Como consumidores e lojas podem se preparar para a Black Friday

Todos os anos é comum ver e ouvir reclamações de consumidores contra lojas virtuais quando ocorre a Black Friday. Por conta das promoções, as plataformas sofrem com a explosão de acessos. Se o sistema não estiver operando em boas condições, o site pode sair do ar e o prejuízo está feito.

De acordo com dados do Reclame Aqui, na última Black Friday o número de reclamações aumentaram 45% logo nas primeiras horas do evento. O dado deixa algumas lições tanto para empresas quanto para consumidores.

A partir disso, o especialista em e-mail marketing, e-commerce e CEO da Mailbiz, Vinicius Correa, listou algumas dicas que podem ajudar os dois lados. Confira.

Reputação

É importante que o consumidor se certifique de que a loja de fato existe e funciona. Na própria página, veja se consta o endereço físico da empresa e se é fácil encontrar os contatos em caso de problemas. Buscas nas redes sociais também são indicadas. Também é possível fazer consultas no site do Procon e Reclame Aqui. Uma reputação ruim é prenúncio de problemas.

Planejamento

Prepare uma lista com os produtos ou serviços que deseja adquirir e qual valor pretende gastar. Aplicativos de sites de comparação de preços podem ser bons aliados neste momento.

Como as compras são feitas de forma instantânea, é bom já saber os detalhes com antecedência. Contudo, preste atenção nas informações e na conclusão das compras para que tudo saia dentro do planejado e você não compre A e receba B.

Empresas

Garanta uma boa plataforma de compra
Em primeiro lugar, é preciso que a empresa defina um planejamento anual não apenas para a Black Friday, mas para todas as datas com apelo para compras. É preciso sentar com equipe e entender quais as limitações e ferramentas disponíveis para garantir uma boa experiência para os consumidores.

Propaganda enganosa é problema sério

Quando se trata de e-commerce, é fundamental que as empresas desenvolvam relacionamentos duradouros com os clientes. É mais barato e gera um ciclo virtuoso interessante para qualquer negócio.

Contudo, algumas empresas insistem em criar conteúdos que acabam por enganar quem procura por um determinado item. Existem muitas pegadinhas na internet. Portanto, saiba que se prometeu, é preciso cumprir. Este lema deve ser prioridade para as marcas. Afinal, atender as expectativas dos clientes é o caminho para o sucesso.

Confira mais dicas no:

https://www.mailbiz.com.br/

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