Cia. Para Pessoas Solitárias faz circulação online de ‘Máfia’, espetáculo que discute os conceitos de masculinidade

A Cia. Para Pessoas Solitárias, de São José do Rio Preto, promove a partir desta sexta-feira, 27 de novembro, a circulação de seu mais recente espetáculo, “Máfia”, que foi contemplado com o fomento do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura. Assim como em “War” (2015), primeira montagem da companhia rio-pretense, “Máfia” reflete sobre os conceitos de masculinidade a partir de referências como o cinema e a indústria do entretenimento.

A exibição online do espetáculo “Máfia”, cuja estreia deu-se no ano passado, terá três sessões, de 27 a 29 de novembro (sexta, sábado e domingo). Nesta sexta, a transmissão será pelo Facebook e Youtube da Cia. Para Pessoas Solitárias. No sábado, dia 28, pelo Facebook e Youtube da Cia. Cênica, e no domingo, dia 29, pelo Facebook do bar La Cancha FC.

Com direção de Fábio Valério e elenco formado pelos atores Alexandre Manchini Jr., Luís Fernando Lopes e Ronaldo Celeguini, “Máfia” coloca em debate a virilidade violenta glamurizada pela cinema e a mídia, traçando paralelos entre a imagem do mafioso italiano – eternizada por inúmeros filmes – e a figura do miliciano, que, para a companhia, é a ponta do iceberg do que se pode entender como máfia brasileira; e entre o ato de contar uma história inerente ao teatro e o conceito de fake news, tão pungente na dinâmica social atualmente.

“Em tempos em que muitas violências (diretas ou indiretas) se justificam pela preservação da família, seja pelo viés ideológico ou econômico, torna-se urgente promover reflexões e percepções que libertem a população destes mecanismos de manipulação e exploração”, destaca Machini Jr., que também assina a dramaturgia do espetáculo.

“Nós seguimos acreditando que cabe à arte o papel de ampliar a percepção das pessoas acerca da realidade, pois uma vez que o debate direto de ideias já se mostrou ineficaz por polarizar opiniões e acirrar fanatismos, é a arte que pode sensibilizar, desconstruir e jogar com essas realidades, opiniões e certezas”, reforça o ator.

O projeto da circulação virtual de “Máfia” tem pegada sustentável. Através da ação “Aqui se faz, aqui se paga”, o grupo realizará o plantio de 50 mudas de árvores em reserva ambiental da cidade para compensar o impacto de dióxido de carbono (CO2) gerado pelas ações de seu projeto.

A programação também envolveu uma série de lives sobre o processo de criação da Cia. Para Pessoas Solitárias. As transmissões aconteceram entre 19 e 22 de novembro.

SERVIÇO:

Exibições do espetáculo ‘Máfia’. 27/11, 20h, pelo Facebook e Youtube da Cia. Para Pessoas Solitárias. 28/11, 20h, pelo Facebook e Youtube da Cia. Cênica. 29/11, 19h. pelo Facebook do bar La Cancha FC.

FICHA TÉCNICA:

IDEIA ORIGINAL: Cia para Pessoas Solitárias

ELENCO: Alexandra Manchini Jr, Luis Fernando Lopoes, Ronaldo Celeguini e Bruno Cavalcanti

DIREÇÃO DA PEÇA: Fábio Valério

ROTEIRO DA PEÇA: Alexandre Manchini Jr

ADAPTAÇÃO DE ROTEIRO: Alexandre Manchini Jr e Guilherme Di Curzio

DIREÇÃO DE ARTE: Bruno Cavalcanti e Guilherme Di Curzio

DIREÇÃO DE CÂMERA: Guilherme Di Curzio e Bruno Cavalcanti

DIREÇÃO DE SET: Carolina Capelli, Fabiano Amigucci, Jorge Etecheber e Ronaldo Celeguini

DESIGN DE LUZ: Luis Fernando Lopes

DESIGN DE SOM: Guilherme Di Curzio

SOM DIRETO: Márcio Jacovani

MAQUIAGEM: Bruno Cavalcanti

CONTINUÍSMO: Carolina Capelli

FILMAGEM, EDIÇÃO E FINALIZAÇÃO: Guilherme Di Curzio

PRODUÇÃO TÉCNICA: Luis Fernando Lopes, Alexandre Manchini Junior, Bruno Cavalcanti e Guilherme Di Curzio

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Carolina Capelli e Ronaldo Celeguini.

PRODUÇÃO LOGÍSTICA (locações): Fabiano Amigucci, Jorge Etecheber e Ronaldo Celeguini

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Graziela Delalibera

LOCAÇÕES: Sede da Cia Cênica, Estúdio Jorge Etecheber e Jardim Zen

REALIZAÇÃO: Cia para Pessoas Solitárias e Prefeitura Municipal de Rio Preto/Prêmio Nelson Seixas

Participações especiais:

CAROLINA CAPELLI como SARAH INVERNO

JULIANA RAMOS como REPÓRTER

MARCIO JACOVANI como JUÍZ NORO

VINÍCIUS FRANCÊS como X9 TORTURADO

Fonte: Assessoria de Imprensa/Graziela Delalibera

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes