Café Minuto – Baralho

VACINAS – Só se fala de covid, sempre notícias negativas. Porque não coisas positivas? Por exemplo, há dúvidas sobre a vacina que começou a ser aplicadas. Quem já pegou o covid 19, se curou, precisa tomar a vacina? A resposta é SIM! Só não pode ser aplicada em quem está “encovidado”. Tem que se curar primeiro. Essa pergunta leva a outra: Porque tomar se já se “encovidou”? A imunidade dos que já foram coronariados e se curaram vai diminuindo. Não se sabe quanto tempo dura essa imunidade, de acordo com um estudo da Universidade de Stanford, EUA. Então… melhor tomar a vacina. Outra pergunta. Se eu tomar a vacina a imunidade é mais duradoura? Também não se sabe essa resposta. Contudo, entretanto, porém, no entanto… É diferente! A vacina tem potencial de gerar anticorpos mais potentes e duradouros do que a imunidade natural do organismo. Caso haja necessidade de reaplicar a vacina de tempos em tempos, será feito como a vacina da gripe, que todo ano precisa ser revalidada. Como se sabe, ou não se sabe, as conclusões coronarianas são problemas recentes. E vai se descobrindo aos poucos. Em um ano foi feito muita coisa, até vacina. É uma questão de tempo, mas também não se sabe quanto tempo.     

SAI COVID – Mais informação. Recebi um vídeo de um provável médico, não há citação de seu nome, dando dicas sobre a imunidade. Não é novidade, mas é assunto importante, vamos refrescar a memória. Segundo o “será médico?” muitos são contaminados pelo corona devido a baixa imunidade. Ele dá conselhos para manter e melhorar a imunidade. Comece bebendo água como camelo que vai atravessar deserto. No mínimo 2 litros por dia, nem que seja pra comer sal. Alimentação saudável. principalmente frutas, legumes, verduras e especiarias, como açafrão, manjericão, alho, cebola… São verdadeiros medicamentos. Tome banho de sol, onde entra sol sai a doença. 15 minutos por dia, pela manhã ou a tarde. É preciso tomar banho de chuveiro também. Passe mais tempo ao ar livre, ar puro. Se ele estiver preso solte-o, se estiver sujo lave-o. Faça atividades físicas, mesmo em casa. Descanse o corpo e a mente, durma cedo e acorde cedo. Você fica com mais tempo pra não fazer nada. Fuja de notícias ruins. Saia da sala, esconda-se no armário, vá para o banheiro… Criam tensão na sua mente, não contribuem para seu bem estar. Evite açúcar, doces, guloseimas, massas, amidos… Tudo que origina açúcar no organismo. Leite de vaca e derivados e produtos industrializados. Esses alimentos podem prejudicar a imunidade. Todas essas ações são simples e contribuem para manter a imunidade. No caso de contaminação os sintomas podem não se manifestar ou serem mais leves. A imunidade é uma barreira contra o corona idiota.    

DESMATAMENTO – Falou-se muito em desmatamento na Amazônia, em 2020. Houve fortes críticas, inclusive do exterior. Pouco ou nada foi feito para diminuir a destruição da floresta. Acho que pesou as críticas e a inércia. Pois agora o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que está na corda bamba para cair na frigideira, quer a “módica” quantia de 1 bilhão de dólares para reduzir o desmatamento da Amazônia. Ele quer ajuda externa – sim, porque interna não há dinheiro nem para comprar uma enxada – e vai pedir aos EUA, segundo o jornal O Estadão. O plano é de 1 bi em 12 meses. Foi perguntado também para a Noruega se eles aceitam colaborar. Caso aceitem ganharão uma árvore da Amazônia. Segundo dados do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – 2020 teve o maior desmatamento em 12 anos. A destruição nos últimos meses foi ligeiramente inferior ao ano passado, embora ainda perto de níveis históricos para a época do ano em que a extração de madeira diminui. A Amazônia é um assunto que me preocupa. É polêmico, precisa haver limites para a exploração da floresta, locais permitidos, muita fiscalização e muuuito dinheiro!!! Esse 1 bilhão pode ser o início de um plano para reduzir a devastação. 

ESPERTALHONA – Josedélia, de férias, passeava a beira de um ribeirão quando encontra um sapo enroscado num arbusto. Ela livra o sapo, e eis que surge um gênio e lhe concede três pedidos por ela livra-lo do enrosco. Mas com uma ressalva, era um gênio em fase de aprendizado. Tudo que ela pedisse, seu marido ou qualquer outro que estivesse com ela teria cinco vezes mais. Tudo bem disse ela. Quero ser muuuito rica… Certo, mas seu marido será cinco vezes mais rico, diz o gênio. O que é meu é dele e o que é dele é meu. Agora quero ser muuuito bonita. Lembre-se, a mulherada vai cair matando em cima de seu marido. Não tem problema. Ela estava riquíssima, lindíssima e então faz seu último pedido. Quero ter um enfartezinho, bem pequenininho… só um susto.

ULTRAPROCESSADOS – Sabe o que é isso? São alimentos adicionados com mais de 5 aditivos. Os mais utilizados. Conservantes, antiumectantes, flavorizantes, antioxidantes, emulsificantes, estabilizantes, espessantes, edulcorantes, aromatizantes. Perceberam que todos terminam com o sufixo antes. Porque são adicionados “antes” da fabricação. Tem produto que tem mais aditivos do que ingredientes naturais. E para que servem? Pra tudo. Conservar o produto, dar sabor, aroma, estabilizar os ingredientes, evitar umidade, torna-lo mais cremoso… Fazem mal a saúde? É… bem… Pra você ficar sossegado, todos os aditivos são seguros, controlados e aprovados por lei pelo Ministério da Saúde através da Anvisa. São usados no mundo todo. Se não fosse os aditivos muita gente não teria o que comer, principalmente em países pobres cujos alimentos vêm de fora. Então, vamos dizer… É um “mal” necessário. Mas você pode evitar de ingerir ultraprocessados. Basta ver os ingredientes na embalagem. Evite os que têm mais de 3 aditivos. Hoje, praticamente todos os alimentos industrializados usam aditivos. Veja alguns “aditivados”: salgadinhos tipo baconzitos, molhos prontos, temperos, sopas, macarrão instantâneo, bolos prontos, pães industrializados tipo pão de forma, biscoitos, doces, comida congelada, suco de caixinha ou de caixão, refrigerantes, barra de cereais, iogurtes e bebidas lácteas, e outros que nem imaginamos, como leite. Ah! Chocolate! Sim, essa delícia tem aditivo, não mais que dois ou três, geralmente emulsificantes e aromatizantes. Pode comer sem susto e… Sem exagero.

CINEMA NO SOFÁ – O filme do sofá hoje é Os Bons Companheiros, de 1990, direção de Martin Scorsese, com Robert De Niro, um colecionador de prêmios por seu trabalho em mais de 50 filmes. Os mais importantes: 2 Oscar, melhor ator e melhor coadjuvante e mais 2 indicações; 4 Globos de Ouro, mais 4 indicações. Nascido em 1943, em New York, faz uma bela carreira. Sua parceria com o diretor Martin Scorsese rendeu alguns grandes filmes que entraram para a história do cinema. Com diversos prêmios e elogios, é considerado um dos melhores astros do cinema. A história de Os Bons Companheiros é sobre um jovem que cresce na Máfia. Ele trabalha arduamente para crescer entre seus companheiros. Gosta de dinheiro e luxo (todos gostam, né!) e não liga para o horror que provoca. Infelizmente sua dependência de drogas e alguns erros destroem sua escalada ao topo. Em vez de pipoca, salgadinhos. E sempre a cervejinha.

OS PEQUENOS – Já comentei aqui a aberração de “povoados” com menos de 5 mil habitantes serem municípios. Parece que o Café Minuto chegou ao Planalto e o governo vai apresentar uma PEC – Proposta de Emenda Constitucional – do Pacto Federativo para extinguir municípios com menos de 5 mil habitantes, exatamente como propus, desde que tenha arrecadação inferior a 10% da receita total. A PEC tem que passar pelo Congresso e talvez não seja aprovada. Com PEC, PIC, POC… Tomara que aprovem. Um lugarejo com 3 mil habitantes pode ser município? É brincadeira!! O governo federal e estadual paga para existir uma cidade que não existe. Não tem arrecadação suficiente para bancar as despesas da máquina burocrática e política Sim, tem prefeito, vice, vereadores, posto de saúde, servidores públicos… Igual a uma cidade “mais maior de grande”. Esses municípios que seriam extintos passariam a pertencer a uma cidade maior mais próxima. O Brasil tem 1.275 “vilas” com menos de 5 mil pessoas, 22% das 5.570 cidades brasileiras. Vivem nelas 4,2 milhões de habitantes. S. Paulo, o Estado com maior número de municípios, 645, possui 143 cidadezinhas. O Estado com mais municípios nessas condições é “as Minas Gerais”, 233. A seguir, colado a Minas, R.S. Sul, 231. Existem 4 Estados com somente 1 “povoado”: Amazonas, Amapá, Pará e Espirito Santo.     

BARALHO – Quem nunca jogou baralho? Da geração a partir dos 50. E quem sabe o significado das cartas? Aí pegou! As 52 cartas representam as 52 semanas do ano. As duas cores, vermelho e preto, o dia e a noite. Os naipes as 4 estações do ano, cada qual com 13 cartas correspondendo as semanas de cada estação. 12 cartas judiciais, com figuras, representam os 12 meses do ano. Se somarmos as cartas 2 + 2 + 2 + 2 + 3 + 3…. até o As, a soma será 365, os dias do ano. O jogo de cartas é um calendário agrícola que mostrava os meses, as semanas, os dias e as estações do ano. A cada nova temporada era a semana do rei, da dama e do valete. Até que a semana do As, muda a estação e troca a cor. Os coringas representam os anos bissextos . Joguei muito baralho quando criança e adolescente. Tinha boa pontaria e acertava sempre a cabeça de meus amigos. Também fazia chuva de baralho, jogava as cartas para o alto. Mas eu e o mundo não sabíamos o significado das cartas. Café Minuto também é cultura inútil.

A TRÊS – Eudefrônio, 60 anos, recém divorciado, vai para a noite num single bar. Lá conhece Benecreuda, 58 anos, bonita e com tudo em cima. Papo vai… Papo vem… E vamos transar? Ela concorda e propõe uma transa a três. Uau! Exclama Eudefrônio. Nunca transou com duas mulheres, topou na hora! Ela convida-o para ir a sua casa, mais confortável com bebidas e petiscos. Chegam ao seu apê e Eudefrônio excitadíssimo! Eles entram, Benecreuda fecha a porta e grita: manheeee cheguei! Se arruma.      

TIMÓTEO – Não era fã de Agnaldo Timóteo. Músicas melosas, dor de cotovelo, voz de barítono de ópera… Nunca foi minha praia. Reconheço, no entanto, que era um grande cantor, voz potente, fez sucesso, tinha sua legião de fãs merecidamente. Me chateia quando um artista vai embora, qualquer que seja. Acho que artista não deveria ir embora nunca. Descanse em paz no reino dos céus. E prepare-se para shows a outra plateia. Adeus Timóteo!

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes