Catanduva contabiliza 1,2 mil exames preventivos em outubro

O município de Catanduva contabilizou mais de 1,2 mil exames preventivos realizados em mulheres em outubro deste ano, mês que marca a luta contra o câncer de mama e em favor à saúde feminina. No período, foram realizados 498 exames de mamografia e 721 exames de papanicolau.

Os procedimentos foram realizados por profissionais da rede nas unidades de saúde de referência nos bairros. O material coletado é encaminhado aos laboratórios conveniados. Depois de concluído, o exame volta a ser avaliado por médicos dos postos de saúde que acompanham as usuárias.

Ao longo da campanha, as unidades de saúde ampliaram as ações de conscientização sobre o tema. Nas salas de espera e nos grupos educativos foram realizadas palestras e orientações sobre como fazer o autoexame das mamas, que ajuda a identificar tipos de nódulos.

No cronograma de atividades foi aberto espaço para conhecimentos por meio de relatos de pacientes que já passaram pela doença e venceram. As usuárias participaram de atividades físicas e alongamento, práticas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida.

A programação contou ainda com a participação de alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem das Faculdades Integradas Padre Albino (Fipa). Para integrar as mulheres às ações, alguns postos de saúde serviram café da manhã e formaram grupos de beleza para elevar a autoestima das usuárias.

Fonte: Assessoria/Prefeitura