Café Minuto- O Brasil não é só S. Paulo e Rio.

PROFESSOR – Se perguntarmos para alguém o que um cara que anda de carrão importado, mora num apê de milhões de dólares, é abordado nas ruas, dá autógrafo, tem fama, tem dinheiro… O que ele faz na vida? Não tenha dúvidas, vão dizer que o cara é jogador de futebol, cantor sertanejo, pop star ou qualquer celebridade parecida. E a resposta é por aí mesmo. Mas o cara a que estou me referindo não é nada disso, é… Professor! Sim, professor na Coréia do Sul, país que tem obsessão pelo ensino, cujo objetivo é dar a melhor aula e fazer com que os alunos aprendam. O dinheiro, a fama, é consequência do empenho e do resultado obtido pelo professor. Aí está a meritocracia: aos melhores, os louros. Funciona e faz toda diferença. Vide o desempenho dos estudantes coreanos em olimpíadas internacionais e a economia da Coreia do Sul. Será que chegaremos um dia perto disso? Sei não! 

JUSTIÇA BRASILEIRA – parece que funciona ao contrário. Primeiro faz de tudo para poupar os indiciados de um julgamento, demorando um tempão para julga-los. Depois, se condenados, fazem de tudo para que não cumpram suas penas. É recurso que não acaba mais. Quando não há mais chance de recurso e o condenado vai finalmente cumprir sua pena, há um monte de paliativos e faz com que o preso fique o mínimo possível na cadeia. E por que estou falando isso? Porque casos de presos da elite esse é o desfecho desse enredo. Tenho minhas dúvidas quando um ricaço é condenado se vão cumprir suas penas.? O que você acha?

RODEIO – Sertanejo universitário, secundário, fundamental… Não é minha praia. Como? Pra um cara que desde criança foi criado na cidade grande. Ouvindo não sei qual é um e qual é outro. Bem, agora tô num lugar que fala muito sobre rodeio e quase todas as cidades tem sua festa de rodeio anual. Muita atração com rodeios, sim, claro, é rodeio, como não ter? Então… De tanto rodeio um dia fui pesquisar no Google as melhores duplas sertanejas que se apresentam nos melhores rodeios, a peso de pedra. Ops! Desculpe, a peso de ouro. Tanto quanto o melhor pessoal da MPB. Eis alguns que descobri. Jundiaí e Sorocaba, Matão & Matinho, Joel Tosco & Viratudo da Mesa, Janjão Neto & Fredesvindo Bisneto.   

FORA SP/RIO – O Brasil não é só S. Paulo e Rio. Por esse país gigante acontecem muitas coisas que nem temos ideias. No Pará, por exemplo, na periferia de Belém e no interior, toda noite tem eletromelody, música com batida eletrônica acelerada e contagiante. Derivada do tecnobrega faz uma salada de vários ritmos baladeiros diferentes, sempre temperada com o tradicional carimbó paraense. Quase todas as noites há dezenas de festas que atraem milhares de jovens. O equipamento pode chegar a 45 toneladas de luzes, telões de LED, amplificadores e caixas de som.  A maior das festas, a Super Pop, reúne 80.000 fãs em shows especiais. Público de dar inveja a SP e Rio. Somente as grandes atrações internacionais consegue reunir tanta gente.

ANIVERSARIO – De Cleuzunda. Naquela manhã ela acordou toda faceira esperando que Bonifondo, seu marido, lhe dissesse: “Feliz aniversário minha querida”. Mas nem um bom-dia ele disse. Bem, as crianças vão se lembrar. Não disseram uma palavra. Cleuzunda saiu chateada para o trabalho. Entretanto, logo ao chegar foi recebida com um sonoro “parabéns a você” dos colegas e de seu estagiário dizendo um agradável  “parabéns chefa!”. Entregou a ela flores convidando-a para um happy hour em sua casa no fim do dia. Ao chegarem ele foi preparar uns drinks e depois, enquanto ela bebia disse que ia até o quarto vestir uma roupa mais confortável, que o banheiro ficava no corredor, a direita, e que ela ficasse bem a vontade. Passado uns 10 minutos ele entra na sala com um bolo seguido de Bonafondo, as crianças e amigos cantando “parabéns a você”. E Cleuzunda nua, sentada no sofá bem a vontade. Não tem jeito, estagiário só faz merda.

RUI BARBOSA – Certa noite, inspirado, Rui Barbosa saiu a passeio no campo. Encontra um roceiro que olhava a lua cheia e lhe disse -És um amante do belo! Acaso já viste também os róseos dourados dedos da aurora tecendo uma fimbria de luz pela nascente, ou as sulfurosas ilhotas de sanguíneo vermelho pairando sobre um lago de fogo a esbrasear-se no poente, ou as nuvens como farrapos de brancura obumbrando a luz, que flutua esquiva, sobre um céu soturno? – Não senhor, faz um ano que num boto uma gota de pinga na boca. Responde o caipira aparvalhado.    

MAL ENTENDIDO – No almoço, na casa de um rico empresário, a patroa grita para a funcionária: – Maria, essa comida hoje está intragável. O marido constrangido tenta acalma-la. Mas ela continua. – Acho que sou capaz de fazer essa comida melhor do que você. – Pode ser! Mas fique sabendo que na cama sou melhor que a senhora! – O queee? Espanta-se a mulher. – Remijio, seu cachorro! Não acredito que você… – Calma madame! Interrompe a serviçal. Quem disse isso foi o jardineiro. 

CINEMA – brasileiro superou seus tempos de produção mulambenta, direção que parecia não ter direção, roteiro que não se achava. Era difícil eu recomendar algum filme brasileiro. Mas deu a grande virada a partir do fim dos anos 90 e início de 2000. Hoje recomenda e assisto filmes brazuca. Porém, desde a pandemia não aparece nenhum filme nacional. Acho que os produtores, diretores pegaram covid 19. Até antes da pandemia assistia com satisfação filmes nacionais. E gostava quando um deles fazia sucesso, porque também eu havia visto. E isso deve-se a um achado. O cinema “brazuca” descobriu o filão da comédia escrachada. A bilheteria ficou gorda, sucesso é o que não faltava. Esse sucesso deveu-se porque a maioria dos filmes ganharam uma produção melhor, um roteiro mais consistente, uma direção segura… Tõ aguardando a volta de nosso cinema. Pessoal envolvido, vamos tratar de mandar essa covid para o raio que o parta. Bom, para lembrarmos de um filme bacana: Vai que Dá Certo, uma comédia, claro, com Danton Mello, Fábio Porchat, Lúcio Mauro Filho, entre outros. Mello perdeu tudo de uma só vez: emprego, mulher, casa e a vontade. Encontra um primo e aí nasce a ideia: assaltar um carro-forte e então convocam outros amigos, pés-rapados e desastrados, como eles, e aí… Só vendo! Uma história de diversão crescente que desestressa. Vai que dá certo. Vocês vão gostar. Disponível na Netflix, Amazon e para os da antiga, em DVD em alguma locadora que continua sobrevivendo. Prepare uma boa pipoca.       

FERRARI – Quem gostaria de dirigir uma Ferrari? Eu, por exemplo. Pois quem não tem uma Ferrari, pode alugar uma. Em S. Paulo tem Ferrari para alugar. Se por acaso tiver um amigo que tenha, o que é difícil você ter um amigo com Ferrari estaria no mesmo nível dele. Bem, vamos supor que conheceu ele quando seu pai era vendedor, mais difícil ainda ele emprestar. Ele não vai deixar você nem chegar perto. Sai pra lá menino!! Bem você pode dirigir a máquina dos sonhos. Basta alugar uma, simples assim, se tiver muita grana, tipo dinheiro pra comprar um Onix. Dou um lugar que alugava Ferrari: Luxe Motors – 3774-8629 – SP. A hora custa 1.600 reais, para pilotar uma Ferrari 360 Modena. Precisa de um cacife alto, como disse. Como não é fácil “domar” tanta “cavalaria”, um funcionário da locadora vai ao seu lado dando dicas de como rodar num bólido que faz de zero a 100 kms. em 3,5 segundos e chega a 330 kms por hora. Senão tem tudo isso, há outros carrões mais “modestos” para alugar, como Corvette 1.950 – 4hs; Camaro – 1.600 – 4 hs; Mustang – 2.000; Jaguar XF – 3.000 10 hs. Escolha o seu e… Cuidado! Não vá saindo por aí e ir de encontro a um poste.

PARA RIR – Faz uma forcinha e sorria pra agradar o redator. Vamos lá! Quem disse que você pode ficar o dia todo sem fazer nada, só porque tivemos um caso ontem? – Meu advogado. ### O funcionário ao gerente. – Chefe, posso sair mais cedo hoje? – De maneira nenhuma! – Obrigado chefe! Sabia que você não iria me deixar na mão. ### Funcionário do Censo chega a uma casa e pergunta ao morador – Seu nome? – Adão. – E da sua mulher? – Eva – Incrível!! Por acaso a serpente mora aí também? – Sim! Um momento. – Sogrinha! Sogrinha! Estão te chamando. ### Furinílio vai visitar o amigo Eronto. – Eronto o que aconteceu?!?! Você está todo quebrado. – Levei uma surra – Mas porque? – Porque eu tossi. – Só por isso? – Sim. Tossi dentro de um armário. 

PARENTES – Esfrélio bebeu umas muitas cervejinhas e foi pego numa blitz. Levado para a delegacia foi logo dizendo – Me soltem, meu irmão é da assembleia, em Brasília, minha irmã promotora e meu pai procurador. E ele foi solto. Na saída um policial perguntou sobre seus parentes importantes. – Bem, meu irmão é da assembleia de Deus, minha irmã é promotora da Avon e meu pai é procurador de emprego. 

NA ARGENTINA – Comentou-se que para provar que os argentinos são humildes, um deles aceitou um cargo abaixo de Deus. Com isso se tornou o homem mais importante do mundo e o mais importante da Argentina. No plano político, como o papa é argentino, pretendem convidar o Vaticano para fazer parte do Mercosul. CAFÉ MINUTO – CAFÉ MINUTO – CAFÉ MINUTO – CAFÉ MINUTO

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes