Circuito SESC de Artes em Novo Horizonte e Paraíso

Com uma extensa programação nas áreas de música, dança, circo, teatro, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias, o Circuito Sesc de Artes chega a 2023 levando uma programação gratuita com espetáculos, intervenções, mediações de leitura e oficinas, às praças, ruas e parques de 123 cidades do estado de São Paulo.

Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio, serviços e turismo locais, o evento reúne 75 trabalhos artísticos distribuídos em seis finais de semana entre os dias 21 de outubro e 26 de novembro.

Fruto de uma curadoria coletiva, feita com as unidades do Sesc no estado, a escolha das atrações mostrou um olhar atento para a diversidade e a representatividade. De um grupo de samba formado só por mulheres pretas e idosas a uma vivência que ensina os significados dos grafismos indígenas utilizados pelos povos Tukano, Kambeba, Sataré Mawé e Wauja, o Circuito Sesc de Artes conta com a participação de mais de 400 artistas.

Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes ao concentrar todas as atividades em espaços públicos, como praças e parques, que são pontos de referência em cada município, convida a população a desfrutar de uma programação diferente e vivenciar experiências únicas.

Neste final de semana a equipe do Sesc Catanduva estará presente nas cidades de Novo Horizonte e Paraíso para uma tarde repleta de experimentações, vivências, representatividade, cultura e diversão para todas as pessoas.

Em Novo Horizonte as ações acontecem no sábado, dia 18 de novembro, das 16h às 20h, na Praça Nove de Julho – Praça do Bancão; já em Paraíso, as programações estão marcadas para o domingo, dia 19 de novembro, das 16h às 20h, na Praça da Matriz.

Você pode consultar a programação completa clicando aqui. Confira, abaixo, alguns destaques da programação.

Música

O show “Moda de Rock” transforma canções clássicas do rock em versões instrumentais para a viola. O projeto de Ricardo Vignini e Zé Helder já conta com quatro discos. O repertório combina sucessos de bandas nacionais, como Mutantes e Plebe Rude e estrangeiras, a exemplo de Beatles e Led Zeppelin.

A discotecagem marca presença com apresentações das DJs Alliblack e Emily Souza. Ritmos da cultura negra – como hip hop, jazz, blues e afrobeat – estão na seleção musical das duas artistas. Alliblack é poeta, rapper, DJ, mestre de cerimônia e produtora cultural. DJ e empreendedora, Emily também produz eventos no Slam Quilombo de Dandara.

Circo

O espetáculo circense “Herolino, o faxineiro”, interpretado por Erickson Almeida, conta a história de um cidadão comum em seu primeiro dia de trabalho. Com vassoura, balde e espanador, o faxineiro se deixa levar pela imaginação e apresenta números de equilibrismo, malabarismo e acrobacias, transformando a limpeza em um grande show! Sem usar palavras, mostra que a arte do circo está ao alcance de todos.

Dança

Maria Eugenia Tita, dançarina, apresenta ao público “Cabeção pelo mundo”, uma intervenção de dança com um boneco – herdeiro das tradições populares brasileiras – e uma pequena banda. Um convite à dança e ao riso.