Alunas de Enfermagem UNIFIPA desenvolvem projeto de pesquisa sobre ensino EAD em tempos de pandemia

Alunas do curso de Enfermagem da UNIFIPA Catanduva (Centro Universitário Padre Albino) estão desenvolvendo projeto para identificar a visão da comunidade docente a respeito das práticas do ensino à distância. Trata-se da pesquisa “O ensino à distância em tempos de pandemia: desafio e prática”.

Para a pesquisa será aplicado questionário, via formulário do Google, com questões elaboradas pelas autoras usando a escala de Likert em três dimensões no contexto da pandemia, bem como perguntas abertas, que serão analisadas por conteúdo temático. O questionário será aplicado aos docentes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Educação Física, Biomedicina, Direito, Pedagogia, Agronomia e Administração. Com a aplicação do questionário será avaliada a adaptação dos professores ao ensino remoto.

Elaborada pelas graduandas Letícia Fernandes Cavalcanti, Maria Eduarda Garcia Avanso Silva e Laura Esteves Netto, sob supervisão da pesquisadora responsável Profa. Dra. Aline Fiori dos Santos Feltrin, a pesquisa será enviada individualmente aos docentes.

“Vendo toda a mobilização que tivemos por conta das questões da pandemia e do distanciamento social, algumas alunas do curso de Enfermagem pensaram em como estava sendo esse cenário para os professores, visto que para elas, enquanto alunas, já era desafiador. Assim, elaboramos o projeto e, inicialmente, iríamos fazer apenas com os professores de Enfermagem, mas discutimos e achamos interessante conversar com todos os docentes da instituição porque o cenário da pandemia serviu para que tivéssemos uma resposta muito rápida para a situação de não mais poder estar no ensino presencial, trazendo uma ressignificação das práticas pedagógicas”, ressaltou a Profa. Dra. Aline.

Vale ressaltar, por fim, que o referido trabalho será realizado em consonância com as resoluções nº 466/2012 e nº 580/2018 do Conselho Nacional de Saúde, que tratam dos aspectos éticos em pesquisas.

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes