Café Minuto – Na Gaiola

topo_flaviodesenzi1

 

Saiu da Linha

Depois que a PF descobriu que a Polícia do Senado andou desativando grampos e escutas, instalados pela Lava-Jato, na residência de alguns senadores enrolados, Renan, presidente do senado, que forneceu esse serviço aos colegas, fora das atribuições da Polícia do Senado, saiu da linha e rodou a baiana, melhor, a alagoana, ele é de Alagoas. Reclamou da interferência do Judiciário no Legislativo; chamou o juiz de Brasília de juizeco porque autorizou a operação da PF levando em cana os policiais envolvidos e apreendeu documentos do Senado; e o Ministro da Justiça de chefete de polícia. Renan, com 12 inquéritos no STF, não tem moral para ofender membros do judiciário. Vive tentando atrapalhar a Lava-Jato. Ele e seus colegas enrolados querem aprovar projeto de abuso de poder contra juízes e delegados. Quem não deve não teme. Com Renan é o contrário. Porém, ele tem a força, esses inquéritos dormem no Supremo, alguns à nove anos, e nada acontece. Dessa vez recebeu o troco. Carmen Lúcia, presidente do STF, chamou Renan de “um senadorzeco qualquer”. Defendeu a importância dos juízes, disse que os poderes são independentes sim, mas devem ser harmônicos e exigiu respeito. Bateu, levou!

separador_flavio
O Fundo

O fundo partidário é dinheiro público que o governo dá aos partidos para divulgação das atividades partidárias, conforme a legislação. Em 2015 foram repassados aos partidos, que nessa hora são inteiros, 867 milhões de reais, dos quais 116 destinados ao PT, o que mais recebeu. Aí, dessa grana, eles pagaram 6,4 milhões a agencia Pepper Comunicação, investigada pela PF na Operação Acrônimo, por desvio de dinheiro público na campanha de Fernando Pimentel ao governo de Minas. A Pepper também está enrolada na Lava-Jato por ter recebido supostamente 6,1 mi, dinheiro de caixa 2, durante a campanha de Dilmeida, em 2010. Essa agencia tá mais suja do que pau de galinheiro. Vai ver que cria perus. Tem mais. Em julho de 2015, quando João marqueteiro Santana e sua digníssima e bela mulher estavam encanados, o PT pagou 2,7 milhões do fundo partidário para ele produzir um vídeo e filmetes para a TV. Em 2015, o comandante mor do ParTido foi a Montes Claros participar de um evento. Levou equipe de seu Instituto que deveria ser paga pelo próprio instituto, mas foi paga com grana do fundo partidário. Que farra, hein! Eta fundo bem fundo que parece não ter fundo porque é muito fundo e não se chega ao fundo! É um saco sem fundo.

separador_flavio
Folclore

Depois de uma aula sobre lendas e folclore, Da. Zuralha pergunta aos alunos se eles têm medo de alguns personagens. – Jairzelho, do que você tem medo?
– Eu tenho medo da mula-sem-cabeça.
– Bobagem, garoto, como expliquei, é lenda, não existe.
– E você, Marirréia, qual o seu medo?
– Saci-perere, Da, Zuralha.
– Você sabe agora que é folclore.
Quineido, você tá com cara de quem tem um medinho, acertei?
– Verdade, tenho medo do mala mem.
– Mala mem?
Nunca ouvi falar… Não conheço esse personagem em nosso folclore. Quem é ele?
– Também não sei. Mas toda noite ao final da oração minha mãe diz: “… Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mala mem”.

separador_flavio
Na Gaiola

Eduardo Cunha, enfim engaiolado, está tirando o sono de muito político. Brasília anda tensa com a possível delação de Cunha. Se ele resolver por a boca no trombone, trumpete, saxofone, tuba… Salve-se quem puder. Mas para quem tem foro privilegiado o inquérito vai para o STF e aí… Pode demorar um tempão até ser preso. É bem provável que morra antes. Taí o Renan que não deixa mentir. E Cunha? Foi cassado, perdeu o foro e o inquérito foi para nas mãos de Moro.

separador_flavio
Recepção Diferente

Ludiveida e Ludermino iam casar e queriam sair do lugar comum para recepcionar os convidados. Mas onde? Procura daqui, procura dali e encontraram um lugar que caiu como uma luva – e melhor, sem precisar deixar a luva cair na cerimonia – a suíte presidencial do Tivoli Mofarrej, nos Jardins, com 750 metros quadrados, a maior da América Latina. Mick Jagger, Justin Bieber e Lady Gaga, já se hospedaram lá. No pacote, incluso tratamentos e mordomias à noiva e as madrinhas no spa. A troca de alianças aconteceu no início da noite – que não entendo essa troca, as alianças são iguais! A comilança e a bebelança rolou solta, com balada, pista de dança e DJ até às 7:30 hs da manhã, quase 24 hs depois. Tudo por 250 mil reais, 100 convidados. “Mas valeu a pena”, disse Ludiveida e Ludermino. Há mais dois hotéis que alugam suas suítes: Grand Hyatt, em frente à Ponte Estaiada, no Brooklim: suíte com 170 metros quadrados para 40 convidados, mais DJ; locação, 15 mil reais, mais bufê, 225 reais por pessoa, sem bebidas. Madonna, Bono Vox, Paul McCartney já foram seus hospedes. Transamérica, suíte de 250 metros quadrados, mas é chatinha, limitado a 20 convidados e não permite DJ. Porém, locação e bufê são menos salgados, mas não falta salgado para os convivas.

separador_flavio
Caindo de Podre

Essa é a situação de Maduro na Venezuela, que apesar de maduro não cai. O poder é uma droga poderosa para os homens. Quem tem faz de tudo para manter. Mesmo que afunde junto não cai fora de jeito nenhum. Maduro é um bom exemplo. A Venezuela, sob seu comando, ultrapassou o fundo do poço. Hospitais sujos com baratas nos corredores; pacientes deitados no chão junto ao seu sangue; faltam médicos, remédios, aparelhos quebrados… A oposição aprovou uma lei permitindo ajuda internacional ao país. Maduro foi a TV rejeitar o esforço, dizendo que a lei é uma tentativa de enfraquecê-lo e de privatizar os hospitais. O cara deve ter coco na cabeça. Há escassez de alimentos e produtos de higiene, como papel higiênico; nos supermercados tem grandes filas, que viraram rotina, para se comprar o pouco que tem; o racionamento de energia elétrica e de três dias por semana; a inflação é das mais altas do mundo; a economia quebrada e afundada e a pobreza aumenta… Nossa crise perto da Venezuela é um belo sundae com calda de chocolate. Maduro herdou a Venezuela de Chaves que com seu bolivarismo quebrou o país. Ele foi além: destruiu o país, pisoteou e esfregou o pé. Pois nem assim quer largar o osso. A droga do poder é poderosa. E viva a extrema esquerda!

separador_flavio
Inferno

Não estou mais falando da Venezuela, vou comentar um filme. Que também não foi feito na Venezuela. É a 3ª. adaptação para o cinema de mais um livro de Dan Brown, ou Danilo Marrom como é conhecido, depois de O Código Da Vinci e Anjos e Demônios. Como esses dois, Inferno também tem trama cheia de enigmas e mistérios com narrativa ágil e envolvente. Tom Hanks, grande ator de quem sou fã, que atuou nos dois filmes anteriores, continua protagonista com o mesmo personagem, o professor Robert Langton. Ele acorda num hospital ferido e desmemoriado depois de ser salvo de uma assassina, com a ajuda de uma médica. Agentes da Organização Mundial da Saúde estão à sua procura para que ele os ajude a descobrir o paradeiro de um vírus criado por um bilionário doidão, capaz de dizimar metade da população do planeta. É filme para se ver com um balde de pipoca.

separador_flavio
Pec Pec

A Pec 241, que limita os gastos do governo foi aprovada na Câmara em dois turnos. Segue agora para o Senado onde também será votada em dois turnos. Como toda medida para conter gastos é amarga e gera protestos. E quanto mais alto fala a ideologia maior será. A visão dos extremistas, seja de esquerda ou de direita, é míope, qualquer coisa que não se enquadra em seus dogmas é motivo para protestar. Ora, a esquerda e a direita tem boas ideias. É preciso bom senso, ponderação, equilíbrio para enxergar essas boas ideias. Infelizmente não é o que acontece. De um lado ou de outro, qualquer medida que vai contra a cartilha é execrada. E também não apresentam nenhuma ideia melhor. Se não for como eu penso, sou contra e pronto! A aprovação da Pec 241 na Câmara já está sendo considerada como o pior retrocesso na história do país. Calma, muita calma. Não é tudo isso.

separador_flavio
Eterno Capitão

Quando moleque vi Carlos Alberto jogar na V. Belmiro. Meu pai nem era santista, mas gostava de futebol e ia sempre ver o Santos dos anos 60 jogar. Em algumas vezes eu ia junto e tive o privilégio de ver essa máquina de jogar bola, com Carlos Alberto em campo. Falar de suas qualidades é chover no molhado. Críticos, todos… Sabem disso. Foi embora cedo, mas deixa um legado para o futebol, reconhecido e elogiado em todo o mundo da bola, aqui é lá fora. “Capita” descanse em paz ao lado de outros craques que já se foram.

separador_flavio
Horário de Verão

Todo ano falo a mesma coisa e continuarei falando até um dos dois acabarem: ou eu ou o horário. ODEIO HORÁRIO DE VERÃO!!!

separador_flavio

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes