Café Minuto – Presente de Natal

CHEGOUAo fim mais um ano. Ano este com mudanças. Novo presidente, novas ideias, novas esperanças de tempos melhores. É o que esperamos para 2020. Foi bom pra você? Médio, né?! Ou ruim de doer? Não importa. O importante é a saúde, é estar de pé e respirando. Assim continuamos a batalhar por dias melhores, mesmo sendo contrário a esse governo. A vida segue para todos, não adianta ser contra ou favor. O Natal chegando, batendo na porta e 2020 logo atrás para entrar em nossas vidas e fazermos melhor que 2019. Damos um break em nosso Café, como fazemos todos anos nessa época, desde 2003, ano do primeiro Café nesse formato. Esse será o último Café do ano. 2020 estarei de volta, lá pelo meio de janeiro, firme e forte, de pé e… É o que espero. Estou na idade em que a saúde passa a ser presente preferido, é o que peço todo ano ao PAPAI NOEL. Vou sair de férias. Ficarei mais tempo sem fazer nada e depois descansar. Quá… quá… quá… Para encerrar o ano Cafeístíco, um CAFÉ ESPECIAL com histórias de…

 

 PRESENTE DE NATAL

COMPLICADO – Nem sempre é fácil comprar presentes de Natal, é complicado! Correria, lojas cheias e a dúvida, o que dar? Quando decidimos o presente, não  encontramos, quando encontramos, nosso bolso pode gritar. Tenta-se acertar o gosto do presenteado, mas nem sempre acertamos. Quem já não ganhou presente que depois não sabe o que fazer com ele. E se for de uma pessoa querida guardamos mesmo assim, ocupando lugar no armário. É preciso tempo, dinheiro e sorte para comprar o presente certo. Mesmo assim, às vezes, não conseguimos. Outra coisa, para não cair no mesmo lugar, ou melhor, no mesmo presente, tente ser original. Mas cuidado com as invencionices e cuidado para quem vai dar. Tem gente que prefere o “de sempre”. Outro conselho, compre algo impessoal, de necessidade universal, como exemplo cinto e meia para os homens. E para as mulheres? Se é homem quem vai comprar, não arrisque, peça ajuda de outra mulher. Com dinheiro fica tudo mais fácil, as opções são maiores. Sem dinheiro, contando moedinhas, complica. Tem de bater perna para encontrar os três “Bs” bom, bonito e barato. Porém, com ou sem dinheiro, sempre há chance de se dar um presente inútil, achando que vai agradar. Para quem ganha, vira um elefante branco, diferente, chamativo, até bonito, mas… não serve pra nada. E surge a pergunta inevitável para quem ganhou: “o que vou fazer com isso?”

FAMÍLIA E AMIGOS – É mais fácil dar presente para a família e também para aqueles amigos mais chegados. E facilita mais ainda quando a gente diz que gosta de tal coisa, usa sempre ou está precisando. Pronto! Para quem ganha, todo ano vai ganhar a mesma coisa em versão diferente. Trabalhei durante anos de paletó e gravata. Chegava o Natal e adivinha o que eu ganhava? Abria o presente, já sabendo o que era, e com cara de “surpresa” dizia: “Ah! Uma gravata, legal” E a pessoa: “Gostou? Como sei que você usa sempre…” Ganhei dúzias de gravatas, de todos os tipos: listas largas, estreitas, bolinhas, bolonas, com riscos, sem riscos, desenhos geométricos, desenhos estranhos, lisa, estampada, de crochê, de seda, algodão, poliéster, larga, média, estreita… Tinha natal que eu ganhava mais de uma. Quando me aposentei pensei em fazer uma exposição: A Evolução da Gravata no Mundo Contemporâneo. Mas, infelizmente não consegui patrocínio, nem com a lei Rouanet.

A MINHA TIA – É o melhor exemplo de como ganhar sempre o mesmo presente. Ela sempre gostou de ler. Coitada! Natal? E dá-lhe livros. Tinha um armário cheio deles e continuava a ganhar livros. Um dia ela contou a minha mãe que a colônia dela estava acabando. E o Natal chegando. Minha mãe contou a minha irmã, que contou para mim, que contei… Não deu outra, ganhou três naquele ano. Passou anos ganhando colônias. Até que alguém percebeu que ela só ganhava colônias e resolveu mudar em boa hora, deu uma caixa de sabonetes. Ela devia estar cheia de colônias e adorou os sabonetes. E o que ela ganhou nos outros natais? Sabonetes! Um dia minha mãe descobriu sem querer em seu armário um estoque de colônias e sabonetes para até o fim de seus dias. Voltaram a dar…. Livros!

SEM IDEIA – Dureza é comprar presente para pessoa que não temos muita intimidade. Dar o que? Do que ela gosta? Faltam ideias. Isto é comum no amigo secreto, nas festas de fim de ano. Tenta-se de todo jeito descobrir através dos amigos não secretos do que a pessoa gosta, o que ela quer ganhar… Às vezes dá certo, às vezes não. E aí cai nas coisa manjadas, para errar menos. Não importa se seu amigo é homem ou mulher, prepare-se para ganhar meias, cinto, carteira, gravata, CD, DVD, livros, Gift Cards, esse certeiro, escolhe-se o que se quer, sem erro. Antes não havia os tais vales presentes e ganhei tanto cinto, carteira, meias e gravatas – além daquelas que ganhava da família e de amigos não secretos – que fiquei anos sem comprar essas coisas. Mais tarde dei tudo o que não usei, principalmente cinto: engordei e faltava cinto. Mas ganhei CDs e livros, que tenho até hoje, todos sabiam que eu gostava de música e de ler. Agora, se você é homem e sua amiga secreta é mulher, complicou!  Comprar o quê? Eu tinha “sorte”, quase todo ano era mulher. Eu procurava saber se ela gostava de ler, de música, qual cantor… e dava CD ou livro se soubesse que a pessoa gostava de ler. São presentes “universais”, difícil quem não gosta.  Há outra categoria de presente universal que eu apelava quando não conseguia saber o gosto da pessoa, presentes para a casa: porta-retratos, jogo de facas, copos, vaso, bugigangas que estavam na moda.

DAS ANTIGAS – Existe uma categoria de presente que geralmente costuma ser dada por pessoas das antigas, as senhorinhas de tempos passados. São aquelas coisas que nossas avós chamavam de bibelô, feitos de louça e depois pintados. Também tinha bugigangas de outros materiais: plástico, madeira, latão… E muitas das vovozinhas todo ano davam bibelôs com pequenas variações no tamanho e formato. Minha avó era excessão, dava uma latinha decorada, que servia para guardar miudezas, com biscoitinhos que ela fazia. Os filhos tinham uma coleção de latinhas. Em um Natal, a filha mais velha, a tia dos livros, sugeriu a ela dar só os biscoitinhos. Ela ficou brava! “Não quer minha latinha, então não vai ganhar biscoitinhos”. E assim as latinhas continuaram a ser aceitas. Houve um tempo que a moda era o pinguim de geladeira. Uma peça de louça que ficava em cima como enfeite. E adivinha quem gostava de presentear com pinguins? As vovós, as tias velhas, a sogra, amiga de 50 anos de amizade… Foi uma avalanche pinguistíca, não tinha geladeira que não tivesse um pinguim em cima, às vezes mais de um, a família toda de pinguins.  Mesmo quando os pinguins saíram de moda e voltaram para o polo sul, as senhorinhas continuaram a procura para dar de presente. Lembro que minha mãe ganhou três em um Natal. Acabou virando um elefeante branco.

DÁ E RECEBE DE VOLTA – Como comentei, tem gente que mesmo ganhando um presente elefante branco acaba guardando por causa da pessoa que deu: um amigo, ou amiga querida, a vovó, a titia, a irmã, ou irmão… Enfim, pessoas das quais temos sentimentos. Ok. Eu sou um que já guardei muito elefante. Hoje, não mais, doei todos para o zoológico. Agora já digo o que quero ganhar. Tem gente, porém, que guarda esses presentes elefantíacos não por razões sentimentais, mas para passar o elefante adiante. Para tanto é preciso estar ligado para não esquecer quem deu o presente que se quer dar de presente para não dar esse presente a mesma pessoa. Entendeu? Uma vez minha mãe ganhou de uma amiga muquirana um presente de Natal. Ao abrir, a surpresa. O presente era o mesmo que ela tinha dado a amiga em seu aniversário, em fevereiro daquele ano. A “mama” não deixou barato e comentou que tinha dado um igualzinho a ela que, visivelmente sem graça, deu uma tossidinha típica de quem é pego na malandragem, mas não perde a “crasse”. “É que eu gostei tanto que resolvi dar um igual, sabia que você ia gostar!” Depois dessa, minha velha e querida mãe deu, em seu aniversário, Óleo de Peroba.

FELIZ TUDO – E assim amigos, encerramos mais um ano de CAFÉ. Férias! Ah Férias! E aí pergunta meu bom garoto: “Papai, você está aposentado como vai ficar de férias? “ Pois é! Aposentado não fica mais de férias, não entra de férias, está sempre de férias e todo dia é domingo. No entanto, férias significa  mudança de ares, sair da rotina, do lugar comum e fazer uma viagem, conhecer novos lugares, ou voltar naqueles que gostamos. É o que vou fazer. Já comprei um pacote de 10 dias para Estropiado da Serra, em hotel sem estrela e pensão completa, com paredes, forro no teto, portas, janelas e camas. Só resta agora desejar a vocês um FELIZ NATAL, de paz, de luz (na falta, uma lanterna resolve) muita alegria, sem elefantes brancos e com NOEL generoso com seu presente. Um ANO NOVO incrível com a realização de seus desejos e sonhos. TCHAU PESSOAL, ATÉ 2020! FELIZ TUDO DE BOM A VOCÊS. PAZ E ALEGRIA. flaviosenzi@uol.com.br

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes