Alunos do Projeto Guri se apresentam na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos e no desfile da cidade

Os alunos do Polo Barretos do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – participarão, pelo segundo ano seguido, da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. A apresentação será no dia 22 de agosto, às 14h30, no Rancho do Peãozinho, espaço familiar do tradicional evento.

Estudantes do Polo Barretos tocarão peças de percussão e, em seguida, os alunos de coral e viola caipira apresentarão a música Dona Maria. A faixa Pagode em Brasília será executada em conjunto com todos os naipes. Uma demonstração especial de catira integra o programa.

Barretos é o primeiro dentre os mais de 300 polos do Guri a lidar com catira, dança do folclore brasileiro que tem o ritmo musical marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. A catira é uma dança típica do interior do Brasil, principalmente nas áreas de influência da cultura sertaneja como Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. A atividade foi introduzida em agosto de 2017 com o objetivo de preservar e disseminar a herança cultural do País.

No dia 25 de agosto às 9h, os guris do polo participarão do Desfile Cívico de Barretos, em homenagem ao aniversário da cidade, partindo do Recinto Paulo de Lima Correa, seguindo pela Avenida 23.

“Estar entre essas atrações é uma oportunidade maravilhosa de mostrar o trabalho que desenvolvemos no Guri. As crianças estão muito empolgadas”, disse Fernanda Pelissari, coordenadora do Polo Barretos.

Serviço:
Polo Barretos na Festa do Peão
Quando: quarta-feira, dia 22 de agosto
Horário: 14h30
Local: Rancho do Peãozinho dentro do Parque do Peão de Barretos
Endereço: R. Vinte e Cinco de Agosto, 394 – Exposição, Barretos – SP

Para consultar preços e comprar ingressos, acesse o site: http://www.independentes.com.br

Polo Barretos no Desfile Cívico em homenagem ao aniversário da cidade
Quando: sábado, 25 de agosto
Horário: 9h
Local de partida: Recinto Paulo de Lima Correa

Parceiro local: Prefeitura Municipal de Barretos.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.

Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria de Cultura que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 710 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri
A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Fonte: Máquina Cohn & Wolfe