Abaixo o shampoo! (ou mais ou menos isso)

Priscilla Portugal – Yahoo! Brasil

Você já ouviu falar no “low-poo” ou então no “no-poo”? Trata-se de um movimento que nasceu nos Estados Unidos (claro) e tem crescido cada vez mais no Brasil. A ideia é diminuir radicalmente o uso do shampoo ou até eliminá-lo.

Isto porque um dos componentes mais comuns nos shampoos é o sulfato, em diferentes versões, e ele é um produto químico que acaba causando ressecamento e perda da oleosidade natural dos fios. Mas, se o sulfato é justamente o que faz aquela espuma que dá a impressão de limpar os cabelos, como fazer?

Algumas marcas, como Redken, Kérastase e L’oréal já estão lançando produtos para as madeixas sem o tal sulfato e também sem derivados do petróleo, os chamados “low poos”. Além destes componentes, outro fantasma que paira sobre os shampoos é o parabeno, um conservante que garante vida longa aos produtos – ele também faz parte de fórmulas de hidratantes e desodorantes, por exemplo – e que alguns pesquisadores acreditam que pode fazer mal à sua.

Para saber se seu shampoo preferido leva estes ingredientes, não tem outro jeito: é só ler o rótulo.

Agora, se você quiser mesmo radicalizar (no bom sentido, me entendam), pode até abrir mão completamente do shampoo. Não, não estou louca, mas estou considerando a hipótese. Quem faz, garante que vale a pena, e não só pela economia no final do mês, mas pela busca por uma vida mais natural. O site americano Refinery 29, que eu adoro, explica que os óleos que protegem os folículos são naturais, e eles retornam após a interrupção do shampoo, tornando o cabelo mais saudável, brilhante e macio. E avisa: os primeiros sete dias podem te assustar ao mostrar o cenário real dos seus cabelos, que era disfarçado por shampoos. Eles podem também parecer oleosos demais, então é preciso ter paciência neste período de adaptação.

A fórmula natural mais conhecida para limpar os cabelos é diluir uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água. Depois de massagear e enxaguar, você pode passar duas colheres de vinagre de maçã, também diluídas em um copo de água, que fecha as escamas dos fios e os deixa brilhantes.

Agora, se suas madeixas precisarem de uma hidratação extra, experimente estas duas receitas caseiras: misture 2 colheres (sobremesa) de azeite e 1 colher (sobremesa) de açúcar mascavo, esfolie o couro cabeludo e deixe agir por 20 minutos. Ou então misture 3 colheres de abacate bem amassado com 1 colher de mel, espalhe até as pontas e também deixe agir por 20 minutos. Já estou animada para começar, e você?

Be the first to comment on "Abaixo o shampoo! (ou mais ou menos isso)"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*