Baraldi pretende instituir o Programa Lições de Primeiros Socorros em toda rede escolar de Catanduva

O vereador Onofre Baraldi (PTB), protocolou na última semana do mês de janeiro, o projeto de lei que institui o Programa Lições de Primeiros Socorros, na educação básica da rede escolar em todo o município de Catanduva.

A motivação principal da propositura feita pelo parlamentar, que leva o nome de Lei Lucas, foi o fato que ocorreu na cidade de Campinas /SP, onde o aluno Lucas Begalli Zamora de, 10 (dez) anos, veio a óbito por falta de procedimentos rápidos e adequados no momento em que engasgou durante um passeio realizado pela escola em que estudava.

O objetivo é oferecer o curso para alunos e professores das escolas públicas e privadas, reconhecidas oficialmente pela Secretaria da Educação.

O programa terá dois grupos de públicos-alvo com diferentes métodos de qualificação: professores e funcionários que atuam em toda a educação básica e alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

Aos educadores, será realizada a capacitação para que possam exercer os primeiros socorros, sempre que houver qualquer acidente nas escolas que exija um atendimento imediato.

Já aos alunos, serão repassadas lições de primeiros socorros, que os faça identificarem situações de emergências médicas e números de telefone dos serviços públicos de atendimento de urgências.

De acordo com o parlamentar, a importância desse curso vai além do âmbito escolar.

“Com a implementação desta lei, os alunos estarão capacitados para proceder diante de situações extraordinárias e orientar as pessoas até a chegada dos agentes públicos competentes (Corpo de Bombeiros e SAMU), contribuindo assim para a preservação da integridade física e, quiçá, da vida do acidentado”, concluiu Baraldi.

Onofre conta com a unânime aprovação dos nobres pares, de um projeto que vem ao encontro de uma necessidade de toda a rede de ensino.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva