Café Minuto – Folia

 

Enrolados
Ok! Parlamentar é investigado por algum motivo e enquanto isso ele continua exercendo seu mandato. Mas não deveria ocupar qualquer outro cargo na Câmara. Fica quietinho em seu lugar e aguarde o desfecho. Entretanto, não é o que acontece. Querem ver? Na Mesa Diretora da Câmara, dos 11 deputados que fazem parte dela, 5 deles são investigados pelo STF. Entre os 28 líderes do governo e da oposição, 8 tem denúncias no STF. Juntos acumulam 35 inquéritos – investigação preliminar que pode resultar em processo e estes em ação penal que podem resultar em condenação. Estupro, tentativa de assassinato, corrupção, lavagem de dinheiro, compra de votos, crime contra a Lei de Licitações, compõem o cardápio de crimes. Os mais enrolados são: Alfredo Kaefer, PSL – PR, líder do partido, investigado em 6 inquéritos e uma ação penal; e André Moura, PSC – SE, líder do governo na Câmara, escolhido por Temer, responde a 4 inquéritos e 3 ações penais, uma delas por tentativa de homicídio. E olha que no Senado e no ministério há vários senadores e ministros no mesmo barco! E viva o Brasil varonil. Terra de maravilhas mil!

Fora do tom
Raduan Nassar, escritor de dois livros, ganhou o Prêmio Camões, a maior honraria da literatura em língua portuguesa, concedido por Brasil e Portugal. A cerimônia de entrega do prêmio deveria ser um evento cultural, mas transformou-se em ato político. Em seu discurso, Nassar chamou o governo de golpista e ilegítimo, acusando-o “de violência contra a oposição democrática” que se manifesta pelas ruas. Meteu a boca, em Alexandre de Morais, no Ministério Público, e no STF, que amparam um governo de exceção. “Esses fatos configuram por extensão todo um governo opressor. Governo atrelado ao neoliberalismo com sua escandalosa concentração de riqueza”. O autor de “Lavoura Arcaica” continua arcaico em suas ideias. Discurso igual, ou melhor, do que um esquerdista dos anos 60. Mas ele levou o troco. O Ministro da Cultura, Roberto Freire, sugeriu que Raduan não deveria aceitar o prêmio de 100 mil euros, já que considera o governo ilegítimo. Aí virou zona com protestos da plateia, composta toda ela de esquerdistas radicais – não por acaso, a cultura brasileira está toda nas mãos dos esquerdoides. Por coerência se Nassar não considera esse governo legítimo não deveria ter comparecido e não aceitar o prêmio. É preciso acabar com a intolerância atual no país. Os dois lados se degladiam e quem toma é o povo.

Tá Lascado!
O ex governador do Rio, Sérgio Cabral já é réu 4 vezes. E foi denunciado pelo MPF por mais 184 crimes de lavagem de dinheiro. Cabralzão tá lascado. Assim vai superar Lula. Que raio de dinheiro é esse que aguenta tanta lavada sem esfarelar e desbotar. Junto com amigos, membros da quadrilha da propina, são 511 crimes de lavagem. Poderiam abrir uma rede de lavanderias a preços populares. “Lavanderia Cabral – Sua roupa sem igual”. Se Cabral for condenado pelas “n” lavagens com seus amigos, vai apodrecer na cadeia. Quer dizer, iria, estamos no Brasil, aqui ninguém fica preso por mais de 30 anos. E no caso cabralino, réu primário, bom comportamento, um sexto da pena, daqui um tempinho estará livre e solto. Leve, há dúvidas.

Não Falta Nada
Da. Coroquilda dava aula sobre o tema “Ninguém Tem Tudo”, ensinando os alunos a dar valor ao que se tem. Alineura diz – Professora, meu pai tem tudo: moto, Jaguar, casa, computadores…
– Tudo bem, mas ele tem barco? pergunta Da. Coroquilda.
– Barco ele não tem.
– Viu, não podemos ter tudo.
– Professora, diz Arthurmílio, meu pai tem uma casa de praia, uma lancha, uma Mercedez…
Ele tem avião?
– Não, não tem.
– Estão vendo, não dá pra ter tudo na vida.
Aí Joãozinho (sempre ele) conta que agora seu pai tem tudo.
– Será? diz Da. Coroquilda.
– Certeza!
Sábado passado minha irmã apresentou seu namorado ao meu pai. Cabelo loiro tingido, tatuado, de brinquinho, boné virado, cueca aparecendo o rego da bunda e vestindo a camisa do Corinthians. Meu pai disse: “Meu Deus! Era só o que me faltava!

Não era
Quando Eike Batista foi em cana, divulgou-se uma foto dele com a cabeça raspada. Depois, soube-se que não foi cabeça raspada, mas peruca arrancada. Eike é dono de um belo aeroporto de mosquito no seu topo. Como o movimento de “pousos e decolagens” era grande ele tratou de cobrir o aeroporto. Em 2010, começou a tomar providencias para acabar com a festa mosquitológica. Foi a uma clínica, em S. Paulo, e um especialista em coberturas de aeroportos cranianos usou o método de película plástica, cheia de microporos por onde sai a grama, digo, os fios de cabelo. Essa película é grudada no descampado e não precisa ser retirada para tomar banho ou nadar. Entretanto, uma vez por mês é preciso tira-la para lavar. O custo desta “cobertura” especial chega a 100 mil reais, manutenção inclusa. Agora Eike com vergonha de seu descampado sem peruca, não quer mais sair de onde se encontra.

Western Moderno
Assim é o filme “A Qualquer Custo”. Todos os elementos do tradicional western estão lá: cidadezinhas pacatas, ladrões de banco, tiros, correrias, xerife, rancho, paisagens áridas do Texas… A diferença é que sai de cena os cavalos, todos andam de carros. “A fita foi indicada merecidamente ao Oscar para melhor filme, ator coadjuvante (Jeff Bridges, o xerife) edição e roteiro. Dois irmãos, um deles pacato, Chris Pine, o outro ex presidiário e explosivo, Ben Foster, assaltam pequenos bancos. Eles querem conseguir dinheiro para pagar a hipoteca do rancho que era da mãe deles e transferi-lo para os filhos do irmão pacato. É aí que entra o xerife atrás dos criminosos. A história tem muito gás para proporcionar um bom espetáculo, com cenas de perseguição e ação. Procure ver a qualquer custo, que vale a pena. E com pipoca, melhor ainda.

Polêmico
A indicação de Alexandre Morais para o lugar do saudoso Teori não foi bem vista por muitos. Se escolhido, será o revisor da Lava-Jato, no plenário do STF. Ele é parça de Temer há mais de 20 anos e foi seu Ministro da Justiça, será imparcial caso tenha que decidir por alguma encrenca do amigão? Tem mais… Ele se envolveu em algumas polêmicas quando ministro por algumas atitudes, como no caso da rebelião dos presídios, em janeiro, e na antecipação de uma ação da Lava-Jato em Rib. Preto. No dia seguinte, Palocci que é de Ribeirão foi preso. Mas tem currículo bom, é acadêmico e o STF vai ganhar uma cabeça brilhante. Moraes promete encerar a careca todo dia e dar lustro.

Folia
Até alguns anos atrás, S. Paulo era a cidade certa para quem queria sossego no Carnaval. A exceção dos desfiles no Sambódromo, tudo o mais era tranquilidade. Mudou. Hoje existem 495 blocos de rua cadastrados na prefeitura para o Carnaval, fora os blocos “clandestinos”. Estima-se que 2,5 milhões de foliões vão invadir suas ruas e avenidas. Ruim para quem não gosta da farra, bom para quem fatura – em 2016 o Carnaval movimentou 400 milhões de reais. Espera-se bem mais esse ano.

Robotizando
Devagarinho… Devagarinho os robôs vêm substituindo o trabalho humano. De 2009 até 2015, quadruplicou seu uso, pulou de 60 mil unidades para 239 mil. A China está na frente da robotização. Os setores onde os robôs avançam é o automotivo e o eletrônico. Não adianta confederações, sindicatos espernearem, não tem volta, a robótica continuará crescendo. As estimativas sobre o impacto no trabalho, por enquanto, são feitas na bola de cristal. Um estudo de 2103 estimou a extinção de metade da mão de obra. Outro estudo, afirma que é exagero, apenas 10% das vagas serão extintas. Há um consenso, porém, as vagas para profissões pouco especializadas diminuirão. Crescerá a procura por técnicos especializados e profissionais espertos na interpretação de dados. Os recursos poupados em procedimentos antiquados serão canalizados para aumentar a produtividade. A molecada hoje que se prepare para os novos tempos. Eu é que não estarei aqui pra ver o fim da história.

Morreu
Al Jarreau. Nova dupla sertaneja Al & Jarreau? Não. Era cantor americano de Jazz. O jarro de Al Jarreau quebrou e ele se foi aos 76 anos, logo depois de anunciar sua aposentadoria dos palcos. Deu azar! Al Jarreau era um dos grandes do jazz, faturou sete Grammy com seu estilo cool. Ele se apresentou no Brasil em 2014 e em uma entrevista disse que começou em 1963 ouvindo música brasileira de Tom Jobim, Baden Powell, Sérgio Mendes, Milton, Ivan Lins… “Eles transformaram minha vida com essa música. Por isso é importante eu vir ao Brasil e tocar onde comecei a ser quem eu sou”. Durante a entrevista, simpático, falou várias vezes sobre “feijoada” e “favela”, cantarolou clássicos do jazz e fez muitos sons percussivos com a boca. Era um cara batuta, adorava música brasileira. Ele confirmou presença no Festival de Música de Trancoso, na Bahia, de 18 a 23 de março. Não deu tempo. Será bem recebido por Tom, Baden e outros mais de quem ele gostava. Tchau Al Jarreau. Vai com Deus!

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes