Com mais de 400 artistas, Circuito Sesc de Artes acontece em 123 cidades do estado de São Paulo

Com uma extensa programação nas áreas de música, dança, circo, teatro, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias, o Circuito Sesc de Artes chega a 2023 levando uma programação gratuita com espetáculos, intervenções, mediações de leitura e oficinas, às praças, ruas e parques de 123 cidades do estado de São Paulo.

Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio, serviços e turismo locais, o evento reúne 75 trabalhos artísticos distribuídos em seis finais de semana entre os dias 21 de outubro e 26 de novembro.

Fruto de uma curadoria coletiva, feita com as unidades do Sesc no estado, a escolha das atrações mostrou um olhar atento para a diversidade e a representatividade. De um grupo de samba formado só por mulheres pretas e idosas a uma vivência que ensina os significados dos grafismos indígenas utilizados pelos povos Tukano, Kambeba, Sataré Mawé e Wauja, o Circuito Sesc de Artes conta com a participação de mais de 400 artistas.

Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes ao concentrar todas as atividades em espaços públicos, como praças e parques, que são pontos de referência em cada município, convida a população a desfrutar de uma programação diferente e vivenciar experiências únicas. “É na confluência de ruas e sentidos, largos e praças, unindo expressões artísticas e públicos diversos, que ocorre o Circuito Sesc de Artes. Com tais iniciativas, que oferecem tanto experimentações socioculturais quanto vivências coletivas, o Sesc reitera sua atuação na difusão de conhecimentos, contribuindo assim para a ampliação de repertórios de seus públicos. E ao estimular a convivência com a diversidade de pessoas e ambientes, entendendo-a como elemento central de sociabilização, a instituição espera ainda reforçar as conexões democráticas que sustentam o tecido social”, comenta Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

No penúltimo final de semana de outubro a equipe do Sesc Catanduva estará presente nas cidades de Ibirá e Bebedouro para um dia repleto de experimentações, vivências, representatividade, cultura e diversão para todas as pessoas.

Em Ibirá as ações acontecem no sábado, dia 21 de outubro, das 15h às 19h, na Praça Nove de Julho; já em Bebedouro, as programações estão marcadas para o domingo, dia 22 de outubro, das 14h às 18, no Parque da Família.

A programação completa está disponível em www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes. Confira, abaixo, alguns destaques da programação.

Música

Uma série de atrações irá percorrer grande parte do estado de São Paulo com artistas de vários estados brasileiros.

A discotecagem marca presença na edição 2023 do Circuito Sesc de Artes com apresentações da DJ Flávia Santos, do Discotecagem Mulheres do Brasil, que promete um repertório eclético, da velha guarda de Nilze Carvalho (1980) à contemporaneidade de MC Tha (2019).

Teatro

Para todas as idades, a seleção de espetáculos teatrais conta com o grupo Teatro de Caixeiros, que, com cenas curtas, palco, adereços e bonecos em miniatura, apresenta o Teatro Lambe-Lambe, que se desenvolve dentro de uma caixa fechada.

Circo

O Circo da Cuesta, da Cia Beira Serra, promove o encontro das técnicas circenses com a cultura popular caipira. Na montagem, os artistas não chegam para apresentar o circo na quermesse do vilarejo de Nossa Senhora das Dores de Cima da Serra e os organizadores do evento precisam improvisar com números de malabarismo, acrobacias e ilusionismo.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes