Café Minuto – Não acreditar nisso é negar o óbvio.



UNIVERSO – Há muita coisa para se descobrir no universo. A boa notícia é que estamos sempre descobrindo. A má é que nunca descobriremos tudo. Até o momento conseguimos descobrir somente 4% do universo. E pouco muda se descobrirmos mais. Tem ideia de quantos planetas existem no Universo? Nem os astrônomos sabem. Ficando na Via Láctea, a nossa galáxia, há mais de 17 bilhões de planetas similares ao nosso. E sabe quantas galáxias existem? Provavelmente 2 trilhões no universo observável, com zilhões de estrelas, mais do que grãos de areia no nosso planeta. E o não observável? Paramos aqui pra não dar nó na cabeça. Com tanto planeta nesse universo infinito, acredito que não estamos sós no universo. Há no mínimo quintilhões de chance de existir vida em algum canto. E tem outro fator preponderante: os mesmos elementos e leis da física que permitiram o surgimento da vida aqui são encontrados em todo o universo. Não acreditar nisso é negar o óbvio. Como dizia Einstein nos tempos modernos da relatividade: em matéria de principalmente tudo o mais é espaço, tempo, velocidade e luz (e apague logo pra economizar).

FAMÍLIA – Prezo muito família e amigos. Já escrevi um texto de Fernando Pessoa falando de amigos. Hoje será a vez da família. Não é um Fernando, mas é bonito. “Família é prato difícil de preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema. Não é para qualquer um. Os truques, os segredos, o imprevisível. As vezes dá vontade de desistir. Família é prato que emociona. E a gente chora mesmo. De alegria, de raiva ou de tristeza. Pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita. Bobagem! Tudo ilusão. Família é afinidade, é a Moda da Casa. E cada casa gosta de preparar a família de seu jeito. Há famílias doces, outras amargas, outras apimentadíssimas. Enfim, receita de família não se copia, se inventa. A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia. Muita coisa se perde na lembrança. Aproveite ao máximo. Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete. Feliz quem tem e sabe curtir, aproveitar e valorizar. Então… Amem-se. Perdoem-se. Aceitem-se. Tolerem-se. E vivam como se hoje fosse o último dia que vocês vão estar com sua família. Temos famílias de sangue, famílias do coração, família do trabalho, família de amigos… Viva as famílias que construímos ao logo da vida.” Trecho do livro “Arroz de Palma” de Francisco Azevedo.

POMPEIA – Uma profissão que eu me daria bem seria arqueólogo. Egito, Atenas, Roma… Pra ficar nas três mais importantes, sempre me fascinou. Há dias recebi de meus arqueólogos informantes notícias sobre Pompeia, a cidade romana que em 79 D.C. foi destruída pelo Vulcão Vesuvio. Como se sabe, matou toda a população que não conseguiu fugir a tempo. Eles me informaram que ainda falta ser escavado 30% da cidade. E contam uma história curiosa que eu não conhecia. Depois de seu desaparecimento Pompeia virou lenda. Outras cidades poderiam ser construídas sobre ela, pois não se sabia que ali estava Pompeia debaixo da lava. A descoberta foi feita quando começou a escavação do local em 1748.  Até que em 1763 uma inscrição foi descoberta com o nome de Pompeia. A partir daí tudo mudou. Muita coisa foi descoberta em Pompeia, porém, os 30% intactos é parte da estratégia dos arqueólogos. Sabe-se que técnicas mais sofisticadas surgem sempre, permitindo descobertas, que de outra forma seriam perdidas. A pressa, é inimiga da perfeição. Cultura inútil. Coisa de quem gosta de arqueologia.

MARIDO – Campainha toca e a mulher vai atender. Um homem elegante diz – Bom dia. Desculpe-me. Com todo o respeito a senhora tem vagina? Surpresa e indignada ela bate a porta na cara dele. Na manhã seguinte o homem aparece e faz a mesma pergunta. A mulher faz a mesma coisa e depois conta ao marido quando este chega do trabalho. Ele fica tiririca da silva. – Amanhã espero ele chegar e dou uma porrada nele. De manhã a campainha toca. Antes que a mulher fosse atender o marido pede a ela para responder sim, para saber o que ele iria dizer. Ela atende e o homem faz a mesma pergunta. A mulher, sem graça, responde – Sim tenho! – Ah… Ótimo! Por favor, faça a gentileza de pedir ao seu marido que ele pare de usar a da minha mulher e use a sua.

VELÓRIO CHIC – Inaugurada em 2.008, em S. Paulo, A Funeral Home é especializada em funerais top para super endinheirados! O corpo do falecido será velado num casarão, em estilo colonial, tombado pelo patrimônio histórico. Na ante sala do velório há uma enorme TV para projetar vídeos, fotos, do morto, seus filmes e músicas prediletas.  Poltronas e sofás são de couro ou camurça. Há um escritório com notebooks e laptops para o uso de parentes e do morto, caso ele queira deixar uma mensagem ou querer mudar o testamento. Há lanchonete e cozinha com copeiras que servem petits-four, chá, café e sanduichinhos. Comilança maior pode ser encomendada com acréscimo. Tem manobristas e assistente social para ajudar a família nos trâmites burocráticos. Quanto custa tudo isso? De 35 mil a mais de 50 mil reais, caso o morto ser vaidoso e queira mais fartura, mimos e regalias. No final do velório há lembrancinhas e santinhos autografados pelo morto. Mesmo tendo muuuuito dinheiro não toparia um velório assim. O pessoal na mordomia, comendo, bebendo, não te deixam participar, você esturricado no caixão e ainda pagando a conta?!Eu hein!!!

CINEMA EM CASA – Jason Momoa fez sucesso em Aquamam, Game of Thrones e está em Duna, filme em exibição no Brasil e no mundo. Com 1,93 de altura e 100 quilos é um brutamontes. Para mostrar que tem seu lado dramático, mostrando que grandalhões também tem sentimentos e podem decorar falas extensas, ele topou protagonizar “Justiça em Família”, filme da Netflix. Ele é um pai exemplar e marido apaixonado que leva um baque quando sua esposa com câncer morre sem ter acesso a um medicamento de alto custo que poderia lhe dar mais tempo de vida. O ganancioso laboratório que produz o remédio, interrompe sua fabricação impedindo a aquisição. E torna-se o vilão da história. Em sua procura por vingança contra o laboratório Jason incomoda poderosos, colocando sua vida e da filha em perigo. As habilidades de Momoa são indiscutíveis em filmes de ação. Agora ele quer mostrar que vai além disso. Então, procure na Netflix e bom programa. Com uma boa pipoca acompanhando. 

LIÇÕES DE ESTRATÉGIA – 1. Um corvo estava numa árvore sem fazer nada. Um coelho vê o corvo e pergunta – Eu posso ficar aqui e não fazer nada? – Claro, porque não! O coelho senta embaixo da árvore e relaxa. Nisso aparece uma raposa e almoça o coelho. Conclusão: Para ficar sem fazer nada você precisa estar no topo. 2. Dois funcionários e o gerente saem para almoçar e encontram uma velha lâmpada mágica. Eles esfregam a lâmpada e aparece um gênio, que diz poder conceder três desejos, um para cada um deles. Eu primeiro, eu primeiro, grita um dos funcionários. – Eu quero estar nas Bahamas dirigindo meu barco com muitas mulheres. Puff! E ele foi. O outro pede – Quero estar no Havaí com minha mulher e um provimento interminável de comida e bebida. Puff! E ele foi. Agora você, diz o gênio ao gerente.  – Quero esses dois folgados de volta ao escritório logo após o almoço para uma reunião. Conclusão: Deixe sempre seu chefe falar primeiro. 3. Um fazendeiro vai recolher frutas no pomar. No caminho passa pela lagoa da fazenda e ouve vozes femininas. Ao se aproximar vê várias garotas nuas. Quando elas percebem sua presença nadam até o meio da lagoa e gritam – Não vamos sair daqui enquanto não deixar de espiar a gente e for embora. O fazendeiro – Eu não vim aqui para espiar vocês. Vim só alimentar os jacarés. Conclusão: A criatividade é o que faz a diferença na hora de atingirmos nossos objetivos.   

XADREZ – Dizem que poderá ser proibido. Estão considerando um jogo racista, machista e preconceituoso. As brancas contra as pretas e as brancas começam primeiro. Existem peões que são sacrificados, coisa típica do capitalismo. Tem abuso animal ao brincar com cavalos em movimentos rígidos, sempre em “L”. Bispos a serviço da monarquia. Além de tudo isso nos deparamos com uma ação deliberada do machismo e do patriarcado, já que a rainha é quem mais trabalha no jogo, corre o tabuleiro todo, em qualquer direção, em benefício de um rei que mal se move. Além de tudo isso ela pode ser comida por qualquer um, inclusive pelos bispos. Está em estudo um jogo de xadrez mais inclusivo com igualdade a todos os participantes.    
 
FILHOS DE PROSTITUTAS – O governo americano lançou um projeto de ajuda à economia americana concedendo a cada americano U$ 600. Um americano, bem humorado, escreveu. Se gastarmos esse dinheiro no Walt Mart esse dinheiro vai para China. Se gastamos com gasolina, vai para os árabes. Se compramos um computador vai para a Índia. Se comprarmos frutas e vegetais irá para o México. Se compramos um bom carro, irá para a Alemanha ou Japão. Se comprarmos bugigangas, o dinheiro vai para Taiwan. E nenhum centavo desse dinheiro ajudará a economia americana. O único jeito desse dinheiro ficar na América é gastar com prostitutas e cerveja, que são os únicos bens ainda produzidos aqui. Estou fazendo a minha parte. Resposta de um brasileiro igualmente bem humorado. Realmente a situação dos americanos parece cada vez pior. Lamento informar que depois do seu comentário, a Budweiser foi comprada pela brasileira Ambev, portanto restaram apenas as prostitutas. Porém se elas repassarem parte de seu dinheiro para seus filhos no Brasil, ele irá para Brasília, onde existe a maior concentração de fdp do mundo.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes