Asè Festival Cultural divulga selecionados

O Asè Festival Cultural divulgou os projetos selecionados para integrar sua programação, que acontecerá de forma online de 31 de março a 11 de abril de 2021 e será composta exclusivamente por artistas autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Foram escolhidos 28 projetos, entre inscritos e convidados, para apresentações e atividades formativas, distribuídas entre cinco módulos. Além do Estado de São Paulo, há selecionados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal.

Idealizado pelas artistas Beta Cunha e Jaqueline Cardoso, de São José do Rio Preto (SP), o festival contará com transmissões ao vivo e em vídeo previamente gravado, distribuídas entre os seguintes módulos: Ikosile (Expressar-se); Ka Oriki (Ler Textos); Kika Itan (Lendo Histórias); Kikun Orisha (Pintura de Orixa) e Pin’Mo (Eu Compartilho). A programação envolverá a cultura negra e a indígena e também a cultura LGBTQIA+, teatro, dança, música, economia criativa, artes plásticas, cultura popular, patrimônio cultural material e imaterial e literatura.

A seleção foi realizada entre 23 e 28 de fevereiro, pelos curadores convidados Mayara Isis, Jeff Santanielo e Andrea Capelli. A equipe curatorial destacou a qualidade, o potencial e a relevância de todas as obras apreciadas durante a realização da seleção dos trabalhos. No total, o Asè Festival recebeu 89 inscrições. A análise e escolha dos projetos orientaram-se primordialmente pela proposta conceitual do festival e pelas regras do edital, publicado no dia 8 de fevereiro.

Conforme previu o edital, 80% dos projetos selecionados são de São José do Rio Preto. Também irão compor a programação trabalhos das cidades de São Paulo, Belo Horizonte (BH), Brasília (DF), Cachambi (RJ), Rio dos Sinos (RS), Bauru (SP) e Via Mão (RS).

Também integrará a programação do Asè Festival Cultural a série de 12 vídeos intitulada “Orixás e Entidades, o Poder da Natureza”, com a participação de mestres/as de saberes do candomblé e da umbanda, entre babalorixás, yalorixás, padrinhos/madrinhas de umbanda e ogãs. Para a série, os/as participantes foram convidados/as previamente pela produção executiva do evento e os vídeos estão em fase de finalização.

A programação do Asè Festival será transmitida pelo YouTube (http://bit.ly/YouTubeAseFestival) e Instagram (@asefestivalcultural). Em breve, a comissão de organização divulgará a grade completa do evento.

O projeto do Asè Festival Cultural é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO:

Asè Festival Cultural

Quando: 31 de março a 11 de abril de 2021

Onde: YouTube http://bit.ly/YouTubeAseFestival e Instagram @asefestivalcultural

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes