‘Ciranda de Histórias’ resgata cultura popular e incentiva leitura

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Cultura, deu início ao projeto Ciranda de Histórias, voltado aos alunos da rede municipal de ensino, mas também aberto às escolas das redes estadual e particular. A atividade integra o Programa de Oficinas Culturais e visa resgatar a cultura popular e incentivar as crianças à leitura.

A primeira apresentação do projeto foi realizada na semana passada, com alunos do 2º ano da escola municipal Dr. Armando Prandi, do Jardim Soto. De acordo com a Secretaria de Cultura, já existem escolas agendadas até o mês de junho. Entretanto, ainda há vagas para quem quiser participar nesse período.

“A ação consiste em sessões de contação de histórias que aproximam os participantes ao universo da leitura e escrita, ampliando o vocabulário e estimulando o imaginário. A contação também instiga a imaginação, criatividade e oralidade da criança”, afirma a diretora de Cultura, Cristiane Anovazzi.

O formato proposto pela iniciativa resgata a cultura popular, envolvendo diversos gêneros textuais como contos, fábulas, parlendas, adivinhas e cordel, além de agregar música, cantigas populares e encenações.

“A metodologia estimula de maneira lúdica habilidades e competências dos participantes. Um momento em que a diversão visa incitar as áreas cognitivas, emocionais, psicomotoras e sociais da criança”, explica a atriz e pedagoga Tati Miranda, arte-educadora responsável pelo projeto.

Serviço

O projeto Ciranda de Histórias é realizado às terças e quintas-feiras, das 8 às 9 horas, na Biblioteca Municipal Embaixador Macedo Soares. O agendamento deve ser feito pelas escolas interessadas pelo telefone (17) 3525-0911, com Valéria. Para horários especiais, será necessário verificar a disponibilidade da arte-educadora.

Fonte: Assessoria

Be the first to comment on "‘Ciranda de Histórias’ resgata cultura popular e incentiva leitura"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*