CIPA promove conscientização sobre escorpiões

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da Fundação Padre Albino promoveu nesta quarta-feira, 15 de março, palestra sobre os riscos e cuidados com escorpiões.

Ministrada pelo biólogo Rogério Goltardo, a palestra teve seu conteúdo voltado para os cuidados com picadas em adultos e em crianças e a necessidade de procurar o serviço de urgência e emergência. “Todos os escorpiões produzem substâncias tóxicas, mas menos de 30 espécies podem causar a morte em humanos”, explicou Rogério.

Os escorpiões têm hábitos noturnos e se escondem durante o dia em locais escuros e úmidos, como buracos, frestas e dentro de sapatos e roupas. Para prevenir a presença em casa é importante manter o ambiente limpo e organizado, evitar acúmulo de entulhos e lixo e vedar frestas e buracos.

Os escorpiões, apesar de serem um risco mortal, têm sua importância ecológica. “Eles ajudam a controlar a população de insetos e outros artrópodes e são utilizados na produção de venenos para o tratamento de doenças”, explicou o biólogo, que levou um escorpião dissecado como amostra, um escorpião vivo e uma aranha, de nome Thereza, de sua estimação.

Fotos: Comunicação FPA

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes