A Arte como percepção da imaterialidade

A arte se situa na fronteira entre a materialidade e a percepção do misterioso. Tentar representar com formas e cores essa fronteira limítrofe é o labor estético de Dimaz Restivo.

Dimaz Restivo que é profissional de artes visuais em seus vários segmentos: ilustrador de livros, capista, desenhista, pintor (aquarela, acrílico e óleo sobre tela) e professor de artes para crianças, jovens e adultos, estará com vernissage no dia 5 de Maio após as 17 h na cidade do Porto em Portugal. A exposição corre de 5 a 27 na afamada Porto Art Gallery, com curadoria de Maria dos Anjos Oliveira.

 

A materialidade é um fenômeno de causa e efeito em que se pressupõem as inter-relações entre os seres e as circunstâncias concretas da vida. Entretanto, para além do determinismo materialista, a percepção do transcendentalismo irrompe na consciência humana.

Em posse dessa percepção a nossa verdade interior desperta para vivenciarmos o que está além do relativismo materialista.

A imagética é um artificio, um meio que onde se criam códigos, e não um fim em si. Ou seja, as cores e as formas nas obras de arte não existem para serem contempladas, antes de tudo, são a evocação do que não se pode ser falado, ouvido, escrito.

No plano formal, a aplicação das formas e das cores nos trabalhos do artista é arbitrária, pois ele não está preocupado com o naturalismo. Portanto, as técnicas acadêmicas de desenho e pintura são meros recursos para a representação pictórica.

Obras de Dimaz Restivo: 

Título: Olhar 01

Título: Olhar 03

A arte está em consonância com a vida como os sentimentos estão para os gestos. Dimaz Restivo é graduado em Licenciatura em Artes, desenho acadêmico, pintura a óleo com técnica Veneziana, aquarela, guache e acrílico. Ilustrou diversos livros infanto juvenis, infantis e para o leitor adulto. Foi contemplado com o primeiro lugar em alguns concursos de ilustração. Sua atuação também se estende nas áreas de Artes Cênicas (ator e diretor de teatro), música e literatura. Algumas de suas influências teóricas em arte provém de estudos firmados sobre Johann Wolfgang von Goethe, Rudolf Steiner e Wassily Kandinsky.

Dimaz Restivo

Contato: [email protected]

Telefone: 19 9 91916781

Instagram: dimaz_restivo