Cadeiras na exposição do Pacaembu 1849

Curadora, Produtora artística – Maria dos Anjos Oliveira

Com a proposta de mostrar que é possível reutilizar basicamente tudo com a criatividade, alguns artistas representados pela curadora e produtora artística Maria dos Anjos Oliveira transformaram cadeiras de vários conceitos em objetos de arte.   Cadeiras ganham vida na exposição Art Cadeiras que ser realiza no Show Room Pacaembu 1849 localizado à Av Pacaembu 1849 em São Paulo.

Essa exposição inspirada em cadeiras chega com a possibilidade de  identificar nas cadeiras expostas o emprego e a diversidade de materiais,  as formas de utilização – doméstica ou para o trabalho, os métodos e técnicas construtivas, características estéticas e artísticas, dentre outras.

A exposição fica disponível até o dia 10 de Dezembro seguindo o horário de funcionamento das 10 às 19 horas de domingo a domingo.

Maria dos Anjos Oliveira que é fã de arte e valoriza sempre os artistas e designers brasileiros, avisa: é uma oportunidade gratificante em vivenciar  a história do design em parceria com a arte em tela.

As cadeiras expostas são bárbaras e mostram a evolução do processo criativo, a riqueza de materiais, formas, cores e texturas incríveis. Não é à toa que as peças levam assinaturas de nomes como Alexandre Luiz, Aurea Scaramuzza Carlos Gomes, Clara Marinho, Claudia Schimdt, Gisele Faganello , Ieda Hellal, Marcelle Dourado, Rafael Frattini, Rose Aguiar, Santos Lopes, Terezinha Dreher, Vitoria  Sztejnman, Walter Muller e Williams Delabona.

Essa mostra traz o olhar peculiar dos artistas, que transformam as  peças em seres animados. Uma arte que surge a partir das vivências profissionais, intuição e a mania de valorizar a arte em todos os segmentos do cotidiano. “Cada peça tem sua própria história e estão diretamente relacionadas” acrescenta Maria dos Anjos.

 O trabalho desses artistas é um emaranhado de estilos, algo que evidencia um certo expressionismo contemporâneo; uma anarquia instintiva do dadaísmo e, ainda, as cores fortes e puras do fauvismo. O conceito do upciclyng está muito presente em cada obra. O objetivo é evitar o desperdício de materiais potencialmente úteis, fazendo uso dos já existentes.  A ação também tem como intuito incentivar a reutilização de materiais descartados, fomentar a economia sustentável e criar alternativas de fontes de renda.

As cadeiras da artista catanduvense Gisele Faganello. O painel é também idealiza em tinta acrílica.

A primeira peça de design do artista Williams Delabona . Poltrona inteiramente inspirada nas obras da série CONEXÕES .

A artista plastica Claudia Povoas Schmidt e seu trabalho criativo denominado por ela por Rei U-Boi .