Café Minuto – Baleia Azul

Quem Nos Salva?

O que esperar quando até a Suprema Corte de um país começa a deixar de ser confiável? A esperança vai para o espaço. Pois o STF soltou um dos chefões da quadrilha petista que assaltou o país. O propineiro Zé Dirceu está fora das grades. A segunda turma do STF decidiu solta-lo. Votaram Edson Fachin, relator da Lava-Jato e Celso de Mello para que ele continuasse em cana. Lewandowski e Toffoli para livrá-lo da cana. O voto desses dois não é novidade. Toffoli foi advogado do ParTido, e sub secretário da Casa Civil, à época em que Dirceu era ministro. Era seu patrão, portanto. Lewandowski, velho amigo de Lula de S. Bernardo, queria “amaciar” para Dirceu no mensalão, e armou para que Dilma não perdesse seus direitos políticos. O terceiro voto, a favor do Zé dos Trambiques foi de Gilmar Mendes. Ele é crítico contumaz do MP e contra prisões preventivas longas e fala bobagens. O STF começou a bombardear a Lava-Jato e lançou logo um míssil balístico. Mas nem tudo está perdido, Zé das Trapaças deverá ser julgado em 2ª. instância e poderá voltar ao seu “apê” em Curitiba.

Todos Iguais?

Os três bicudos que votaram a favor do Zé 171 consideram que a prisão preventiva é uma antecipação da pena. Embora Dirceu tenha sido condenado duas vezes em 1ª instância a 32 anos de cana, a sentença não foi confirmada ainda na 2ª instância, o que pressupõe sua inocência, causando constrangimento ao Zé Muambeiro. Tadinho! Acontece que no Brasil existem 34% dos engaiolados (221.000 detentos) como presos provisórios, que nem sequer foram julgados em 1ª. instância. Pelo critério dos três ministros todos eles deveriam ser liberados também. Mas não. Mofam na cadeia aguardando julgamento. Eles são pobres, não dispõem de prestigio e nem dos melhores advogados, como o Zé das Mutretas. Todos são iguais perante a lei, porém, alguns são mais iguais que outros.

Se Ferrou

O Papa Epamineudo VIII escolhia todo início de ano, entres os monges do Vaticano, um ajudante de ordens, sempre de uma nacionalidade diferente. Epamineudo estava no seu 8º. ano de pontificado e nesse ano da graça de 1388 escolheu um monge português, frei Joaquim Manoel. Para facilitar, o papa juntou a primeira sílaba do primeiro nome do frei, com a última de seu segundo nome e assim o chamava de frei Joel. Jovem e com fama de inteligente, o monge era assistente do cardeal alemão asmático Wou Tussy, por isso foi o escolhido. Assim que assumiu seu novo cargo foi passado a ele suas atribuições para com o Sumo Pontífice. Uma delas consistia em acorda-lo todas as manhãs às 6 hs dizendo: “Bom dia Santidade, são 6hs, o dia está lindo e o café está servido”.
E assim foi. Epamineudo respondia: “Obrigado frei Joel. Deus já me havia dito”.
O tempo foi passando, todos os dias Joel dizia a mesma coisa e o papa respondia também a mesma coisa. Joel começou a ficar encafifado:
“Ora, o papa já sabe como está o dia, por conta de Deus, porque eu tenho que dizer todas as manhãs que o dia está lindo?”
Certa manhã frei Joel acorda Epamineudo VIII com as palavras de sempre e ele responde também como de costume. Frei Joel então diz: “Pois se ferrou! São 8 horas, chove pra cacete e hoje não é café é chá.

Caminhando…

Apesar do barulho todo contra a reforma trabalhista e a previdenciária até aqui tudo está caminhando, sem lenço e sem documento, a favor do governo. A trabalhista foi aprovada na Câmara e seguiu para o Senado; a previdenciária foi aprovada na CCJ – Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. O próximo passo é seguir para votação no plenário. Como essa é mais complicada, pelas contas do governo ainda não há votos necessários para sua aprovação. Por isso vai ficar em banho-maria até o fisiologismo conseguir convencer deputados a votarem a favor.

Baleia Azul

É o nome de um jogo imbecil que induz jovens ao suicídio. Tem preocupado pais e autoridades no Brasil, que investigam 8 tentativas de suicídios e vários casos de mutilação. O jogo, originário da Rússia tem 50 desafios, entre eles, assistir filmes de terror, cortarem-se, desenhar uma baleia na pele com uma lâmina, se mutilarem… E o último deles é o suicídio. Baleia Azul é um mamífero considerado tímido que vive nas profundezas do oceano, por isso mesmo raro de ser visto. Os administradores do jogo dizem que essas baleias encalham para provocar a própria morte. Assim fazem analogia com a vida de jovens tímidos, desencorajados, sem esperança, que sofrem bullyng e se sentem rejeitados. Entram nesse jogo para sentirem-se aceitos por um grupo e vão realizando os desafios. A cada desafio vencido são mais aceitos pelos curadores do grupo. Eles induzem os jovens a situações de estresse, como acordar as 4:30 da madrugada para realizar os desafios – é nesse horário que acontecem os suicídios – exibem imagens fortes, músicas…o que os tornam mais depressivos. É importante os pais saberem o que os jovens veem na TV e na internet, ficar atento ao comportamento dos filhos e principalmente uma família com estrutura emocional saudável. A orientação e proximidade dos pais trás segurança afetiva ao jovem. Tudo isso diminui, ou anula o risco de problemas. Quando jovem havia a roleta russa, com apenas um desafio: pegar uma arma com uma bala no tambor girá-lo e apertar o gatilho. Se a bala estivesse aí… Tchau! A chance era de 5 por 1…. Tchau! O grande jogo é a vida. É por ela que devemos lutar e vencer todos os dias.

Voar… Voar…

Quem voa com medo? Quem não voa por medo? Saiba que o avião é o meio de transporte mais seguro que existe, depois do elevador. Mesmo assim, tem gente que continua morrendo de medo (como eu). Dois fatores podem contribuir para isso: a falta de informação sobre as aeronaves (que não é meu caso) e os acidentes fatais (raros) divulgados pela mídia com estardalhaço. As estatísticas mostram, é mais seguro estarmos ar do que estar na estrada. Quer ver? Em um milhão de decolagens a probabilidade de que aconteçam acidentes é de 1,6 vezes. Inclui todos os tipos de imprevistos e não só os acidentes fatais. Considerando apenas situações com risco de morte, a proporção é menor: 1 acidente a cada 4 milhões de decolagens. Esses dados são da Associação Internacional de Transporte Aéreo – IATA em inglês – que regula a aviação internacional. Acidentes fatais acontecem a cada 5,7 milhão de decolagens. Segundo a IATA, se uma pessoa voasse todos os dias sofreria um acidente fatal, em algum momento, nos próximos 2.700 anos. Então?

Os Trapaceiros

Filme tipo sessão da tarde, nem por isso xarope, “Despedida em Grande Estilo” tem três excelentes e veteranos atores de Hollywood como protagonistas: Michael Caine, 84; Alan Arkin, 83; Morgan Freeman, 79 anos. Caine, aposentado, está prestes a perder sua aposentadoria por falcatruas do banco. Ele está na agencia para resolver a questão quando ela é assaltada. Os bandidos fogem com sacolas de dinheiro. Ele assiste ao assalto e pensa em fazer o mesmo, afinal pode perder sua aposentadoria. Resolve conversar com seus amigos e tentar persuadi-los. Eles topam depois de muita conversa e são orientados por um veterano ladrão de bancos. O roteiro explora a idade dos três para fazer humor e do jogo entre eles e o policial encarregado do caso. E uma boa diversão, sem contraindicações, com reviravoltas e soluções espertas. E daqueles filmes que deixa a vida mais leve.

Atrocidades

Uma garota, em S. Paulo, foi espancada e torturada por 4 anos, todos os dias pela mãe e o padrasto. Fizeram coisas que nem o diabo faria. O motivo: ela não arrumava a casa direito. Cometeram inúmeras brutalidades com a menina. Apertar partes do corpo da garota, inclusive a vagina com alicate; cortar sua língua e costurar com agulha; amarrar os pés e os braços para ela ficar sem se mexer; dormir de pé e a até fora de casa; ficar sem comer várias vezes. A mãe arrancou três unhas dela com alicate enquanto o padrasto a segurava, depois furou a sola dos pés; amarrou sua barriga com um fio apertando com um alicate. Ela contou que apanhava quando chamava sua mãe… de mãe, ela não gostava. Um dia a infeliz fugiu e foi parar no Conselho Tutelar da Lapa com o corpo coberto de hematomas, cortes e cicatrizes. O Conselho apresentou denúncia à policia. A juíza horrorizada com tanta crueldade condenou a mãe a 48 anos de prisão e o padrasto a 33 anos. Pessoas assim devem pensar e falar com aquele orifício que fica atrás de nosso corpo porque é lá que está o cérebro.

De Volta

Pela 8ª. vez no Brasil, Paul McCartney está de volta para mais quatro shows com sua nova turnê “One on One”. Dessa vez vai presentear os baianos, pela primeira vez vai se apresentar em Salvador. Paul incluiu o Brasil em sua rota de shows anuais. Ele virá em outubro e no dia 13 se apresenta no Beira Rio, em Porto Alegre; dia 15 no Allianz Parque, em S. Paulo; dia 17, Mineirão, em Belo Horizonte; dia 20, na Fonte Nova, em Salvador. Os ingressos estarão à venda a partir do dia 8 pela net. Preços: Cadeira Superior 350 reais; Cadeira inferior 580; Pista, 400; Pista Premium, 850. Crianças, estudantes e veteranos pagam meia. Então, estarei dia 15 de outubro, em S. Paulo, para mais um encontro com Paul, que é sempre bem vindo ao Brasil.

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes