Conselhos se reúnem para tratar da bacia do São Domingos

Representantes dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente da bacia do rio São Domingos participaram de reunião para firmar parceria entre os municípios de Santa Adélia, Pindorama, Catanduva e Tabapuã. O encontro foi realizado na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), em Pindorama.

Os conselheiros apresentaram ações desenvolvidas em suas cidades e trocaram experiências que têm dado certo. “Também aproveitamos para discutir as dificuldades e entraves enfrentados no dia a dia”, disse o diretor de Meio Ambiente de Catanduva, José Maurício Braga.

Também foi proposta uma ação intermunicipal para o diagnóstico real da situação da bacia do rio São Domingos quanto ao uso do solo, processos geodinâmicos e recuperação da mata ciliar. Cada município responderá a um questionário que será entregue na próxima reunião para compilar os dados.

Os técnicos também propuseram capacitações, inicialmente entre os próprios conselheiros, para aprimoramento em diversos temas.

A primeira atividade será sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e as ferramentas disponíveis para consulta de propriedades rurais para levantamento de áreas com nascentes. O objetivo é priorizá-las na recuperação e recomposição de mata ciliar.

Fonte: Assessoria/Prefeitura