CIPA do Hospital Emilio Carlos fortalece a qualidade e segurança dos atendimentos

Na última semana de julho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Emilio Carlos realizou inspeção abrangente nas alas de internação, visando aprimorar a qualidade e segurança dos atendimentos de saúde aos pacientes. Utilizando um checklist detalhado, os cipeiros avaliaram os setores e orientaram os profissionais sobre as Normas Regulamentadoras (NRs) para garantir o cumprimento de práticas essenciais, como uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), descarte de materiais, gerenciamento de resíduos, além do uso seguro de adornos e equipamentos.

“Os resultados da inspeção foram extremamente satisfatórios, refletindo o comprometimento dos profissionais de saúde e o apoio das lideranças do Hospital Emilio Carlos na busca contínua pela excelência na prestação de serviços de saúde”, disse a coordenadora de Enfermagem, Arlene Rodrigue B. da Silva, integrante da CIPA.

A inspeção proporcionou abordagem abrangente das questões de segurança, sendo capaz de prevenir acidentes e evitar possíveis problemas relacionados ao ambiente hospitalar. “A utilização do checklist permitiu a avaliação minuciosa em cada setor, o que possibilitou a criação de ações corretivas direcionadas e soluções personalizadas nos casos de necessidade”, complementou Arlene, que ressaltou a colaboração entre as equipes para alcançar os objetivos comuns de oferecer serviço de saúde de excelência e garantir a segurança de todos os envolvidos.

Tendo em vista os resultados positivos obtidos, a iniciativa agora é estender a inspeção para outras unidades. “O próximo passo é a realização da mesma inspeção no Hospital Padre Albino, que faz parte das unidades de saúde da Fundação Padre Albino, com o mesmo intuito de reforçar a qualidade e segurança nos atendimentos de saúde prestados aos pacientes naquela unidade”, finaliza a cipeira.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes