Bruxelas recebe arte de brasileiros

Vários artistas brasileiros irão brilhar em abril no circuito internacional de arte, passando por Bruxelas na Bélgica. Desde os anos 90, a presença da arte brasileira tornou-se cada vez mais frequente na cena artística internacional. Curadores e demais agentes internacionais vêm adotando um discurso politicamente correto, em receber artistas brasileiros em seus países.

A exposição coletiva ‘A arte que nos habita’ organizada pela _Arte2 foi iniciada com a exposição em São Paulo na New Gallery, seguindo agora para Bruxelas, na Bélgica onde acontece de 6 a 13 de abril , na Galeria Bal d’Art  , reunindo os artistas Andréa Noronha, Bruno Fernandes,  Cris Cavalcante, Fabiano Moraes, Fernanda Paneque, Flávia Junqueira, Giovana Abreu, Gisele Faganello, Hercules Terres, Hermano Cananéa, Ita Stockinger,  Joyce Chwartzmann, Juarez Oliveira, Lenny Lopes, Mariangela Rettore, Mauro Kersul, Patricia Di Basso, Renata Jannes, Rose Maiorana, Samora Delcio , Soraya Boechat , Soraya Jannes, Tarso Sarraf, Thais Murce, entre outros. Os colaboradores da exposição são Fabiano Moraes, Gisele Lahoz e Isadora Bertéli.

De acordo com as curadoras Angela de Oliveira e Ana Arcioni da @_Arte2_ o maior orgulho das organizadoras é saber hoje que centenas de artistas passaram a viver dignamente da arte depois de participarem do circuito e dos movimentos culturais nele inseridos.

Angela

Angela de Oliveira que além de produtora cultural é também artista já realizou mais de 50 exposições na Europa, EUA, países da América Latina e mais de 90 exposições em diversos estados do Brasil e assessoria a artistas e galerias. Incansavelmente Angela vem se dedicado à continuidade de exposições de artistas emergentes e a fazer contatos entre artistas destacados e grandes galerias europeias e asiáticas. Juntamente com Ana Arcioni dirige a @_arte2_.

Ana

Ana Arcioni, brasileira de Minas Gerais, que agora reside na Bélgica, é galerista, curadora de arte com vasto conhecimento sobre arte popular do Brasil, fotógrafa, psicóloga e mestra em comportamento humano.  Sócia proprietária da @viridisgallery (viridisgallery.com) em Blankenberge – Bélgica, realiza seu objetivo de transmitir a cultura brasileira através da arte, neste caminho já realizou diversos eventos culturais presencias e virtuais, assessoria a artistas e exposições com artistas brasileiros em diferentes países da Europa e Brasil.

Isadora

Isadora Bertelli da @mersoweb contribui com sua elegância e bom gosto na parte de marketing e mídias dessa exposição e fará a cobertura completa do evento em Bruxelas



Segundo as curadoras essas exposições são uma “oportunidade real” para muitos talentos da arte contemporânea que às vezes se encontram escondidos e precisam de uma chance para divulgar seu trabalho e deslanchar. “Hoje, muitos dos artistas lançados nas exposições que realizamos comercializam suas obras inclusive no exterior”, esclarece Angela, ao lembrar que as mostras costumam ser visitada por marchands e apreciadores de artes dos países por onde passa consagrando-se no cenário atual como um importante movimento cultural do nosso país. No Brasil, a programação é realizar na New Gallery a segunda temporada da ‘Arte que nos habita’, de 2 a 15 de maio, e em Itapetininga no espaço cultural da Câmara Municipal (23 de maio a 23 de junho). Em outubro a exposição segue para Paris.

Serviço

Exposição: A arte que nos habita

Local: Bal d’Art Galeria – Bruxelas – Bélgica

Quando: 6 a 13 de abril de 2023

Endereço: Rue Saint-Henri 61, 1200 Woluwe-Saint-Lambert, Bélgica

Vernissage: 6 de abril às 19h30

Realização: @_Arte2_

Curadoria: Angela de Oliveira e Ana Arcioni