção da existência do diferente, muitas vezes fragilizado, desamparado e discriminado, que deve ser aceito, acolhido e amado.

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta)
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.