Alunos da Fameca/Unifipa recebem orientações para casos de emergências toxicológicas

Acadêmicos do curso de Medicina/Fameca da Unifipa e integrantes das Ligas acadêmicas de trauma, cirurgia geral, infectologia e liga da dor e anestesiologia receberam orientações sobre ‘urgências toxicológicas e atendimento emergencial’ envolvendo atendimento, manejo e prevenção dos principais riscos. O conteúdo foi ministrado pelos docentes Dr. Renan Hercules Devitto, médico nefrologista, e Dr. Arlindo Schiesari Junior, médico infectologista, na noite do dia 18 de abril, no Anfiteatro ‘Padre Albino’.

De acordo com os profissionais, a atividade fez com que os alunos tivessem acesso às informações sobre os tipos comuns de intoxicações e quadros de envenenamento por animal peçonhento e que muitos profissionais da área ainda não têm. “Nosso objetivo é abranger os acadêmicos de medicina quanto ao manejo correto em casos de intoxicação medicamentosa, quais síndromes são mais comuns, suas causas e consequências como o uso dos antídotos e a preservação da vida por meio do suporte na urgência e emergência”, pontuou Dr. Renan.

No segundo momento, o infectologista Dr. Arlindo expôs dados sobre acidentes com animais peçonhentos, que possui alto número de notificações na região. “É de vital importância que os futuros médicos tenham embasamento teórico, mas também prático, sobre o manejo em casos de acidentes com animais peçonhentos, comum na época de inverno, quais animais são perigosos e o que proceder com a máxima urgência em caso de picada”, relatou o médico.

O evento faz parte do calendário de ações promovidas pelas ligas do centro acadêmico do curso de medicina da Fameca/Unifipa e concedeu certificado por horas de participação aos inscritos.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes