Café Minuto – Tubarão de volta

topo_flaviodesenzi1

O Fim

Ufa! Dilma chegou ao fim da linha. Já vai tarde, demorou demais! A história fará justiça a ela como a primeira “presidenta” do Brasil e o mais incompetente de todos os presidentes. Porém, o famoso jeitinho brasileiro tinha de estar presente. Armaram uma gambiarra e ela manteve seus direitos políticos. Até aqui quem era cassado perdia o mandato e automaticamente ficava inelegível por 8 anos. Sem essa de votação em separado. Senadores petistas, em conluio com Renan e Lewandowiski, vinham montando essa maracutaia há duas semanas. Na hora “H” as cartas já estavam marcadas. Abriu-se um precedente. Daqui em diante, provavelmente a votação para cassar um político terá duas votações separadas. Vamos ver o que vai acontecer com Eduardo Cunha que está na fila para ser cassado.

separador_flavio
Foi golpe?

 A polêmica de golpe também fará parte da história. Afinal, foi ou não foi golpe? Tudo depende de que lado se está nessa história. Para quem era contra Dilma, havia elementos para que ela fosse afastada e o impeachment seguiu conforme a Constituição. O próprio STF deu aval estabelecendo regras, esclarecendo dúvidas e a seção final foi presidida pelo presidente do STF, ainda de acordo com a Constituição. Mas para os dilmistas, mesmo assim foi golpe porque não houve crime de responsabilidade, não existiram pedaladas e foi eleita democraticamente. Essa será uma discussão sem fim. Só o tempo mostrará quem tinha razão.

separador_flavio
Não resolve

Para a mídia internacional se o impeachment ou a mudança de governo é legal ou não, pouco importa. O que interessa mesmo é que o processo todo mostra a falência do modelo político brasileiro. O Brasil talvez seja o único país no mundo onde o presidente tem de fazer acordos com inúmeros partidos políticos, muitos com pouco ou nenhuma representatividade e sem ideologia, para poder governar. Com isso abre a porta para a corrupção. Há excesso de partidos no país. É por isso que o Brasil não passa imagem de força política no exterior. Nossa imagem lá fora é de um país voltado ao turismo, a cultura e ao encontro de povos. Nas pesquisas é comum que nossas características leves sejam bem avaliadas. Os estrangeiros acham os brasileiros legais, simpáticos, alegres… Já características políticas e econômicas não são bem avaliadas. Pois é! O buraco é mais embaixo. É preciso reforma política urgente. Mas será que o Congresso aprovaria mudanças contra eles próprios?

separador_flavio
O Ciumento

 Bordonaldo levou sua mulher, Criselda, ao ginecologista para exames de rotina. Na hora dos exames o médico não permitiu ele entrar na sala. Ciumento como ele só, ficou se remoendo. Quando o exame acabou, assim que entraram no carro para voltar para casa, Bordonaldo bombardeou Criselda com perguntas.
– Ele apalpou seus seios?
– Sim, várias vezes e disse que não havia nódulos.
– E suas pernas? Ele tocou nelas?
– Claro! Ele passou a mão nelas bem devagar, viu que não tenho celulite e varizes.
Bordolino, vermelho de ciúmes.
– E sua borboletinha ele examinou?
– Com certeza e com muito cuidado.
– E dai?
– Daí que está tudo bem, o colo do útero não tem nada.
– E o bundão? O que ele disse?
– Olha, Bordonaldo, na verdade ele só falou de mim. De você não disse nada.

separador_flavio
Tubarão de volta

 Spielberg quando fez, em 1975, Tubarão, não esperava que fosse se tornar um clássico do suspense. Desculpem o trocadilho, mas “Águas Rasas” bebe da mesma água e consegue chegar perto. A trama enfoca também o ataque de um tubarão branco em surfistas numa praia deserta do México, em especial a um deles, uma garota que é obrigada a atitudes extremas para tentar salvar sua vida. O diretor, um espanhol, já fez bons filmes de suspense, como Sem Escalas, de 2014, e mais uma vez realiza um trabalho legal, com firmeza e talento. Ele se utiliza basicamente de uma atriz, uma única locação e a terrível ameaça, o enorme tubarão, trazendo tensão, suspense, aflição e medo. Não recomendo pipoca, perigo de se engasgar com as cenas de tensão.

separador_flavio
Esse tem!!!

Pelo quarto ano seguido, Jorge Paulo Lemann é o homem mais rico do Brasil. Enquanto a crise está aí ele continua ganhando dinheiro como água. Foi o que mais ganhou no ultimo ano, seu patrimônio cresceu 23,76%, passando de 83,7 bilhões de reais, em 2015, para 103,59 bilhões, em 2016. Um aumento de 19,89 bilhões, segundo a Revista Forbes Brasil. Ele ganhou 54 milhões por dia ou 2,26 milhões por hora em um ano. É a primeira vez que um brasileiro rompe a marca de 100 bilhões. Em dólar, sua fortuna é de 32 bilhões, aproximadamente, o que o coloca entre os 20 mais ricos do mundo. Lemann é sócio da 3G Capital Partners, dona da Budweiser, Burguer Kings e Heinz. No Brasil, tem participação na Ambev, que fabrica a nossa Brahma, Skol e Antarctica, entre outras e Lojas Americanas. Também é sócio da AB Imbev, o maior fabricante mundial de cerveja que há pouco comprou a SAB Miller, segundo maior, por mais de 100 bilhões de dólares. Importante: ele sempre ganhou dinheiro, sem “ajuda” de governo e sem participar de política. Dinheiro limpo!

separador_flavio
Faz tudo

Quando surgiu o celular a proposta era a comodidade de fazer e receber ligações de qualquer lugar. Hoje… O aparelhinho é melhor que Bom Bril, tem mais de 1001 utilidades e está substituindo várias coisas que os veteranos utilizavam. Quer ver? Entre os anos 70 e 90 viajei por boa parte do Brasil, de carro. Levava mapas, guias, câmera, agenda telefônica, lanterna e calculadora. No hotel avisava a portaria o horário para ser acordado. O celular substituiu todo esse monte de coisas, até o porteiro para te acordar. Com GPS leva até o local que a gente quer ir. Despertador, aquele trambolho que fica ao lado da cama e relógio de pulso, não é mais preciso. Basta acertar a hora e ele te acorda, e para ver as horas é só olhar para a tela. Todas essas tranqueiras vão se juntar a bússola, telefone fixo, gravador de voz e imagem, disc-man, MP3 e vídeo game para repousar num museu, cumpriram bem suas missões. Além disso, hoje é possível acessar o banco, cartão de crédito/débito, e internet através do celular, bem como imagens de documentos pessoais. Ah! Com tudo isso sobra lugar para fazer e receber chamadas.

separador_flavio
Bela Vista

É a visão que se tem de S. Paulo do alto do Mirante 9 de Julho, que fica acima da entrada do túnel da avenida de mesmo nome. O local sabe-se lá porque, ficou fechado por 60 anos. Até que um empresário da noite, bom de olho para o negócio, é dono de outras casas de sucesso, resolveu reformar o local. E que reforma! Com 400 metros quadrados de área, tem galeria de arte – apesar da proximidade do Masp, que está logo acima – bar, restaurante e música comandada por DJs. Não deu outra, o lugar fica lotado nos fins de semana e já está bombando tornando-se um dos points mais badalados de Sampa. O acesso é através de um escadão por onde circula e paquera o público mais jovem. Mas tem lugar também para os mais “rodados”, desde que cheguem mais cedo.

separador_flavio
O Pepino

O Brasil é dos campeões em burocracia, como sabemos. Mas a União Europeia se esforça para competir conosco, como no caso dos pepinos, uma joia da burocracia. O vegetal tem de estar de acordo com o Regulamento no. 1677/88 que “define que os pepinos do tipo I e tipo superior tem que ter curvatura de 10 milímetros para cada 10 centímetros de comprimento. Os do tipo II podem ter o dobro. Qualquer coisa fora desse padrão não é considerado pepino”. Podiam ter criado ao menos uma régua para medir pepino, facilitando a vida do agricultor. Tentaram regulamentar também as bananas estabelecendo “a curvatura delas em relação ao tamanho, definido pelo grau, isto é, a medida, em milímetros, da espessura de uma sessão transversal da fruta entre as faces laterais e o meio, perpendicularmente ao eixo longitudinal” Entendeu? Nem eles… Conversa de doido, né? Por isso voltaram atrás e deixaram a banana e os produtores em paz. Mas é preciso cuidado. Vai que inventam uma máquina de desentortar banana!

separador_flavio
A Paz

Muitas vezes o caminho para se chegar a paz interior é terminar aquilo que se começou a fazer. Então olhei ao meu redor e vi todas as coisas que tinha começado e não tinha terminado. Mãos a obra! Tratei de terminar meia garrafa de vodka que abri quando Verinha apareceu em casa, uma garrafa de vinho que ganhei no natal, uma garrafa de uísque que sobrou de uma noitada, seis latas de cerveja que estavam na geladeira há tempos, três pacotes de salgadinhos para acompanhar tudo e para encerrar uma caixa de bombons que ganhei da Dorinha. Vocês não têm ideia de como me senti bem!

separador_flavio

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes