Café Minuto – Titanic poderá ser visitado

 

TRUMP – Capotou! E se acha o vencedor. Ele não é obrigado a reconhecer a derrota. Mas é obrigado, por lei, a fazer a transição que já está sendo tocada pela Casa Branca. Diz que vai entrar com processo eleitoral. Pode reverter a situação, desde que tenha provas contundentes de que houve fraude, coisa que Trump não parece ter. Bem, na verdade essa eleição americana é um plebiscito contra ou favor de Tramp. E Biden tem como único cacife o fato de ser contra Trump. Ele  não é carismático, é pouco expressivo. Se a eleição fosse em janeiro, Trump estava reeleito. A economia estava em alta, o desemprego chegou a menor taxa em meio século, os salários aumentaram, os impostos tiveram cortes dando novo fôlego à indústria e a produtividade. Mas… chegou o corona e tudo desabou. 20 milhões perderam o emprego, chegando ao nível da Grande Depressão de 1929. Trump, querendo manter a economia minimizou a gravidade do vírus, metendo o pau nos protocolos de prevenção. Chegou a transformar o uso de máscara em ato político. Conseguiu com isso fazer os EUA chegar a liderança do número de casos de covid e de mortes. Até 3ª. feira eram 10 milhões e 300 mil casos e 242 mil mortes. Se Biden for confirmado mesmo presidente muita coisa vai mudar na Europa e Ásia, mas nada será como antes. E o Brasil… Bem, é melhor pôr a cueca de molho!!

2ª. ONDA – A segunda onda de ataque do coronavírus na Europa veio com força total. O número de casos tem sido maior do que a 1ª. onda. Eles deram um alívio, governos e população acharam que eles estavam caindo fora. Que nada! Eles continuaram lá. Se recolheram para reorganizar a tropa e voltar para a “guerra”. Vários países europeus voltaram ao lockdown total ou parcial, como a Bélgica, Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal, Áustria e Grécia. Houve protesto nas ruas. A população sente os reflexos na economia e desgaste psicológico. Tem um detalhe aí. Os governos tinham quase certeza de que haveria um 2º. ataque. E o que fizeram? Esperaram pelo ataque. E ele veio! Para nossos médicos é bem provável que tenhamos uma 2ª. onda de ataques coronarianos. Reza brava e promessa não faz mal a ninguém. Portanto… Vamos lá!

A CONFISSÃO – Numa igreja em Hollywood uma mulher bonita vai se confessar. – Padre preciso confessar. – Pois não minha filha! Quais pecados você cometeu? – Traí meu marido três vezes. Estou muito arrependida. – Três vezes?!! – Sim… Sou atriz de cinema a pouco tempo, faço pequenos papeis. Pois mesmo assim já dormi com George Cloney, Brad Pitt e Leonardo Di Cáprio. – Lamento minha filha, mas não posso te perdoar. – Por quê? A misericórdia do Senhor não é infinita? – Sim, filha! A misericórdia de Deus é infinita. Mas Ele jamais vai acreditar que você está arrependida. ### Carinha para no semáforo e uma garota de programa aparece e diz – Tudo que sua mulher não gosta de fazer eu faço e bem gostoso! – Legal! Você frita peixe? Perguntam a um candidato a prefeito de Jequié – O que o senhor pretende fazer com o bullyng nas escolas? – Vou trocar tudo por garrafa térmica.

TITANIC – Mesmo naufragado a 118 anos o Titanic rende assunto. A última: seus destroços poderão ser visitados. Sim! Isso mesmo que você leu. Serão realizadas visitas, a partir de maio de 2021. A novidade foi anunciada por uma empresa especializada em excursões subaquáticas, a OceanGate Expeditions. Algumas vagas já foram reservadas para as seis primeiras visitas. Outras visitas estarão disponíveis em breve. O plano é disponibilizar até setembro excursões semanais. Será que tem mais de uma dúzia de endinheirados interessados em ver o Titanic em seu berço eterno? O custo é de 125 mil dólares, 725 mil reais, aproximadamente por pessoa. Precisa ser aventureiro e ter o bolso cheio. Os desbravadores dos sete mares partirão de St. John’s, na Terra Nova, Canadá e navegarão por 8 dias no Atlântico até o local onde o Titanic repousa a 650 kms da costa, e 3.800 metros de profundidade.  Aí embarcam num submarino, o Titan, em homenagem ao Titanic, rumo as profundezas. Com capacidade para 5 aventureiros foi projetado pela Boeing e Nasa, podendo chegar a 4 mil metros de profundidade. Os passageiros vão atuar como “cientistas” ajudando nas pesquisas técnicas do naufrágio. A equipe vai usar tecnologia para criar um modelo em 3D do Titanic. Considerando o custo do submarino, manutenção e todo o aparato para a aventura, não achei caro. Já pedi para fazer um reserva para setembro de 2021.

PROFESSORES – Não entendo porque os professores são tão desvalorizados hoje. Quando estudei não era assim. Eram respeitados e muito valorizados não só pelos alunos como também pelos pais. Hoje… É triste! Professores ameaçados, agredidos, desrespeitados, xingados… E muitos pais apoiam os filhos. O que aconteceu? Liberdade misturou com liberalidade, muitos direitos e poucos deveres, respeito é coisa do passado. Muitas obrigações para alguns e nenhuma para a maioria. Um estudo da Varkey Fundation, organização global para a educação, para avaliar a percepção da população de 35 países sobre os professores, confirma: O Brasil é o país que pior avalia os professores quando comparado com outras profissões. Nos países onde os professores tem maior prestígio, os alunos tem melhor desempenho. Olha aí um dos motivos para estarmos na rabeira em concursos internacionais de estudantes. Outro motivo é os salários baixos dos professores. Mas se conforme. Os professores da América Latina têm status abaixo do restante do mundo. Não por acaso, “nossa” América continua por baixo na comparação com outros países do mundo.

DISTANCIAMENTO – Protocolo de distanciamento do corona nos Estados e no Distrito Federal aprovado pela Anvisa. Mato Grosso do Sul – um jacaré. Minas – 30 pãezinhos de queijo. Rio – 2 AK 47. Bahia – um berimbau. Goiás – duas violas caipiras. Piauí – um Whinderson. Alagoas – um assassinato. S. Paulo – dois radares. Amazonas – um carvalho. Mato Grosso – uma vaca. Sta. Catarina – uma prancha de surf. R.G. do Sul – 20 cacetinhos. Ceará – 3 cactos. Paraná – um pinheiro. Pará – dois quilos de castanha. Pernambuco – dois frevistas. Paraíba – uma festa de S. João. Brasília – duas malas de dinheiro.

SEAN CONNERY – Apesar dele ter partido, aos 90 anos, a semana passada, não posso deixar de registrar seu passamento. Era fã de Sean Connery. Foi o primeiro James Bond e vi todos os seis filmes que ele protagonizou. E muitos outros depois. Soube se desvincular do 007 e fez  mais de 60 filmes, entre eles, Indiana Jones e a Última Cruzada, A Caçada ao Outubro Vermelho, A Rocha, O Nome da Rosa, Os Intocáveis – ganhou o Oscar por esse filme – O Homem Que Queria Se Rei, O Vento e o Leão, Uma Ponte Longe Demais, A Liga Extraordinária – seu último filme. Segundo sua esposa ele tinha problemas de saúde e queria sair de cena. Foi atendido, partiu dormindo. Ele se aposentou do cinema a mais de 10 anos e passou a viver nas Bahamas, em sua magnífica mansão.  Aproveitava seu tempo para jogar golfe, uma de suas paixões. Em 2000 recebeu o título de “Sir” da Rainha Elizabeth pela sua contribuição ao cinema do Reino Unido. Connery era escocês. Um de seus melhores filmes que ainda lembro foi A Caçada ao Outubro Vermelho. Foi bem recebido aos céus e estará eternamente de boa. Adeus Sean!

PROPOSTA – Eucrácia propôs a Eutanésio, seu marido, uma brincadeirinha. Quais seriam as pessoas que cada um gostaria de ter uma aventura sexual. Eucrácia foi a primeira e escolheu George Cloney, Brad Pitt, David Beckham, Cristiano Ronaldo, Antônio Banderas. Eutanésio respirou fundo e disse – Você foi longe, não dá pra mim concorrer com nenhum. – Adoro todos eles, responde Eucrácia, e você quem escolheria? Ele escolheu a prima dela, a professora de dança da filha, a vizinha do 508, a melhor amiga dela e a moça da padaria. Isso comprova que os homens são assim, simples e sem ostentação.

CINEMA DE VOLTA – Com protocolo e tudo contra o vírus maledeto, os cinemas estão de volta. Ainda não me animei a ir, mas… com certeza irei! Um filme inédito se destaca entre muitas reprises: “Tenet”, de Christopher Nolan, que dirigiu alguns filmes do Batman, Dunkirk e outros mais. É um filme de ação. Um agente tenta impedir um atentado terrorista num concerto na Ucrânia. Não consegue. Dá ruim, a casa de espetáculos vai para o espaço e o agente é capturado pelos inimigos. Ele consegue escapar, claro, e encontra um colega. Os dois tentam impedir uma tragédia ainda maior do que uma III Guerra Mundial. O diretor gosta de brincar com o tempo, seu primeiro filme, Amnésia é contado de trás para a frente. Era estranho, você começava a ver o filme que já estava no fim. Dunkirk é mostrado em três momentos distintos. Tenet, não é diferente, o roteiro avança e recua em situações importantes. A cena mais eletrizante do filme é uma perseguição de carros em marcha a ré. É uma sequência espetacular, daquelas que a gente vai sempre lembrar. Nada de pipoca, Coca, chocolates… Por enquanto, não se pode comer nada e tem que assistir o filme mascarado. É melhor do que ficar em casa!

OLHA O SANGUE…!!! – Inúmeras pesquisas vêm sendo feitas para conhecer o corona. No entanto… Não se sabe tudo ainda. Uma dessas, realizada através de vários estudos, sugere a correlação entre pessoas com sangue tipo “O” e risco de covid.  Esses “Os” podem ter risco reduzido de contágio e serem mais resistentes a complicações coronarianas, como uma infecção grave, por exemplo, em caso de contágio. Também ficam, em média, 4,5 dias a menos na UTI, comparados aos internados com sangues tipo A, B e AB, cuja média de permanência na UTI é de 13,5 dias. Mais: 61% dos pacientes com tipo “O” precisaram de ventilador para respiração, contra 84% dos outros pacientes. Em junho, a Itália e Espanha já havia apontado que pacientes com o tipo “O” tiveram 50% menos risco de infecção grave, frente aos demais pacientes com outros tipos sanguíneos. Os cientistas examinaram, entre todos os estudos, 500 mil pessoas na Holanda para chegar a essa conclusão. Fonte Science Alert. Então… Eu tenho sangue tipo “O” !!!! Se você não tem, não adianta comer rosquinha, ruela, um bolo inteiro caseiro daquelas formas redondas furada no meio, ou qualquer outra coisa redonda com furo que o sangue não vai mudar. Sinto muito! Fazer o quê?

 MUDANÇAS – No tempo dos afonsinhos – já expliquei que tempos sãos esses, se não sabe veja o Café da semana passada – as mulheres cozinhavam igual a suas mães. Hoje bebem igual ao seu pai. Antigamente a bunda vinha dentro da calcinha. Hoje a calcinha vem dentro da bunda. A cueca servia para proteger a bunda. Hoje virou cofrinho. Antigamente os cartazes nas ruas mostravam o rosto de criminosos procurados pela polícia oferecendo recompensa. Hoje os cartazes continuam mostrando o rosto, mas pedem seu voto.

VACINA – Quem pretende tomar vacina contra o covid 19, a que está mais próxima de ser aprovada e liberada no Brasil é a chinesa. Parece que Dória já encomendou 16 milhões de doses. A vacina da China está sendo testada pelo Instituto Butantã. Eles começaram os testes em cobras, 20 delas receberam a vacina. O resultado até aqui mostra que 5 cobras viraram morcegos, 3 começaram a miar e parece que mudaram seu comportamento, bebem leite e uma delas jura que é governador de S. Paulo. As demais estão em observação, continuam agindo como cobras, embora algumas estão com comportamento parecido ao de minhoca. Será por isso que a Anvisa proibiu a continuação dos testes? E depois liberou… Seria fake?

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes