CDHU vence o Prêmio “Selo de Mérito 2023” com projeto de atendimento às vítimas das fortes chuvas em São Sebastião

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) foi contemplada com o “Selo de Mérito 2023″, uma das premiações mais importantes do setor da habitação de interesse social do país. A Companhia venceu na categoria Gestão Habitacional com o projeto “Ação em São Sebastião/SP”.
 

A gestão estadual recebeu destaque por conta das iniciativas que, de maneira eficiente, enfrentam os impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade de São Sebastião em fevereiro de 2023. Serão entregues 704 habitações nos bairros Baleia Verde e Maresias para atender as famílias vítimas dos desastres naturais. O investimento do Estado no atendimento habitacional emergencial foi de mais de R$260 milhões e as moradias começam a ser entregues até o final de 2023.
 

A CDHU já executou, em um primeiro momento, projetos de urbanização dos lotes com pavimentação e a implantação da infraestrutura urbana e segurança. Desde junho, está em andamento a edificação das moradias, sendo que parte dos apartamentos já está recebendo mobiliário para a entrega aos futuros moradores.
 

As famílias afetadas receberão, ainda, os imóveis com geladeira, fogão, microondas, lavadora e tanquinho, além de camas de casal e solteiro com colchões e cobertores. Os equipamentos foram recebidos pelo Governo de São Paulo por meio de doações.
 

Vila de Passagem
Para prover um atendimento emergencial e imediato, a CDHU transferiu em maio deste ano, provisoriamente, as vítimas dos deslizamentos que ocorreram em São Sebastião para a Vila de Passagem, um espaço com 72 unidades provisórias. Outras 300 famílias foram transferidas para o condomínio Quaresmeiras, em Bertioga. Elas devem permanecer na cidade vizinha até que as moradias definitivas de Baleia Verde e Maresias sejam entregues.
 

Na ocasião, a Companhia também providenciou transporte e operacional para as mudanças. As famílias receberam, ainda, doação de kit de eletrodomésticos, com geladeira, fogão e mobiliário.


Selo de Mérito
Realizada pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), a premiação “Selo de Mérito” ocorre anualmente e objetiva estimular e divulgar projetos desenvolvidos pelas entidades afiliadas à ABC e relacionados à habitação de interesse social, ao enfrentamento de problemas históricos de irregularidade e risco e à busca de alternativas inovadoras que contribuam para a melhoria do ambiente construído.

A premiação ocorre dentro do Fórum Nacional da Habitação e destaca também o aperfeiçoamento das estruturas de estados e municípios para o enfrentamento do déficit habitacional nos aspectos qualitativos e quantitativos.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes