Café Minuto – Carnaval

Carnaval – O governo soltou um comunicado: “Informamos à nação que sexta-feira, dia 09/02/18, a partir das 17 hs, se encerra a crise no Brasil. Voltaremos com ela, na quarta-feira, a partir das 13 hs.” O Carnaval continua parando o Brasil. Até S. Paulo, que há 10… 15 anos atrás, nunca foi muito agitada, está fervendo com seus blocos gigantes e desfile de escolas de sambas que não deve nada a matriz, o Rio. Embora eu ache que cada um deve fazer o que sabe de melhor: SP trabalha e o Rio faz Carnaval. Recife e Salvador continuam com sua animação de sempre. E pelo Brasil afora? Acho que o “Carna” está indo ladeira abaixo. Não há a animação de outrora, agravada pelas prefeituras falidas que não tem dinheiro para fazer o “Carna” em suas cidades. Pra mim, e muita… muita gente, nada muda. É uma data para ir à praia, fazer churrasco com muuuita cerveja, curtir o sítio, a piscina, visitar a família no interior… Ou ficar em casa num camarote de graça, vendo o desfiles das escolas de SP e Rio na TV, mas tomando cerveja!

Cara-de-Pau – O colorido Fernandinho Collor, réu da Lava-Jato, um dos príncipes de Alagoas (o outro é Renan, também réu) anunciou que é pre-candidato ao Planalto. Diz ele que seria covardia não assumir mais esse desafio em sua carreira política de 40 anos. Covardia? Quem pediu para ele ser candidato? É um cara-de-pau, isso sim! Agora considera-se mais experiente, equilibrado e maduro e por já ter sido presidente, acha que leva vantagem sobre alguns candidatos. Fez um balanço de seus dois anos de governo enumerando suas conquistas. Porém esqueceu-se de algumas. Vamos lembra-lo: recessão de 11 trimestres derrubando o PIB em, 7,7%, recorde até hoje, não superado por Dilmanta apesar de seus esforços, hiperinflação de mais de 1000% e a joia da coroa, o confisco da poupança e de investimentos dos brasileiros e das empresas. Tudo isso em meio a denúncias de corrupção e tráfico de influência. E o final da história todos conhecem. Na última pesquisa Datafolha ele oscila entre 1 e 3% das intenções de voto (em Maceió, na casa dele chega a 3, na dos parentes 1), mas tem 44% de rejeição (quando a pesquisa foi feita fora da casa dele). Ô Fernandinho porque não conta pra nós quem matou seu amigo e assessor PC Farias?

Os Príncipes da República – Existe uma turma de servidores públicos que ganham salários e benefícios estratosféricos. São os servidores do Judiciário. Para começar, a média da aposentadoria deles é de 24 959 reais; a dos aposentados do INSS, é 1 202 reais. Tá de boca aberta, né? O Judiciário brasileiro é o mais caro do mundo. Seu custo era de 1,3% do PIB em 2014, maior do que o PIB de 8 Estados do Norte/Nordeste. A despesa por habitante supera a da Suécia, Holanda, Itália, Portugal, Espanha e Inglaterra – nada como ser país rico! Os gastos do Judiciário, no Orçamento, entre 1988 e 2016, mais que dobraram: de 1,2% para 2,5%. As despesas reais cresceram no período 3,14 vezes as do Judiciário, 6,5 vezes. E não há nada de errado. Está na Constituição. O Judiciário envia seu orçamento direto ao Congresso, propondo salários e reajustes. O Congresso aprova e o Executivo nunca veta. Pronto! Outra, é que a Constituição indexou salários de juízes aos de ministros do STF. Assim 90% de juízes, nos Estados, ganham mais do que os ministros porque seus benefícios estão fora do teto salarial. Agora, pergunta a eles se são favoráveis à reforma da Previdência! E não é acabando com essa farra que a reforma não seria necessária.

A Prova – Lulandino desconfiava que sua mulher, Bocenéia. estava lhe corneando quando ele saia na caravana de Lula. Resolveu então, contratar um detetive. Uma semana depois, quando voltou, foi ao escritório dele.
E aí cumpanhero? Novidades?
“Logo que você saiu, fiquei de olho em sua casa e vi pela janela de seu quarto Da. Bocenéia vestindo uma lingerie sensual e uma mini-saia curtíssima. Aí chegou um bonitão num carrão esportivo e ela saiu com ele”.
“E aí?”
“Eles foram em direção à rua dos motéis e eu fui atrás. Entraram no luxuoso Sex Paradise. Eu subornei a atendente e ela me deixou entrar. Encontrei um escada no fundo do motel e subi no telhado da suíte em que eles estavam. Desloquei uma telha e fiquei olhando”.
“Conta, conta….”
Eles se beijaram e depois cada um tirou a roupa do outro. Ficaram nús e foram para a cama”.
“E depois, e depois?”
“O bonitão apagou a luz e não pude ver mais nada”.
Lulandino, inconsolável, lamentou: “Essa falta de provas é que me mata!!!”

Bitcoin – O bitcoin apareceu na internet em 2009. Até hoje seu criador é um mistério. Ninguém sabe com certeza quem inventou o bitcoin, o primeiro dinheiro virtual. O investimento em bitcoin funciona igual a moedas tradicionais, como euro e dólar. Adquire-se uma determinada quantia, acompanha pela internet a variação das cotações e faz transações com os recursos disponíveis. A diferença é que não existe dinheiro físico e as movimentações são feitas pelo computador, notebook, celular, através de aplicativos e cartões de débito. Sua cotação funciona pela conhecida lei da oferta e procura, quanto maior a procura maior a valorização. Em janeiro de 2017 um bitcoin valia 3.000 reais, em dezembro 42.000. Uma variação de 1.300% .Isso faz alguns entrarem no bitcoin. Para movimentar bitcoins é preciso abrir uma carteira, como uma conta bancária, através de sites e aplicativos. Depois de cadastrado compra-se a quantidade desejada. Há também corretoras que intermediam as operações cobrando comissão de 0,25%. Porém, cuidado! O sistema funciona ao deus dará, não há regulação de nenhum país ou banco, o grau de risco é alto. Também há a desconfiança de que uma “bolha” estoure num futuro próximo. Conhece o ditado que diz “quando a esmola é grande o santo desconfia”.

Continua… – A novela da reforma da Previdência. Agora a votação será no próximo dia 20. Será? Sei não… Já houve tantos adiamentos…O problema são as eleições esse ano. Muitos deputados ficam temerosos de votar a favor da reforma e não serem reeleitos. Afinal, eles têm razão, o interesse imediato deles é mais importante do que o futuro do país. Até porque o futuro de alguns deles não será longo. Bem, por conta disso, o Presidente do Senado sugeriu deixar a votação para novembro, depois que ele e seus “parças” forem reeleitos. A reforma da Previdencia tinha grandes chances de ser aprovada em 2017. Já tinha data marcada para ser votada, quando o micróbio asqueroso do Friboi armou uma cilada em cima do presidente com aquela gravação criminosa (provavelmente com a anuência e a orientação da PGR e da PFe recebendo benefícios escabrosos na deleção). Aí… Sabemos no que deu.  A vaca foi pro brejo! Mas ele também se ferrou, falou o que não queria contar, gravando sem querer uma conversa com seu puxa-saco e o tiro saiu pela culatra. Tá passando uma temporada na Papuda por se achar muito papudo. Que apodreça por lá.

Obra Menor – Admiro pessoas que já estão com a validade vencida e continuam fazendo seu trabalho. Woody Allen é um deles. Com 82 anos todo ano faz um filme. O último deles, Roda Gigante, em exibição em S. Paulo e em outras cidades pelo Brasil, é considerado um trabalho menor do diretor. Porém, a obra menor de um grande mestre sempre é melhor do que a melhor obra de um pequeno mestre. Apesar disso, Roda Gigante tem qualidades, Kate Winslet, ganhadora de Oscar, está ótima como a protagonista; a fotografia espetacular de mestre Vittorio Storaro destaca-se junto com a recriação dos anos 50. A trama mostra Kate como a garçonete casada com um cascudo alcoólatra que trabalha num parque de diversões. Infeliz no casamento, ela se envolve com um  salva-vidas, Justin Tmberlake justamente quando sua graciosa enteada vai morar na casa dela. Quem quiser pode baixar na Net. É um bom programa. E com pipoca melhor ainda.

Deu Ruim! – Atenção apreciadores de vinhos nobres europeus: preparem os bolsos. As mudanças climáticas afetaram as vinhas do velho continente prejudicando a produção dos principais países e deu ruim. A Itália, a número um na produção mundial teve uma queda de 23%; A França, a segundona, amargou 19% a menos e a Espanha, 15%. A oferta mundial vai diminuir 8%, equivalente a quase 3 bilhões a menos de garrafas no mercado. É, claro, o preço vai disparar quando chegar às prateleiras. Não quer machucar o bolso? Vinhos produzidos em regiões que tiveram um clima favorável é a pedida A América Latina, o Leste Europeu e a Oceânia foram menos afetadas. Vinhos da Austrália, Argentina e Chile não fazem feio e o vinho brasileiro, o 14º. produtor mundial, vem melhorando a qualidade de ano para ano. Não tenho referencia sobre vinhos do Leste Europeu. Quer experimentar? É por sua conta e risco. Pra mim não afetando a produção de cerveja… Tá tudo bem.

Prá Sempre – Eu aguardava minha vez para ser atendido na rotisseria de um supermercado quando escuto alguém cantando uma canção que já ouvi mais de mil vezes e é minha preferida. Não resisiti, saí de meu lugar para ver quem cantava essa linda canção. Era uma jovem, bonita, aparentando ter pouco mais de 20 anos. Ela não percebeu minha presença, continuando a atender as pessoas e cantando baixinho “Olha que coisa mais linda, Mais cheia de graça…” Quem estava na fila, provavelmente, nem notaram a música. Fiquei parada em frente a ela, surpreso, e aí ela percebeu minha presença. Não podia acreditar! Uma jovem cantarolando “Garota de Ipanema”, a canção brasileira mais conhecida e gravada no mundo inteiro, quando estamos tomados por um turbilhão de sertanejo?!” Dei os parabéns a ela e perguntei onde conheceu a Garota. Ela respondeu que foi através de seu pai, que adora Tom Jobim. Quis conversar mais, saber seu nome, onde morava, para entrar em contato com o pai dela – É raro encontrar hoje quem gosta de Tom Jobim, ou são veteranos ou músicos. No entanto, o local não permitiu, pois logo ela atendia outra pessoa. Voltei a fila, em último lugar e quando chegou minha vez, infelizmente não fui atendido por ela. De qualquer modo, saí de lá feliz. “Garota de Ipanema” é música para sempre!

A Dúvida – Continua a dúvida e as discussões sobre se aquele que tem nome de molusco será engaiolado… se vai conseguir ser candidato… Façam suas apostas. Querem meu palpite? Também estou em dúvida.

A Vaca e o Burro – A vaca, no estábulo, cansada de toda manhã ter de aguentar apertarem suas tetas para tirar leite, disse ao burro:
“Vou me mudar para a Índia. Lá as vacas são sagradas, tratadas como Deus”.
E o burro responde: “Eu vou ficar por aqui. No Brasil qualquer burro pode ser político”.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes