Café Minuto – Flávio de Senzi

Engana Bobo

O Senado aprovou por unanimidade, em segunda votação, o fim do foro privilegiado. Fiquei surpreso. Será que alguma luz celestial iluminou os senadores? Aí fui ler a notícia e lá estava a safadeza. O foro foi extinto, porém… Eles só poderão ser presos após o processo passar por todas as instâncias até chegar ao STF. Aí, em sendo condenados e que vão parar atrás das grades. Como hoje qualquer mortal pode ser preso em 2ª. instância, como até o processo chegar ao Supremo e ser julgado levará anos, o que pode até prescrever o crime, na prática significa que eles continuam com o privilégio. Por isso aprovaram por unanimidade, nada muda. Comemoraram a aprovação como se estivesse fazendo um favor a população. Passaram é um engana bobo em todos nós, isso sim. São uns caras-de-pau. Agora a matéria foi para a Câmara, onde será votada em dois turnos, mas sem previsão de data. E precisa pressa? Continua tudo igual.


Cai Não Cai

Quem acha que Temer cai fora no dia 6 de junho quando começa o julgamento da chapa Dilma/Temer, no TSE, pode tirar seus equinos e muares da chuva e do sol porque não será assim tão fácil. O julgamento tem data para começar, mas não tem para terminar. Provavelmente algum ministro vá pedir vistas do processo e não há prazo para sua análise. Depois tem o debate entre a defesa e a acusação, apresentação de provas, testemunhas, pausa para o cafezinho… Vai longe. E agora alguns ministros armam para retirar do processo as delações da Odebrecht, uma das principais provas da propina paga através do petrolão, à campanha de 2014, o que aliviaria para Temer. Ao fim, caso Temer seja cassado, ele vai recorrer ao STF. Lá, como se sabe, é tudo muito rápido e até o Supremo julgar o mérito estaremos em dezembro de 2018. Sei não? Se depender desse julgamento do TSE, Temer continuará no cargo contra tudo e todos.


Diretas Já

Bem, para isso é preciso que Temer caia fora. Há 17 pedidos de impeachment, mas Rodrigo Maia, Presidente da Câmara, não parece querer levar avante nenhum deles. E também é preciso aprovar a PEC das diretas já permitindo a eleição agora. Esse também é um caso para tirar as cavalgaduras da chuva. Ainda que tenha sido aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e agora poder ser votada em plenário, a chance de ser aprovada em dois turnos é zero. Se por milagre for aprovada no Senado, vai para a Câmara também em votação de dois turnos. E aí até Deus duvida. As “diretas já” não vai arrumar o país. O eleito terá um ano, ou pouco mais, para cumprir o restante do mandato. Dá pra fazer alguma coisa? Não dá! Depois, o país gastará uma fortuna para realizar as eleições e tudo continuará como está na melhor das hipóteses, se não piorar. Deixa quieto! Vamos seguir a Constituição com o Congresso elegendo um presidente tampão, se for o caso.


Vergonha

Dois amigos da roça conversavam.
– Oia Cazeduardo, sua muié tá te traíno com o Arcide.
– Magina Zéchulé! Cê tá imaginando coisa sô.
– Toda veiz que ocê vai trabaiá o Arcide vai pra sua casa.
– Duvido, ele não tem corage.
– Pode conferi.
Com a pulga atrás da orelha Cazeduardo finge que vai trabaiá e se esconde no guarda-roupa espiando pela fresta da porta. Daí a pouco não é que aparece o Arcide! No dia seguinte encontra o Zéchulé e arrasado ele conta o que viu.
– Foi terrivi, Zé. Ele jogo Marfuarda na cama, tiro a bruza dela e os peitos caiu. Tiro a carçinha e a barriga e a bunda despenco. Tiro as meia e apareceu toda a varizaiada e as perna tudo cabiluda. E eu morrendo de vergonha do Arcide!!!


Outra Trumpicada

Donald Trump, em mais uma crise de diarreia cerebral, anunciou a saída dos EUA do Acordo de Paris que visa diminuir a emissão de Co2. Num pronunciamento de dar inveja a líderes nacional-populistas para anunciar a saída do Acordo, disse em linhas gerais, que ele é prejudicial aos interesses americanos e beneficia os outros países. Agora a nação americana vai juntar-se às duas outras potências econômicas: Nicarágua e Síria, que se recusaram a assinar o acordo. Trump, no entanto, não representa a opinião do país, vários Estados, municípios e grandes empresas anunciaram, depois dessa idiotice, que continuarão seus programas de redução de Co2. A União Europeia, a Rússia e a China, lamentaram a decisão de Trump e reafirmaram seus compromissos com o Acordo. Infelizmente até hoje não fizeram nenhuma tomografia em Trump para saber o que ele tem na cabeça. Talvez com medo que confirme o que todos acham.


Sorte Grande

Há 30 anos, uma simpática senhora inglesa comprou um anel com uma pedra e pagou 10 libras (42 reais). Durante todo esse tempo ela usou o anel no dia a dia, pois comprou como sendo bijuteria. Mas… Tcham… tcham… tcham! Ela descobriu agora que o anel é uma joia valiosa. A pedra é um diamante de 26,27 quilates avaliado em 350 mil libras (1,4 milhão de reais). O diamante é do século XIX, quando eram cortados de forma diferente e não mostravam o brilho e clareza, daí que ninguém sabia tratar-se de um diamante. Mês que vem o anel será vendido na Sotheby’s, famosa casa de leilões em Londres. Ganhou na loteria.


Custo/Benefício

Zero! A Justiça do Trabalho concedeu ganho de causa aos trabalhadores que recorreram a ela, em 2105, de 8 bilhões de reais, que foram pagos pelas empresas. No entanto, gastou em despesas para seu funcionamento 17 bilhões. Com certeza em 2016 não foi diferente. Quer dizer: a Justiça do Trabalho custa mais do que o dobro do que concede em ganhos aos trabalhadores. Feito as contas, deduz-se que a Justiça do Trabalho não deveria existir, dá prejuízo doido ao tesouro. O governo poderia tirar os 8 bi do orçamento e entregar às reclamações trabalhistas. Com isso economizaria 9 bi, os trabalhadores recebiam o seu e as empresas teriam alívio em seus custos de demandas trabalhistas. Só no Brasil acontecem essas extravagâncias, gastar o dobro para produzir resultado negativo. Além disso, não gera renda e nem emprego. Bem, tem gente que vai dizer que se está fazendo justiça aos trabalhadores. Que justiça? Gasta 17 bi de dinheiro público, dinheiro nosso que pagamos impostos, para conceder 8 bi de reais ao trabalhador? Que na verdade também está pagando parte dos 17 bi? Eita paizinho sem vergonha o nosso!


Ler é Bom

Hoje vamos de livro para variar, já que não há nenhum filme que valha a pena. Harold Robbins, americano, tornou-se um dos maiores escritores de best-seller, com 20 títulos publicados e 50 milhões de livros vendidos. Além de escritor, também trabalhou com cinema, foi executivo da Universal Studios. Seus livros contam histórias de aventureiros, visionários, high society, ambiciosos… Sempre com tramas envolventes. Alguns de seus livros: Nunca o Bastante (seu último livro), Os Sonhos Morrem Primeiro, O Magnata, Os Predadores, Escândalo na Sociedade, Atire a Primeira Pedra, O Contador. No site Estante Virtual tem vários títulos de suas obras que podem ser adquiridos baratinhos. Após a morte de Robbins, em 1997, o escritor Junius Podruy continuou sua obra abordando os personagens com o mesmo estilo de Robbins. São livros facilmente encontrados em qualquer boa livraria. Mas nunca é a mesma coisa, melhor ler o original.


A Estagiária

A capixaba, Poliana Ferraz, foi toda animada fazer estágio. Porém se frustrou, não aprendeu nada sobre o mercado de trabalho que escolheu. Serviu cafezinho, tirou xerox, atendeu telefone e agendou reuniões. Seus colegas de faculdade enfrentaram o mesmo problema. Depois de formada em Relações Internacionais e Direito, vislumbrou uma oportunidade de negócio: uma empresa de estágios para estudantes, a Super Estágio. Criada em 2009, com investimento de 1500 reais, se deu bem. Hoje fatura 30 milhões por ano, tem 3 unidades próprias (Rio, Brasília e Campo Grande) e 4 franquias. A meta e chegar a 20 até o fim do ano. A Super Estágio faz a aproximação com universidades, cuida da seleção de estagiários para vagas nas empresas, administra contratos, cuida da parte burocrática junto às universidades e as empresas e acompanha o desenvolvimento do estagiário. Sabe que eu nunca pensei nisso?!


Na Estratosfera

A Europa com seus clubes nadando em dinheiro jogou para o alto a contratação de jogadores. A última proeza foi com o garoto, de 16 anos Vinícius Jr, do Flamengo, contratado pelo Real Madrid por fantásticos 45 milhões de euros. É a maior contratação do futebol brasileiro depois de Neymar, por 88 milhões, feito pelo Barcelona, numa transação suspeita. O detalhe é que Vinícius Jr jogou apenas 21 minutos até agora, como profissional. Ele participou do campeonato sul-americano sub-17 de seleções, no qual o Brasil foi vencedor e foi o artilheiro com 7 gols. Como a legislação espanhola impede que jogadores estrangeiros menores de 18 anos joguem no país, Vinícius continuará no Flamengo por mais dois anos. Ninguém duvida que o garoto promete, é bom de bola, mas 45 milhões…! Gabriel Jesus, 19 anos, titular da seleção, arrebentando na Inglaterra, foi contratado por 32 milhões de euros. Pô, e meu garoto é ruim de bola!

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes