Capacitação de Agentes Comunitários foca combate à dengue

A Prefeitura de Catanduva, em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), promoveu uma capacitação a cerca de 140 Agentes Comunitários da Saúde. Boa parte da equipe em atuação foi efetivada no cargo no ano passado. O objetivo do treinamento foi preparar os servidores para maior dinamismo frente a suas atribuições no combate à dengue.

No encontro, o tema foi amplamente discutido. Os agentes tiveram orientações sobre como proceder nas vistorias e visitas casa a casa. Eles também conheceram métodos de controle químico e mecânico, bloqueio e nebulização.

Integrados à rotina nas unidades de saúde, os agentes comunitários têm contato direto com moradores atendidos em cada área de cobertura. Agora, eles estão participando da intensificação ao vetor às sextas-feiras.

A estratégia da Secretaria de Saúde visa utilizar as equipes em seus respectivos territórios, para atuação conjunta com a EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti). Nessas ocasiões, eles reforçam as visitas para eliminação de criadouros para que o maior número de imóveis seja vistoriado.

Boletim

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Catanduva registrou quatro casos positivos de dengue em janeiro deste ano. No período, o município teve uma confirmação de zika vírus. Nenhum caso foi contabilizado de chikungunya e febre amarela.

Fonte e foto: Comunicação/Prefeitura de Catanduva