Café Minuto – Baby Boomers

ESPERANÇA – Uma excelente notícia! Um hospital de Israel acredita ter encontrado um novo tratamento para a Covid em casos moderados e graves. A fórmula completou com êxito a Fase 1 do estudo clínico com humanos, segundo os pesquisadores. Conhecida oficialmente como EXO-CD24, o medicamento é inalado uma vez por dia, durante alguns minutos, por um período de cinco dias. Até o momento o medicamento experimental foi testado em 30 pacientes que estavam hospitalizados com quadros moderados e graves da Covid 19. Os pesquisadores divulgaram que a fórmula auxiliou na recuperação de todos os pacientes, sendo que 29 deles se recuperaram entre três a cinco dias. Uau! O medicamento combate a tempestade de citocinas, moléculas produzidas por uma variedade de células no local. É uma reação imunológica do organismo. Ocorre quando gera uma quantidade exagerada de defesas contra o vírus. É como se o sistema imunológico ao invés de melhorar o quadro do paciente causasse um agravamento do quadro clínico. Esse medicamento inibe essa tempestade de citocinas, evitando o agravamento. À venda em nenhum lugar… por enquanto!

CRESCIMENTO – Empresas que “preveem” o futuro indicam crescimento da economia esse ano, mesmo com a pandemia. Um indício foi o crescimento do PIB no 1º. Trimestre, 1,2%. No 2º. semestre prevê-se bom desempenho e o PIB deve subir de 4,4% a 5,9% no ano, apesar das ondas covidianas. Não sei não… Tomara! E como feita essa previsão? É baseada em indicadores antecedentes, produtos que estão no começo da cadeia de produção, como embalagens e matérias primas, componentes eletrônicos. Esses setores estão com desempenho positivo com vendas crescendo. Sinal de que a indústria vai produzir mais. Daí projeta-se que a atividade econômica crescerá até dezembro. Apesar do otimismo de empresários e economistas, depende do controle da pandemia, do avanço da vacinação, da recuperação dos empregos e controle da inflação. O governo divulga em junho o PIB do 1º. Semestre do ano. Os números vão mostrar impactos ou não da 2ª. onda pandemíaca.  Outros setores que indicam crescimento são empresas de infraestrutura, construção, transportes, energia elétrica e telecomunicações. Em março e abril apresentaram uma leve retomada de crescimento. Mais três outros indicadores que ajudam a economia a crescer. Exportações. A China, por exemplo, está comprando mais matérias primas – metais e alimentos. E o Brasil é um dos maiores exportadores desses produtos. Consumo pessoal e de alimentos. Itens básicos, alimentação, higiene e limpeza estão mantendo o ritmo de crescimento. Compras de bens duráveis. A parcela que manteve empregos e não teve redução salarial, preservou o nível de renda, comprou bens duráveis, mas gastou menos em viagens e lazer. Bom, em 2022 a gente volta a se falar. Cresceu ou não!    

CHAPEUZINHO – Ia para a casa da vovó quando notou um movimento atrás de uma moita. Foi ver o que era e vê o lobo. – Seu Lobo o senhor por aqui? – Sim chapeuzinho. – Pra que esses olhos tão grandes?  – É para te ver melhor. E saiu correndo pela mata. Mais adiante outro movimento de moita e chapeuzinho vai olhar. Lá estava o lobo. – Seu Lobo, o senhor…? – Pois é chapeuzinho… – Pra que essas orelhas tão grandes? – É para te ouvir melhor. E o lobo sumiu na floresta. Depois de mais uma caminhada arbustos se mexem. Chapeuzinho dá de cara com o lobo outra vez. – Seu Lobo atrás de moita de novo!! Pra que essa boca enorme? – É pra te mandar para aquele lugar porque estou querendo fazer coco faz um tempão e você não me deixa. #### Da. Peidilha vai ao médico queixando-se de dores pelo corpo. – Dr. Meu corpo todo dói. Eu ponho o dedo na perna ela dói; ponho no braço ele dói; aperto a barriga ela dói; ponho o dedo no peito dói; a cabeça dói, tudo dói. Dr. Teudôr examina Da. Peidilha dos pés a cabeça. – Hum… Acho que já sei a causa. – É grave Dr.? – Não, Da. Peidilha, a senhora apenas quebrou o dedo da mão.

BABY BOOMERS – A geração nascida entre 1946 e 1964, os Baby Boomers, da qual faço parte, brincava na rua, lia histórias em quadrinho, os gibis, via animações de Disney, filmes de cow boys… Certos personagens famosos que habitavam esse mundo não eram modelos de virtude para a criançada. Tarzan andava quase nu e sempre com uma macaca. Cinderela chegava à meia noite. Pinóquio era o maior mentiroso do mundo. Aladim era ladrão. Batman dirigia como louco, 320 km/h, e andava fantasiado de morcego. Branca de Neve morava com 7 anões… homens. Popeye fumava uma erva estranha, ganhava força e ficava “locão”. Cascão não tomava banho. Cebolinha falava tudo “elado”. Mônica, machona, batia nos meninos. Magali, gulosa, capaz de comer até pé de mesa. Mickey namorava Minie e enrolava ela, nunca se casou. Pato Donald fez o mesmo com Margarida, e pior não trabalhava. Os três sobrinhos davam cano na escola e só aprontavam confusões. Tio Patinhas, pão duro, não abria a mão nem para cumprimentos. Gastão, boa vida, vivia da malandragem e da sorte. E não é que com todos esses bons “exemplos” conseguiram ser uma geração “da hora” e educar bem os filhos? 

O DEPOIS – Mário Quintana (1906/1994) gaúcho, jornalista, poeta, escritor, tradutor (1906/1994) está sempre nas redes sociais. Recebi um poema dele muito legal e selecionei uma parte, pois é longo, que tem muito a ver com nosso dia a dia. É o “depois” usado por todos nós. Depois eu vejo, depois eu faço… Vamos ao depois do Mário. “AGORA”! “Tente eliminar o depois… Depois te ligo… Depois eu faço… Depois eu falo… Depois eu mudo… Deixamos tudo para depois, como se o depois fosse melhor, porque não entendemos que… Depois, o café esfria… Depois, a prioridade muda… ,Depois, o encanto se perde… Depois, o cedo se transforma em tarde… Depois, as coisas mudam… Depois, os filhos crescem… Depois, a gente envelhece… Depois, as promessas são esquecidas… Depois, o dia vira noite… Depois a vida acaba… Não deixe nada para depois porque na espera do depois se pode perder os melhores momentos, as melhores experiências, os melhores amigos, os melhores amores. Lembre-se que o depois pode ser tarde.  O dia é hoje, muitos de nós não estamos mais na idade em que é permitido postergar. Talvez tenha tempo para ler e depois compartilhar esta mensagem ou talvez deixar para “depois”. Sempre unidos… Sempre juntos… Sempre fraternos… Sempre amigos…” Leia o Café agora. Sem deixar para depois. Achei legal esse poema do Mário.  

CINEMA NO SOFÁ – Se proteja do tiroteio, o filme de hoje é um policial, que são raros hoje em dia. Produção americana, de 2009 “Inimigos Públicos” é a história real de um agente do FBI, a caça de John Dillinger, famoso assaltante de banco nos anos 30. O mais perigoso, ousado e violento dos assaltantes de bancos desse tempo. Atraia a opinião pública, dizia retirar dos bancos o dinheiro que eles roubavam do cidadão. Prender Dillinger, inimigo público número um, segundo J. Edgar Hoover, diretor do FBI, tornou-se sua obsessão. Para ajudar na missão, contrata um policial que também acaba obcecado pela captura de Dillinger. Esse agente, do qual o filme se baseia, se suicidou em 1960. Direção Michael Mann. Elenco: Johnny Deep, Christhian Bale, Marion Cottilliard, Stephen Grahan. Um bom policial como a muito não se via. Recomenda-se assistir com colete a prova de balas. Vai que escapa uma pelo monitor. Pipoca à vontade e cerveja bem gelada.              

SESSENTÃO – Muita gente não quer envelhecer. Quando começa a ter mais passado do que futuro é uma tragédia. Simples! É só morrer antes. Sim, perde-se muitas coisas com a idade, mas ganha-se outras. Exemplo, não precisa enfrentar longas filas, costuma ter uma exclusiva para idosos. Tem atendimento prioritário. Cinema, teatro, shows e outros espetáculos paga-se meia. Tem vaga exclusiva para idosos, embora nem sempre se encontra, pois há mais sessentões do que vagas. Sua vista não vai piorar mais, suas articulações são mais confiáveis que a meteorologia. Tudo que você contar para os amigos ficará bem guardado porque eles esquecem. Ninguém mais vai dizer que você é hipocondríaco. Pode dar festas em casa e os vizinhos nem percebem. Tem assentos exclusivos nos cinemas, espetáculos, transportes coletivos. Todos os assentos estão ocupados? Sempre tem alguém que cede o lugar. Viva bem!   

ENCRENCAS – Neymar apronta outra encrenca, mais uma vez acusado de assédio sexual. A vítima foi uma colaboradora da Nike, seu principal patrocinador. Neymar foi denunciado em 2018 por uma funcionária em um fórum organizado por lideranças da empresa. O suposto assédio aconteceu em 2016. Uma investigação independente da Nilke, em 2019, foi aberta com resultados “inconclusivos”. Convidado para cooperar nas investigações, Neymar se recusou. Sua postura fez a Nike romper o contrato que mantinha com o “meninão” desde seus 13 anos, de acordo com o “Wall Street Journal” e confirmado pelo UOL, que confirmou com a Nike. A funcionária da Nike revelou que o jogador tentou força-la a fazer sexo oral em seu quarto de hotel, quando estava em New York. Ela ajudava a coordenar um evento para o garotão e sua turma. Não gosto de Neymar. É um grande jogador, mas não será o melhor do mundo a continuar com acusações de assedio, farra, grandes festas, polêmicas em campo… Sua postura dentro e fora de campo não é compatível como o melhor do mundo. Já viu Messi e Cristiano Ronaldo envolvido em trapalhadas em suas vidas pessoais e profissionais? Cresça e apareça como homem.

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes