Café Minuto – dedicado a Pelé

 

PELÉ – Hoje nosso Café é dedicado a Pelé, que completou 80 anos. Tive o privilégio de vê-lo jogando na Vila Belmiro, nos anos 60, com meu saudoso pai. Ele era são-paulino, adorava futebol e de ver Pelé jogando. Mesmo quando o São Paulo jogava contra o Santos e perdia, claro, com gols de Pelé. Falar o que de Pelé? Todos concordam que foi o maior jogador de todos os tempos, exceção de Maradona e uma meia dúzia de Hermanos emperdigados. Era um gênio do futebol. E gênios, seja da ciência, das artes, da música… qualquer outra atividade é um só. Já apareceu outro Eisntein, Bethovem, Picasso, Tom Jobim, Steve Hawkins, Machado de Assis…?  Pelé ganhou inúmeros prêmios e homenagens. É considerado um dos maiores atletas do mundo. Foi eleito o melhor jogador do século, em 1999, pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol. Melhor jogador do século pela Fifa. Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional. O maior goleador da história do futebol, 1281 gols em 1363 jogos – Record mundial do Guinness. Embaixador Mundial do Futebol. Recebeu vários prêmios por seu desempenho em campo, suas conquistas, recordes e seu legado no esporte. Esse é o Rei Pelé! Parabéns Pelé. Vida longa, com saúde. Há uma exposição sobre Pelé em S. Paulo, no Museu do Futebol, Pacaembu, em sua homenagem. Não deixe de ir. Vale a pena!   

ÓTIMA NOTÍCIA – Um grupo de senadores pressionam para que seja posta em apreciação a PEC – Proposta de Emenda à Constituição – para limitar em 10 anos o mandato dos futuros ministros do STF. A proposta, do Senador Lasier Martins – RS, tramita desde 2015 e já pode ser apreciada pela CCJ. Depois será levada ao plenário para votação. Segundo o Senador, “a vitaliciedade do cargo traz riscos a estabilidade institucional. Como está, alguns ministros ocupam o cargo por poucos anos, outros permanecem no cargo por décadas”. Ele tem razão. Já pensou se essa PEC for aprovada? Seria um golaço! 10 anos está de bom tamanho, dá chance para outros assumirem o cargo. Marco Aurélio, Celso Mello, Lewandowski, Gilmar… Independente da idade, teriam data e hora para cairiam fora. A PEC também restringe o poder de escolha do presidente para a vaga. A escolha se daria por meio de uma lista tríplice indicados por um colegiado formado pela OAB,  Procuradoria Geral da República e presidentes de cortes superiores.  A escolha do presidente se daria entre esses três nomes. O selecionado passaria por uma sabatina na CCJ do Senado e aprovação do plenário, como acontece hoje. Pagaria até uma promessa se essa PEC fosse aprovada. Desde que não seja muito cara.

À PROCURA – O Ministro Marco Aurélio Mello foi nomeado para o STF em maio de 1990 por seu primo. Sim, Fernando Collor de Mello. Está a 30 anos no Supremo e se aposenta em 2021. Então, enquanto isso segue na contramão do bom senso. A Polícia Federal está atrás de André Rap, um dos chefões do PCC que Marquinho Melo mandou soltar. Tão absurdo, que logo depois Fuks, presidente do STF, revogou a decisão de Marcão. Ele concedeu habeas corpus a mais 92 criminosos, desses, 21 com mandados de prisão em aberto. Essa lambança foi produzida na Câmara. Moro, então Ministro da Justiça, enviou ao Congresso um projeto de mudanças no Código Penal. Os deputados mexeram tanto que saiu um caldo indigesto. Tiraram ingredientes nobres e adicionaram outros de mau gosto. Mello adorou e está usando essa maçaroca para soltar a bandidagem. Os ingredientes de ervas daninhas, diz que a prisão preventiva vale por 90 dias. Findo esse tempo se não tiver o pedido revisto o preso deve ser solto. Seu Marco (será ingênuo?) está curtindo e soltando marginais perigosos. Nem seus colegas concordam com isso.

MENDIGOS – Dois caras com roupa molambenta pedem esmolas numa rua de Roma. Um deles tem no colo uma cruz, o outro uma estrela de Davi. As pessoas passam, olham os dois e dão esmola ao que está com a cruz. Um padre passa no local e observa que as pessoas dão esmola para o que está com a cruz. Ele então vai até ao mendigo que está com a estrela de Davi – Meu filho, este é um país católico, o Papa está no Vaticano que fica em Roma. Quem vai dar esmola a você, ainda mais ao lado de outro pedinte com uma cruz? Ele ouve com atenção, agradece o padre e depois que ele vai embora, diz ao mendigo com a cruz – Moishe, olha quem quer ensinar a ganhar dinheiro aos irmãos Goldstein. ### Da. Cracavina, professora, olha as crianças desenhando, quando vê uma delas que desenha freneticamente usando cores variadas para pintar. Curiosa, pergunta – Suenlai, o que você está desenhando?  – Deus, Da. Cracavina. – Mas ninguém sabe como é Deus! Sem olhar para professora ela diz – Saberão dentro de alguns minutos.

ESBÓRNIA – É o fundo partidário disponibilizado aos partidos políticos por meio dos impostos que pagamos. Será por isso que temos 35 partidos? Registra-se o partido e já pode receber uns troquinhos. Quanto mais deputados mais recebe. O TST vai distribuir 1,716 bilhões de reais aos partidos. Os 3 primeiros que mais recebem, por ter mais deputados: MDB – 234 milhões. PT – 212 milhões. PSDB – 185 milhões. Na rabeira estão partidecos, que não servem pra nada, a não ser para receber a “mesada”. São eles: PSTU, PCB, PCO, PPL, PMB, que recebem 980 mil cada um. O Partido Novo está na lista, mas não aceitou. Acho um escândalo financiar partidos políticos com nosso dinheiro, quando poderia ser utilizado em benefício do povo. Tem coisa errada aí! Será que em outros países tem esse esquema? Duvido! Poderia fazer um rapa, acabar com todos esses partidos que nada acrescentam. Depois uns três… quatro no máximo estaria ótimo!  E tem mais! O fundo eleitoral aos partidos para “financiar” a campanha dos candidatos. Na verdade, eu, você e todos que financiamos.   

LEITURA – Hoje sem cinema, vamos ler que faz bem. Eu leio muito. Folheto de lojas, folder, revistinhas de ofertas de supermercado, drogaria, lojas de roupas, até bula de remédio leio, quando não tenho nada para ler. Com as eleições leio todos os santinhos e folhetos com as promessas dos candidatos. Adoro ficção científica! Por isso vou indicar um autor craque no assunto H.G. Wells. Ele não escreveu folhetos, folders e etc. Escrevia livros! Nasceu e partiu em Londres: 1866/1946. Foi professor, escritor e estudou biologia. Visionário, sua formação e seu questionamento sobre a humanidade levaram-no a escrever romances utópicos, de ficção científica de sucesso, abrindo caminho para outros autores. Foi adepto do socialismo e viu com simpatia a Revolução Russa de Lenin. Mais tarde se desiludiu com a rígida doutrinação dos bolcheviques. Após um encontro com Stalin convenceu-se que, na verdade, era um terrível mal. Seus livros mais conhecidos: A Máquina do Tempo, A Ilha do Dr. Moreau, O Homem Invisível, A Guerra dos Mundos, Os Dias do Cometa. Qualquer um deles é uma boa leitura e é fácil de encontra-los em qualquer livraria e site. Boa leitura! 

SUBTERRÂNEO – O Brasil tem tanta coisa que a cada semana que eu pesquiso para escrever me surpreendo. Dessa vez foi um restaurante subterrâneo, dentro de uma mina desativada de ametista, em Ametista do Sul, cidade do R.G. do Sul, conhecida como a capital mundial da ametista, uma pedra preciosa de tons violeta a lilás, daí o nome da cidade. Para chegar ao local percorre-se uma galeria e no fim está o restaurante, um enorme salão com capacidade para 500 pessoas. O impacto que causa ao chegar é chocante! As pessoas ficam maravilhadas, tamanho, mesas, decoração que é toda de ametistas encrustadas na rocha. As mesas de vidro, decoradas em seu tampo com desenhos formados por citrina, quartzo rosa, ametista e outras pedras. Um espanto! O restaurante apesar de imenso está sempre lotado. Os irmãos proprietários querem aumentar o espaço para receber mil pessoas. Ametista do Sul é uma pequena cidade com 7.800 habitantes, distante 450 km de Porto Alegre. Possui 16 pequenos hotéis confortáveis, um deles bem próximo ao restaurante da mina. Diárias em média de 168 reais. É um lugar sossegado que tem muitos passeios interessantes. Já me programei. Assim que essa pandemia acabar não vou conhece-la. Muito longe…

AH! OS IDOSOS… – Depoimento de uma senhorinha. Depois de umas comprinhas no Shopping, fui para o estacionamento e procurei as chaves do carro. Não encontrei na bolsa. Voltei e passei nas lojas em que estive e não estava em nenhuma delas. De repente percebi que podia tê-las deixado no carro. Meu marido já brigou muitas vezes comigo por deixar as chaves na ignição. Penso que a ignição é o melhor lugar para não perder as chaves. Ele acha que o carro será roubado se a chave estiver na ignição. Voltei ao estacionamento e cheguei a uma conclusão terrível… Meu marido estava certo! Depois de procura-lo no estacionamento não encontrei o carro. Imediatamente chamei policiais do shopping, disse que o carro foi roubado no estacionamento, dei a descrição do carro, chapa, e onde deveria estar. Confessei que deixei as chaves na ignição. Depois de um tempo fiz a ligação mais difícil de minha vida, para meu marido. Amooor, gaguejei, deixei as chaves no carro e… e… ele foi rou… roubado. Houve um grande silêncio. Achei que a ligação havia caído. Então ouvi sua voz. Ele gritou! “Eu deixei você no Shopping”! Agora era minha vez de ficar em silêncio. Envergonhada e feliz também, eu disse “Bem, então por favor venha me buscar”. Ele gritou novamente “Eu vou assim que convencer esse policial que não roubei seu carro”.  

EMBRAER – Mais uma das bizarrices brasileiras. A Azul é grande cliente da Embraer. Possui muitos aviões “embraísticos” em sua frota. Acontece que a aeronave não é vendida diretamente no Brasil. O avião sai do Brasil com as cores da Azul e vai para o Uruguai. Aí ele volta e é nacionalizado, como se fosse produzido no Uruguai. Só assim a Azul se torna dona do avião. A estupidez dessa operação leva uma semana e a Azul gasta 50 milhões de dólares por ano com essa imbecilidade. Boa parte dessa bufunfa fica “teoricamente” no Uruguai. Tem explicação uma bizarrice dessas? O que se sabe é que o Uruguai foi governado por Mujica, esquerdista, amigo e “cumpanhero” do governo brasileiro na época. Pode ser um presentão que Mujica ganhou dos “cumpanhero”. E aí? Como acabar com essa safadeza? 

REMÉDIOS – No tempo dos afonsinhos – para quem não sabe que tempo é esse, são tempos de nossos avós – os remédios eram horríveis. Para tomar pensava-se duas vezes. Só se a dor fosse insuportável. As boticas – como chamava a farmácia do tempo dos afonsinhos – então tiveram uma ideia. Embrulhavam as pílulas em papeis dourados, colocavam em caixinhas ou latinhas douradas para chamar a atenção e parecer que era um produto bom, nobre. Foi assim que nasceu a expressão “dourar a pílula”, maquiar algo ruim parecendo ser bom. E assim também surgiu a propaganda enganosa. Café Minuto é cultura! (Inútil)

PRESÉPIO – A OMS divulgou o protocolo para a montagem de presépio. 1. Deverá ter no máximo 4 pastores mantendo distância de um metro entre um e outro. 2. O presépio será fechado as 8 da noite. 3. Devido ao efeito aerosol, os anjos deverão permanecer no céu em home office. 4. Por serem da mesma família José, Maria e o Menino Jesus poderão ficar juntos, mas deverá ter um cordão de isolamento ao redor da manjedoura. 5. Os Reis Magos devem chegar com antecedência, ficar em quarentena, e se submeter ao exame de PCR. Os camelos deverão permanecer no vilarejo mais próximo. 6. Ouro, incenso, mirra, e presentes para o Menino Jesus deverão ser higienizados com álcool 70%. 7. Os avós de Jesus, Santa Ana e São Joaquim, por serem de grupo de risco, deverão assistir ao nascimento à distância. 8. Todas as pessoas não essenciais ao nascimento de Jesus – marceneiro, pedreiro, ferreiro, padeiro, Papai Noel, Mickey, Batman, Homem de Ferro… não poderão participar esse ano. 9. Os animais, ovelha, carneiro, bois, patos, galinhas, porcos, serão limitados em 30%, mas devem ficar distante 3 metros da manjedoura. Solicitamos cumprir esse protocolo para sua segurança e dos personagens do presépio.

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes