Com realização do SESC SP, Semana Move chega a 6ª edição

Já consolidada como um dos principais movimentos nacionais no combate ao sedentarismo, a Semana MOVE chega à sua 6ª edição e reúne centenas de atividades físico-esportivas gratuitas, entre os dias 22 e 30 de setembro, em todo o estado de São Paulo.

O evento realizado pelo Sesc São Paulo oferecerá programações em todas as unidades do estado, com aulas abertas, vivências, oficinas, bate-papos, apresentações esportivas, passeios ciclísticos, corridas, além de organizar diversas atividades em espaços públicos para que as pessoas de todas as idades possam conhecer e encontrar a modalidade esportiva ou atividade física de sua preferência e incluir em sua rotina. A programação contará com a participação de ídolos do esporte nacional de várias gerações.

Movedores – Além do Sesc SP, a Semana MOVE tem o apoio dos chamados Movedores – empresas, instituições e pessoas que buscam ampliar a quantidade de brasileiros que praticam atividades físico-esportivas. A ideia é estimular a descoberta do prazer na prática regular de esportes e atividades físicas. Lista completa de movedores abaixo.

Neste ano a Semana MOVE traz como mensagem “Por uma América Latina Mais Ativa!” e conta com a participação de 16 países do continente. Esta adesão de países latino-americanos teve início em 2015, por conta do apoio da ISCA – International Sports and Culture Association. O evento ganhou o nome de Semana Muévela e se expandiu também para países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, ampliando e fortalecendo a rede de parceiros para reverter os quadros de sedentarismo mundial.

Pesquisa – Estudo liderado por pesquisadores da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no início de setembro deste ano, apontou que um em cada 4 adultos no mundo não é praticante de atividades físicas. No Brasil, o cenário é preocupante: o país é o quinto colocado no ranking do sedentarismo entre os 168 países pesquisados. 47% da população brasileira não pratica nenhuma atividade física.

Entre os homens no Brasil, o índice é de 40,4% de sedentários, enquanto as mulheres representam 53,3%. Além de estar em quinto lugar, o país ainda está no grupo dos que registraram aumento de 5% nessa tendência desde 2001.

Para o Diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “a Semana MOVE representa uma das principais ações institucionais no combate ao sedentarismo. Ela vem se consolidando como importante iniciativa para tornar a população brasileira mais ativa, ampliando, assim, o interesse das pessoas pelas práticas físico-esportivas e promovendo o acesso ao lazer aos nossos frequentadores e à comunidade em geral”.

“Buscamos cada vez mais sensibilizar as pessoas para adoção da prática regular de esportes e atividades físicas e mobilizamos uma rede de instituições parceiras que, como nós, acreditam na importância de mudar esse quadro de sedentarismo no mundo”, declara Maria Luiza Souza Dias, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

Desde a sua primeira edição, em 2013, a Semana MOVE já mobilizou cerca de 800 cidades, totalizando a participação de mais de 8 milhões de pessoas que buscam sair do sedentarismo, em mais de 20 mil atividades oferecidas.

PROGRAMAÇÃO EM CATANDUVA

Conhecendo o Polo Aquático – Espaço para os participantes aprenderem técnicas do polo aquático e após, experimentarem o jogo propriamente dito.

Dia 22, sábado, das 10h às 11h30. Local: Conjunto Aquático. Livre. Grátis.

Conhecendo a Maratona Aquática, com instrutores do Sesc Catanduva – Os participantes percorrerão a maior distância possível dentro de um tempo determinado.
Dia 22, sábado, das 14h às 17h. Local: Conjunto aquático. Livre. Grátis.

Navegando em Terra Firme – Etapa 1: a pé – Que tal se perder e se encontrar nessa grande e divertida atividade? Navegando em terra firme é um convite aos desbravadores e tem como proposta trabalhar com seus participantes a navegação e orientação com o uso de instrumentos como bússolas e mapas. Esta atividade é divida em 2 momentos: uma oficina para explicar sobre a navegação e orientação e em seguida, o momento de colocar em prática tudo o que aprenderam e tentar não se perder pelo trajeto desafiador que será elaborado para que todos possam se divertir pelas ruas da cidade. Chame seus amigos, as vagas são limitadas.

Dia 23, domingo, das 8h30 às 13h. As equipes serão formadas de 4 a 6 pessoas.
Disponibilidade: 60 vagas. Limite de 10 esquipes. Inscrição somente on line, a partir do dia 1º de setembro (sábado). Local: Catanduva e arredores. Não recomendado para menores de 12. Grátis.

Experimentando Práticas Corporais: Pés e Pindas – Atividade em parceria com Senac Catanduva – Baseada em técnicas de origem indiana, os alongamentos e massagens com pindas (saquinhos preenchidos de arroz integral) fazem parte dos tratamentos de saúde, aliviando dores e estimulando as defesas naturais do organismo. Um convite em especial ao participantes do Clube da Corrida para aprender cuidados com os pés. Com Raquel Paro Simões de Campos , docente dos cursos de práticas alternativas do Senac Catanduva.

Dia 25, terça, das 15h às 17h. Local: Sala de Ginástica. Inscrições na Central de Atendimento e on line, a partir do dia 1º de setembro. Não recomendado para menores de 16. Grátis.

Experimentando Práticas Corporais: Dança Indiana – Nesta aula especial, o Sesc convida os participantes a experimentar os passos de quatro estilos da dança indiana com movimentos tradicionais e modernos. Os estilos dialogam entre si, revelando suas peculiaridades de aproximação e afastamento, sendo uma oportunidade de melhorar a consciência corporal e coordenação motora. Com Irani Cippiciani , atriz e bailarina, mestre em Artes da Cena pelo IA/UNICAMP, com 20 anos de experiência em dança indiana.
Dia 25, terça, das 19h às 20h30. Local: Sala de Ginástica. Inscrições na Central de Atendimento e on line, a partir do dia 1º de setembro. Não recomendado para menores de 12. Grátis.

Experimentando Práticas Corporais: Gyrokinesis- É uma metodologia de exercícios que foi criado pelo bailarino húngaro-romeno Juliu Horvath . Trata-se de uma sequência exercícios de solo, que não requer a utilização de equipamentos, prioriza a mobilidade da coluna vertebral, tornando-a um eixo de movimento com múltiplas possibilidades no espaço, visando a tridimensionalidade e circularidade. Com Tati Malhado, bailarina profissional certificada em Pilates pela Polestar Education e também pela GYROTONIC EXPANSION SYSTEM® e GYROKINESIS® por Juliu Horvath, criador do método.

Dia 26, quarta, das 19h às 20h30. Local: Ginásio de Eventos. Inscrições na Central de Atendimento e on line, a partir de 1º de setembro. Não recomendado para menores de 12. Grátis.

Experimentando Práticas Corporais: Dança Yoga – Esta é uma prática que permite ao participante se (re)conectar com a essência alegre, calma e centrada através de técnicas da yoga e da dança. Ela proporciona o despertar do verdadeiro potencial de cada um. Com Cairemi L. Assmann.

Dia 27, quinta, das 19h às 20h30. Local: Ginásio de Eventos. Inscrições na Central de Atendimento e on line, a partir de 1º de setembro. Não recomendado para menores de 12. Grátis.

Oficina de Bumerangue – com Eduardo Místico – Conhecendo o bumerangue: Eduardo Místico, quatro vezes campeão brasileiro de bumerangue apresentará às crianças dos projetos do Sesc os segredos deste esporte ainda pouco conhecido no Brasil. Elas terão oportunidade de experimentar os diversos modelos e técnicas básicas para aprenderem mais sobre esse esporte.

Dia 28, sexta, das 15h às 16h. Local: Quadra coberta. Atividade reservada para crianças do Programa Esporte Criança. Livre. Grátis.

Experimentando Práticas Corporais: Possibilidades de Exercícios com a Bola Suiça – Esta atividade pretende apresentar aos participantes, os diversos exercícios que podem ser praticados com a bola suíça e que buscam trazer vários benefícios, tais como: reorganização postural, equilíbrio, força, estabilidade, além de ser um estimulo às zonas bloqueadas do corpo que podem impedir a mobilidade articular saudável e uma ativação muscular correta.

Dia 28, sexta, das 19h às 20h30. Local: Sala de Ginástica. Inscrições na Central de Atendimento. Não recomendado para menores de 16. Grátis.

Conhecendo o Bumerangue – com Eduardo Místico – Conhecendo o bumerangue: Eduardo Místico, quatro vezes campeão brasileiro de bumerangue apresentará ao público de Catanduva os segredos deste esporte ainda pouco conhecido no Brasil. Os participantes terão a oportunidade de experimentar os diversos modelos e aprenderem as técnicas básicas para a prática do esporte.

Dia 28, sexta, das 17h às 18h. Local: Quadra coberta. Livre. Grátis.

Conhecendo o Beisebol – Com Little League Brasil – Serão realizadas vivências esportivas de beisebol com o auxílio de equipamentos infláveis e matérias esportivos usados na modalidade (luvas, bolas, tacos, bases, etc). Com Little League Brasil.
Dias 29 e 30, sábado e domingo, das 11h30 às 16h30. Local: Mini campo. Livre. Grátis.

Manhã Esportiva – Praticando Multimodalidades – Nesta manhã esportiva, o Sesc disponibilizará em seus espaços a oportunidade do público experimentar a prática de multimodalidades. Entre elas fut-tênis, tênis de areia, basquete 3, e jogos de tabuleiros, entre outros, acompanhados por instrutores de atividades físicas do Sesc Catanduva.
Dia 29, sábado, das 9h30 às 12h. Ação em parceira com ETEC e Instituto Federal somente para os alunos dessas instituições. Local: Espaços da unidade. Livre. Grátis.

 

Pedal e Natureza – Passeio ciclístico na cidade de Catanduva para iniciantes e parceiros da bike. Uma oportunidade de vivenciar esta atividade física que convida ao contato com a natureza e o incentivo ao transporte sustentável. Os inscritos sairão do Sesc Catanduva seguindo trajeto urbano orientado por instrutores de atividades físicas do Sesc, e ao final, serão recebidos por agentes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que farão uma sensibilização e convidarão todos a participarem do plantio de mudas apropriadas para o clima da cidade.

Dia 30, domingo, das 9h30 às 11h. Local: percurso em Catanduva. Saída do Sesc Catanduva. Ação em parceira com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Catanduva.
Inscrições na Central de Atendimento. Não recomendado para menores de 12. Grátis.

Experimentando Práticas Corporais: Yoga para Pais e Filhos – Em busca de proporcionar um espaço para fortalecer o vínculo entre pais e filhos, o Sesc traz uma sessão de yoga cheia de movimentos e possibilidades que são um convite para os adultos re-descobrirem a sua criança interior e para os pequenos conhecerem os encantos desta prática de origem milenar.

Dia 30, domingo, das 10h às 11h. Local: Espaço de brincar. Livre. Grátis.

INSTITUIÇÕES INSCRITAS PARA A SEMANA MOVE 2018

Prefeitura Municipal de Guarulhos – Programa Movimenta Saúde

Prefeitura Municipal de Bastos – Secretaria Municipal de Esportes

Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara/Programa Academia da Saúde

Institutos: Corrida Amiga, Guga Kuerten, Família Barrichello, Janeth Arcain, Patrícia Medrado, Compartilhar, Reação, Cicloativo do Brasil (ICB), Melhores Dias, Povo do Mar (IPOM), Irmãos Nogueira, Chuí Esportes, Amparando Jardim Gramacho.

Associações: Cristã de Moços – ACM, Projeto Vida Corrida, Cearense de Beisebol, Desportiva para Deficientes (ADD), Registrense de Tênis de Mesa (ARTEME), Atlética Ítalo Brasileiro, Recreativa e Esportiva Astros “Astros Família Basketball”, Desportiva Só Tapas Heliópolis, Renovando Ideias.

Fundações: Gol de Letra, Tênis, Casa, Tide Setubal

Projetos/Ongs: Bike Anjo, Girassol, Todavida, Lar de Maria, Rachão do Basquete Feminino e Amigos Runners, Toda Vida;

Universidade Anhembi Morumbi, Confederação Brasileira de Aikido, Liga Sorocabana de Boxe, Cirepem, Associação Atlética XI de Agosto, Kendo Brasil, Guarda Civil Metropolitana,

Empresas: IBM Brasil, Fidelity Jundiaí,

SERVIÇO – Semana MOVE

De 22 a 30 de setembro de 2018

Todas as unidades do Sesc São Paulo (capital, litoral e interior)

Classificação indicativa: Livre

Gratuito

Mais informações: http://brasil.semanamuevela.com/

SERVIÇO

 

Programação Esportiva – Semana Move 2018

Período: Setembro/2018

Local: Sesc Catanduva

Sesc Catanduva

Praça Felício Tonello, 228 – Vila Rodrigues – Catanduva – SP – (17) 3524-9200

www.sescsp.org.br/catanduva

O Sesc – Serviço Social do Comércio é uma instituição de caráter privado, de âmbito nacional, criada em 1946 por iniciativa do empresariado do comércio e serviços, que a mantém e administra. Sua finalidade é a promoção do bem-estar social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento cultural de seu público prioritário e comunidade em geral.

Assessoria de Imprensa – Sesc Catanduva