Café Minuto – O disparo da luz

ECOS NATALINOS – Lembro com saudade dos Natais em família: meus avós, meus pais, minhas filhas, minha irmã, tios, primos… Era uma festa!!! Sempre gostei de estar rodeado com gente querida. Parentes e amigos. E o Natal é o dia ideal para essa reunião. E aí, começam a ir embora. Meus avós, meus pais, tios… E aí os primos começam a se afastar. Hoje restou minha irmã, filhas, meu garoto e netos. Passo o Natal com meu bom garoto, minha mulher e o filho dela. Nesses tempos ninguém imaginava uma pandemia covidiana 19. Hoje todos mascarados e com álcool gel espalhados pela casa. Os natais de antes nunca mais. Foi bom enquanto durou. Porém, contínuo gostando do Natal, um evento encantado, iluminado, árvore de natal, alegre, movimentado, gente nas ruas, Papai Noel desfilando… Ano Novo – Lembra o carnaval, principalmente no quesito alcoólico. Festa, alegria, pedidos para o Ano Novo, que nenhum se realiza, pois não cai de graça. Cabe a nós batalhar para conseguir. E aí começa o ano, 1º. de janeiro, dia 2, 3, 4… Tudo igual a dezembro, novembro, outubro… do ano anterior. Bem-vindo Ano Novo. Chegamos a mais um.

A VOLTA DE QUEM NÃO FOI – Bem amigos, voltei de férias. Renovei tudo o que estava gasto. O que não tinha conserto foi para o lixo. Estou de pé, respirando, andando e… escrevendo. Tá tudo bom na minha idade, 48 anos atrás. Fui a vários lugares nas férias. Tomava um bom café da manhã, com leite, pão com margarina e uma laranja azeda na padoca, depois uma água com gás e um café de coador. Alguns conhecidos desconhecidos com papo de assuntos inúteis. Depois ao banco, ver extrato, pagar conta, sacar uma grana. Nem precisava, mas só para ter um lugar pra ir. Às vezes ia a alguma loja comprar não sei o que e não comprava nada. Meu passeio predileto é ir no supermercado. Compro um pouco por dia, só pra poder ir todo dia. Depois dessa manhã “agitada” ia pra casa almoçar. Depois passava a tarde lendo, vendo mensagens nas redes sociais, vídeos musicais e no final da tarde uma caminhada. Há ia esquecendo: três vezes por semana fisioterapia pela manhã para não enferrujar as engrenagens. Vocês estão pensando que minhas férias foi assim? No meio disso tudo estive em S. Paulo, Santos, Caixa Prego City, Águas Emendadas, Bibocas da Serra, Morro do Tombo, Praia sem Ondas… Boas as férias.

A “BICICRETA” – Wandergleido tinha 6 anos. Perto do Natal escreve para Noel. “Fui um ótimu minino esse anu. Axudei meu pai, minha mãe e meu irmãozinho. Quero ganhar uma bicicreta”. Então parou pensou… Ele não vai acredita. Escreveu outra carta. “Papai Nuel sei qui num fui muitu bão esti anu. Mas achu eu meressu uma bicicreta”. Pensou mais um pouco e jogou a carta fora. Foi então até o presépio, pegou a imagem de Maria, colocou no bolso e escreveu: “Jesuis se liga, to com sua mãe no bolso mano. A treta é a seguinte… Se quisé ve a veia di novu, manda Nuel mi traze uma magrela sinão o bichu vai pega pru lado da coroa”. Patricios – Samuel encontra-se com Jacó. – Como vai Jacó, há quanto tempo?! – Vou muito mal Samuca! – O que aconteceu amigo? – Minha mãe faleceu. – A Da. Sara?! Meus pêsames! O que ela tinha? – Infelizmente pouca coisa. Uma casa, duas lojinhas e um terreno.

CHEGANDO – O governo já recebeu as propostas das operadoras para a licitação do 5G. Foi uma surpresa, atraiu 15 empresas, sendo 5 delas prestadoras de serviço móvel. Está chegando a grande mudança na telefonia móvel e na transmissão de dados. O carregamento de arquivo via internet será muita mais rápido e fácil. Será uma tecnologia essencial para a quarta revolução industrial. Com o 5G teremos o aumento da velocidade nas transmissões e também para usos que hoje são restritos, como a chamada internet das coisas. Através dela aparelhos de uso múltiplo, de eletrodomésticos a automóveis, se conectam as redes e transmitem dados em alta velocidade entre si. Quero ver como um eletrodoméstico vai ter alta velocidade de um carro. A 5G vai aumentar a longevidade dos dispositivos, baratear as funções e impulsionar novos produtos e tecnologias, segundo André Souza, executivo de tecnologia para a América do Sul da Stallantis, grupo que reúne Fiat, Chrysler e Peugeot. Estudo encomendado pela chinesa Huawei indica que o PIB do Brasil poderá ter um impulso de 2,5% ao ano, por 15 anos consecutivos com a adoção dessas novas tecnologias, O 5G vai estimular o Brasil a seguir em frente e parar de olhar para o passado.

O DISPARO DA LUZ – Desde 2015 a luz aumentou mais que o dobro da inflação, segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energial. A energia aumentou 114% e a inflação de 2015 até agora 48%. Diferença de 137%. Entre 2015 e 2021 a energia subiu, em média, 16,3% por ano. A inflação oficial pelo IPCA, em média, 6,7% ao ano. Só em 2021 o aumento foi de 21,21%. Foi o principal resultado que fez a inflação fechar o ano em 10,6%, bem acima da estipulada pelo Banco Central. Foram criados novos encargos e custos repassados para os consumidores. O crescimento de encargos e subsídios, a necessidade do uso de termoelétricas e o modelo de contratação de energia são outros motivos jogados em nossas costas. Uma das desculpas esfarrapadas é que quando chove pouco o custo aumenta para os pobres consumidores, como aconteceu em 2021. Se acalme. A previsão é de que no futuro fique ainda mais cara. Tem custos de 2021 que não foram ainda repassados. O aumento será maior que a inflação novamente. Prepare o bolso.

CINEMA EM CASAO Culpado é um drama com o ótimo Jake Gyllenhaal. Sou fã dele, já vi vários de seus filmes. Ele é Joe, um policial que precisa lidar com um grave erro cometido no trabalho, sozinho em sua sala. Enquanto ele tenta enfrentar esse mistério, trabalha como operador de chamadas de emergência, ele atende uma ligação que o leva para o lugar da vítima. A partir daí a história adquire tons sombrios. Joe imediatamente se sente no dever de salvar Emily – a voz do outro lado da linha, que foi sequestrada. Ele faz de tudo para que o caso termine do melhor modo possível. O filme foi rodado no auge da pandemia e traz bem o momento em quase todas as cenas. Disponível na Netflix. Há a versão original dinamarquesa da história, recebe o nome de Culpa e pode ser vista na Amazon Prime Vídeo. É um bom programa!

EDUARDO E MÔNICA – Eduardo e Mônica de Renato Russo tem uma história de como foi composta. A canção foi inspirada no relacionamento de um casal que existe mesmo, grandes amigos de Russo. Leonice de Araújo Coimbra, artista plástica e Fernando Coimbra, diplomata, hoje embaixador no México. Na música Eduardo era ingênuo e não gostava de estudo. Mônica se preparava para ser médica e era bem mais velha. No final da letra eles não viajam porque o filho ficou de recuperação. Quando ele compôs a música, lançada em 1986, que se tornaria um fenômeno, ligou para a amiga e mostrou a ela, dizendo “que a música era para nós”. “Eu não estava nem aí. Foi com o tempo que eu fui reconhecer o tamanho do presente que ele, o melhor amigo que eu tive, me deu”. A indiferença inicial se deve ao fato dela ser uma pessoa reservada e de não se reconhecer na personagem imaginada por Renato. Leonice não estudou medicina e nem era tão mais velha que Fernando. A filha do casal, Nina Coimbra, também artista – que nunca ficou em recuperação – concorda que o pai é o oposto do personagem. “Na música ele parece um bobo, ingênuo, e meu pai não é nada disso”. Mas a energia da história, o encontro de amor, isso realmente existe, porque eles são referência de um casal bacana. O casal conheceu Renato nos anos 80, num centro acadêmico da Universidade de Brasília. O músico estava lá para tocar com a Legião Urbana. Leonice ficou hipnotizada pela performance. “Nós nos apaixonamos fraternalmente de cara”. O filme com a história da música, em breve, nos cinemas.  

ANÉIS – Já imaginou nosso planeta com anéis? Pode estar em formação anéis como os de Saturno. Três outros planetas, Júpiter, Netuno e Urano também tem anéis. Mas há um detalhe, esses anéis não são de gelo e rocha como Saturno. Nossos anéis serão de… lixo! Lixo espacial. Desde 1957, quando foi lançado o Sputinik, o homem não parou mais de lançar satélites. Há milhares de satélites inativos, danificados, destroços de foguetes, resíduos e bugigangas espaciais. A Agencia Espacial Europeia calcula em 170 milhões de fragmentos de lixo espacial com mais de um milímetro de diâmetro em orbita. 670 mil são maiores que uma polegada. A Nasa com registros detalhados das tranqueiras que orbitam a Terra aponta que há 23 mil pedaços de resíduos maiores do que uma bola de tênis e centenas de milhões de pedaços menores. Fragmentos maiores representam um sério risco para viagens e pesquisas espaciais com possíveis colisões. Agora os cientistas estão tentando descobrir como limpar a orbita de modo seguro e econômico. Emporcalham, a Terra e agora emporcalham o Universo.             

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes