Café Minuto – APPLE X GOOGLE

TÁ RUIM MAS TÁ BOM – Em 2020 o PIB de muitos países despencaram, com exceção de…? Adivinha! Tá fácil. A China, claro! Cresceu 1,97%. Ela está fora desse ranking. Então vamos começar com os EUA cujo PIB encolheu 3,5%. Brasil, 4,1%. Guarde esses números. Japão, 4,8%; Alemanha, 4,9%; Rússia, 5,05%; Colômbia, 6,8%; Bolívia, 7,33%; México, 8,5%; Reino Unido, 9,9% (não se reuniram e caíram feio); Espanha, 11%; Argentina, 12,31%. Veja que ficamos apenas atrás dos EUA. Demos chapéu no Japão, Alemanha, Rússia, Reino Unido e Espanha. E garfamos todos da América do Sul. O que você conclui disso? Será que algo está dando certo no Brasil?

APPLE X GOOGLE – Atenção Google: barbas de molho! É provável que a Apple esteja desenvolvendo seu próprio buscador. A Apple é um trator, uma empresa inovadora e competitiva. A maçã com seus lançamentos revolucionários, computadores, smartphones, tablets, tem poder até de alterar o comportamento social. Ela quer controlar tudo o que se relaciona com seus produtos. O desenvolvimento de um buscador está perfeitamente coerente com seu histórico. E já deu sinais evidentes que pretende entrar nessa competição. Além disso, há outra motivação: uma nova lei antitruste discutida no Congresso americano, que investiga há algum tempo, por meio do Depto de Justiça o enorme poder das big techs nos EUA. Caso uma nova lei force o Google a cancelar seus contratos será um mamão com açúcar para a Apple ser uma segunda opção. Bom, mas o Google tem músculo para bater com a Apple, possui 93% do mercado de buscador na net. Desde que surgiu há décadas, os usuários se acostumaram com o design e seu funcionamento. Além disso o Google oferece uma série de serviços universais, como armazenamento, videoconferências, e-mail, tradutor, entre tantos outros serviços. E poucas marcas são tão confiáveis e uteis ao consumidor. E aí Apple? Vai encarar?    

EXPLOSIVO – No fim da balada Astofreido descola uma garota gostosíssima. Vão para um motel e ele começa a se despir. Tira a camisa e mostra o bíceps. – Aqui tem 60 quilos de dinamite. Mostra o abdômen. –  Aqui são mais 80 quilos. Tira a calça. – Olhe minhas coxas, nitroglicerina pura! Aì tira a cueca samba canção. E a garota sai gritando – Evacuem o motel! Minha suíte está cheia de explosivos e o pavio é curto!!!!

A ESPOSA – Mirandália liga para Ebonélio, seu marido. – Querido, por favor, não esqueça de comprar pão na hora de voltar do trabalho. Outra coisa, sua namorada Farmelia está aqui e manda um oi a você. – Quem é Farmelia? Ninguém, só queria que você respondesse para ter confirmação de que ouviu meu pedido. – Mas estou com a Farmelia agora, achei que você a tivesse visto. – O que?! Onde você está? Pergunta Mirandália surpresa. – Perto da padaria do bairro. – Seu safado! Espere que estou indo aí agora. Após 10 minutos ela liga para Ebonélio. – Estou na padaria. Cadê você? – Estou no trabalho. Aproveita que você está aí, compre o pão e vá pra casa.

INVASÃO NA UE – O coronavírus invadiu a UE outra vez. Uma onda avassaladora com rápido aumento de contágio e mortes estão assustando os europeus. Várias nações do bloco estão adotando novas restrições. A solução é a vacinação em massa, mas nem todos gostam de massa. De qualquer modo a vacina virou uma briga de foice e faca entre os países membros da UE, devido a escassez. Um grupo de líderes europeus enviaram uma carta rasgando o verbo com bronca aos presidentes do Conselho Europeu, criticando a disparidade na distribuição de vacinas aos países e apelam para a igualdade entre as nações. Na Itália mais de 27 mil casos foram registrados com 380 mortes no sábado, dia 13. A maior parte do país está em bloqueio. Na França, uma “situação sombria” domina o país. Paris está tensa e preocupante. Macron, que adora uma macronrronada, impôs toque de recolher. Mas cadê o corneteiro? Ninguém quer sair de casa. Na Alemanha, 12.674 contaminados no mesmo sábado, dia 13. Foi estratégia do corona invadir Itália, França e Alemanha no mesmo dia. Deu certo! Merkel reconheceu que a Alemanha está enfrentando a 3ª. Onda. Proibiu a frequência às praias para evitar ondas. Mas o pior de tudo: está faltando cerveja na Alemanha. O Reino Unido parece que está de boa. Começa a abrir o comércio e escolas. Acredita-se que o corona está com dificuldade de atravessar o Canal da Mancha ou saíram de lá para invadir o continente.        

OS SALAMES DA VIDA – Você que gosta de um salaminho, linguiça pra beber uma cerveja, um misto quente com bastante presunto, ou um hot dog com 2 salsichas, peito de peru pra dieta, uma copa então… Hum!!! Gostava muito de copa, mas fui morar numa casa que não tinha copa e não comi mais copa. Pois é meu amigo, cuidado! São carnes processadas.  Inúmeros estudos confirmam que o consumo desses alimentos tem risco de câncer no estômago e no intestino, além de transtornos psiquiátricos. “Essa aí de lelé da cuca, ué por quê? Porque comeu muito presunto”. Cientistas do Nutritional Epidemiology  Group, da Univesidade de Leeds, do Reino Unido, queriam saber se o consumo dessas carnes “fabricadas” poderia aumentar o risco de desenvolver demência. Pois souberam! A OMS indica que a cada ano, 10 milhões de pessoas são diagnosticadas com demência, sendo a principal o Alzheimer, com 70% dos casos. Minha mãe quase não comia salame, presunto… e teve Alzheimer. O estudo, com 500 mil pacientes, constatou que consumir o equivalente a uma fatia de 25 grs. de bacon por dia existe 44% de chances de desenvolver demência.  O mesmo estudo revelou que o consumo de 50 grs. de carnes não processadas, bovina, suína… tem 19% menos chance de ficar “avariado”. Se você é dos que consomem muita carne de fábrica, sai dessa! Já viu né?!!!? Não dá pra comer salaminho dia sim e o outro também. Tá dado o recado.    

CINEMA NO SOFÁ – Hoje vamos de filme italiano. Com longa carreira, seu primeiro filme é de 1953 e o último de 2005, Mario Monicelli fez mais de 60 filmes. É um dos talentosos diretores da Itália. Trabalhou com todos os grandes atores italianos. Ganhou dois animais distintos: 3 Ursos de prata de melhor realizador e dois Leões de Ouro, um deles prêmio de honra pelos seus filmes e duas indicações ao Oscar. Guardou os bichos no zoológico de Roma. Vi vários filmes de Monicelli, comédias de humor negro, branco, amarelo… e outros mais dramáticos, mas sempre com um toque de humor. O difícil não foi escolher um, mas desistir dos outros e escolhi “Parente é Serpente”, uma comédia de humor negro, de 1992. Desisti dos outros. Fazer o que?! Almoço em família, casa dos avós cheia de filhos, noras, genros e netos. Todos esperam o momento de começar a mais desejada comemoração da família. A avó então fala: – Meus filhos! Eu e seu pai estamos muito velhos para vivermos sozinhos e decidimos ir morar com um de vocês. Ninguém quer ficar com essa bucha incômoda e o almoço ameaça virar uma batalha entre os irmãos para se livrarem dos velhos. Com Marina Confalone, Monica Scattini, Paolo Panelli. Não vacile. Assista e boas risadas. No streaming e em DVD.  

AOS VIAJANTES – Entre meus leitores tem alguns que viajam de avião, a maioria viaja de ônibus ou carro. Um recado para os viajantes. Vai fazer uma viagem longa de avião? Cuidado! Você talvez não saiba, mas pode ser vítima da Síndrome da Classe Econômica, um mal pouco conhecido que pode levar até a morte para quem fica 4 hs ou mais sentado. Pode acontecer o risco de formar um coágulo na perna e ter uma trombose. Perna inchada, avermelhada, dores, pode ser trombose. O risco maior é você levantar-se, depois de 4 horas sentado com a bunda achatada, para ir ao banheiro e o coágulo sanguíneo se desprende da perna e vai para o pulmão. Pode acontecer uma embolia pulmonar e aí… Sua viagem termina a 12 mil metros de altitude. O lado bom é que você já está no alto e chegará mais rápido ao céu. O espaço entre as poltronas da classe econômica, são exíguos e o passageiro fica mais tempo com as pernas dobradas represando a circulação do sangue, daí pode formar o coágulo. Num ônibus acontece a mesma coisa. Pouco espaço entre uma poltrona e outra. Mas o ônibus para depois de 3 hs de viagem, às vezes até antes. De carro, depende do motorista, pode parar a hora que quiser no primeiro posto. Mas… Nem todo motorista para. Eu fiz muita viagem de 4 hs e até mais dirigindo sem parar. Eu não sabia dessa história. Ainda bem que nada aconteceu. Hoje nem pique pra tanto tenho. Então meus amigos, viajar de avião não fique sentado 4 hs. vá ao banheiro, ande pelo corredor, deixe a bunda arredondar. Ônibus também pode levantar, ir ao banheiro, andar pelo corredor. De carro, pare! Nada de esticar muito. Boa viagem!

CAFÉ MINUTO – Tem de tudo um pouco: saúde, bem estar, entretenimento, informação, economia, piadas, bobagens, cultura inútil… Só não tem política. Não faz parte da pauta da publicação.

POVOADOS – Sabia que existem 4 “municípios” com menos de 1.000 habitantes? São as menores “metrópoles” brasileiras. 1. Serra da Saudade – MG – 776 moradorzinhos, é a menor do Brasil. 2 Borá – SP – 838 cidadãozinhos. 3. Araguainha – MT – 946 habitantezinhos e 4. Engenho Velho – RS – 982 gauchinhos. Não há desemprego nessas cidades, todos trabalham na prefeitura. Quando alguém espirra a cidade toda grita “saúúúdeee”. Se alguém tosse a noite, todos acordam, se a tosse continua, ninguém dorme. Todos são parentes de algum modo e se dão bem, salvo as brigas diárias. Na cidade todos sabem o que se passa na casa de todos. E o principal assunto é falar mal dos parentes. Não existe segredos. Aniversários, a cidade toda aparece para a festa. E nem precisa convidar.  Bebem muito, meia dúzia de cerveja, 8 garrafas de Coca, e 5 de guaraná jequitibá. Se beberem mais não tem na venda do Seu Zé. Todos comem bolo à vontade e sobra. No outro dia “o” ou “a” aniversariante, em 2 horas de muita conversa, distribui a sobra para todos os moradores. As quatro cidades têm uma rua principal, a única, asfaltadas com recursos do governo. As 4 travessas são ruas de terra. Conta-se que em Araguainha um prefeito implantou mão única na rua principal. Deu ruim! Os 8 carros da cidade passaram pela rua e depois não podiam voltar porque era contramão. Outro prefeito de outra dessas megalópoles quis implantar o transporte coletivo. Foi uma boa ideia. O trajeto demorava 5 minutos, passava pela casa de todos e parava na porta. Não deu certo! Os burros que puxavam a carroça-ônibus empacaram. “Trabalhavam” muito, meia hora por dia.         

VAMOS BRINCAR? – Um jogo para rir e “não” cantar. São perguntas a uma pessoa que responde com músicas. Quero ver você ler e não cantar. Duvido! Depois você me conta. Vamos lá? 1. Quando você nasceu? Eu nasci há 10 mil anos atrás e não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais. 2. Mora aonde? Moro num país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza. 3. Que conselho daria às pessoas tristes? Canta, canta minha gente, deixa a tristeza pra lá. Canta forte canta alto que a vida vai melhorar. 4. Quais são seus sonhos? Os sonhos mais lindos sonhei, de quimeras mil um castelo ergui. 5. Como Consegue manter a esperança? É o amor, que mexe com a minha cabeça e me deixa assim. 6. Um forte desejo. Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar. 7. O que fazer depois da pandemia? Vamos dar as mãos, vamos dar as mãos e vamos juntos cantar. 8. Para quem pediu ajuda na pandemia? Jesus Cristo! Jesus Cristo, Jesus Cristo eu estou aqui.

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes